Notícias

Secretário destaca talento dos estudantes em Seminário e Mostra de Tecnologias no CEU Rei Pelé

Evento contou com a presença do secretário municipal de Educação, e reúne estudantes, professores e formadores em dois dias de palestras, desafios de robótica e exposições de projetos

Publicado em: 06/11/2025 12h58 | Atualizado em: 06/11/2025

 

Fotografia do secretário municipal de Educação, Fernando Padula, agachado em uma roda conversando com estudantes durante o "12º Seminário e Mostra de Tecnologias".

O 12º Seminário e Mostra de Tecnologias – Ação promovendo Reflexão – Cidadania Digital” da Secretaria Municipal de Educação de São Paulo está em seu segundo dia e segue movimentando os participantes com uma programação intensa e inspiradora. O secretário municipal de Educação, Fernando Padula, acompanhou as atividades e destacou o envolvimento das escolas e a criatividade dos estudantes.

“Hoje realmente é um evento fantástico, mostrando o que as escolas realizam ao longo dos anos na educação digital, nos projetos, na cultura maker, reutilizando materiais e desenvolvendo robótica. É uma mostra do talento dos nossos estudantes, orientados com tanto empenho pelos professores. Todos estão de parabéns”, disse. 

Neste segundo dia do Seminário e Mostra de Tecnologias, estudantes, professores e formadores se reúnem para compartilhar experiências e refletir sobre o papel das tecnologias na educação. Durante a manhã, a palestra e a roda de conversa com o tema “Meninas que inspiram: da educação básica à universidade” abriram espaço para discutir a presença feminina nas áreas de ciências e tecnologias. Em seguida, os relatos de práticas mostraram como as escolas da Rede Municipal têm incorporado o uso de tecnologias de forma criativa e significativa.

Na parte da tarde, a programação inclui uma roda de conversa sobre “Tecnologias para a vida: humanidade x máquina”, propondo reflexões sobre o uso ético e consciente das novas ferramentas digitais. Os desafios de robótica com os kits Atto e Micro:bit reúnem estudantes em atividades práticas e colaborativas, enquanto mesas expositoras apresentam protótipos e projetos desenvolvidos ao longo do ano.

O evento também conta com produções ao vivo dos estúdios do Imprensa Jovem e do Aluno Monitor, que registram entrevistas, coberturas e experiências dos participantes.

Para a formadora Ariana Santana, do Núcleo de Tecnologias para Aprendizagem da SME, o seminário reafirma o potencial transformador da tecnologia na aprendizagem e tem sido um sucesso. “Esse ano temos um desafio novo, o BitLab, e enxergamos os estudantes muito engajados na construção das propostas com materiais alternativos. Além disso, a consolidação desse evento, que acontece desde 2015, nos permite ver as aprendizagens dos estudantes e o trabalho dos professores culminando aqui na Mostra e nos Desafios de Robótica.”

O seminário se consolida como um espaço de troca, experimentação e valorização do protagonismo estudantil, reforçando o compromisso da Rede Municipal com uma educação inovadora e conectada ao futuro.

Confira alguns momentos do evento: 

 

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

Fotografia de uma mulher negar ao centro em frente ao público do auditório, segurando o microfone. Ao fundo projetado no telão o texto “Protocolo para Prevenção e Enfrentamento ao Racismo e à Xenofobia na Educação”.
Professora exibe livro com fundo

Leituraço! Março Mulher mobiliza escolas municipais em ação de leitura dedicada às vozes femininas

Publicado em: 10/03/2026 11h42 - em Secretaria Municipal de Educação

Montagem com quatro fotos de atividades em sala de aula. Em diferentes momentos, estudantes aparecem reunidos em roda de conversa, assistindo a uma apresentação em telão e posando para foto com a professora, em um ambiente escolar

EMEF Francisco Rebolo realiza “Assembleia de Classe” para fortalecer a educação democrática

Publicado em: 09/03/2026 3h48 - em Diretoria Regional de Educação Butantã

Estudantes participam de uma atividade de vôlei inclusivo em uma quadra escolar. Entre eles, um aluno em cadeira de rodas integra a dinâmica do jogo junto aos colegas, que acompanham o movimento da bola

Projeto de vôlei inclusivo transforma a rotina escolar na EMEF Cleómenes Campos 

Publicado em: 09/03/2026 3h21 - em Diretoria Regional de Educação Ipiranga

Imagem composta por três fotografias lado a lado, relacionadas a serviços de estética e beleza.

CEU Azul da Cor do Mar recebe Congresso Às de Ouro para capacitação de mulheres

Publicado em: 06/03/2026 6h20 - em Diretoria Regional de Educação Itaquera

«1 2 3 1.631