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SME sedia Seminário de Educação Integral na Educação Infantil
Diálogo sobre conceitos e ações relacionadas à Educação Integral em Tempo Integral nas escolas de Educação Infantil da RME
Publicado em: 31/03/2016 15h35 | Atualizado em: 30/11/2020Ocorreu no dia 30 de março, no Auditório da Secretaria Municipal de Educação, o I Seminário de Educação Integral na Educação Infantil. O encontro proporcionou o diálogo sobre os conceitos, princípios e ações relacionadas à Educação Integral em Tempo Integral nas escolas de Educação Infantil da Rede Municipal de Ensino (RME).
Na abertura do evento, a Secretária Adjunta Municipal de Educação, Emilia Cipriano, falou sobre a vocação da Educação Infantil em pensar sobre os territórios dos saberes de forma integradora. “A educação infantil já possui a experiência de olhar a criança na sua totalidade, sem uma fragmentação. A nossa concepção já é interdisciplinar como ponto de partida e isso dá uma marca diferenciada. É claro que o reconhecimento disso só ocorre quando a gente dialoga com os nossos pares, olha para essa área e percebe os seus avanços”, observou Emilia.
O encontro contou com a participação da Professora Márcia Gobbi, da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo – FEUSP. Com a palestra “Desenhos e fotografias: a pesquisa com crianças e suas contribuições para a Educação Infantil”, Márcia apresentou parte da pesquisa realizada em unidades educacionais da RME na qual estuda a percepção do olhar das crianças pequenas para o território no qual estão inseridas na cidade, por meio da criação de desenhos e fotografias.
A diretora da Escola Municipal de Educação Infantil (EMEI) Dona Leopoldina, da Diretoria Regional de Educação (DRE) Pirituba, Márcia Covelo, apresentou a prática de sua unidade com educação integral. Citou as ações de incentivo ao diálogo e assembleias que envolvem as crianças e os adultos da sua unidade. Ela contou que o Projeto Político Pedagógico busca o reencantamento da infância em período integral, por meio de ações que são centradas na diversificação dos ambientes, experiências e no protagonismo dos alunos, que escolhem as atividades e os espaços educadores de interesse durante o período escolar.
A ex-coordenadora pedagógica da EMEI Gabriel Prestes (DRE Ipiranga), Naime Silva, apresentou a proposta pedagógica da unidade. Localizada na região central da cidade de São Paulo, a EMEI explora o território urbano como ambiente educador, incluindo além dos professores e funcionários da unidade, os familiares, coletivos de artistas e espaços públicos no processo de promoção da Educação Integral.
Acompanharam o Seminário e explanaram sobre a Educação Integral nas escolas de Educação Infantil, Ciça Carlini, Coordenadora dos CEUS e da Educação Integral (COCEU), Fátima Antônio, Coordenadora da Coordenadoria Pedagógica da SME (COPED) e Sonia Larrubia, Diretora da Divisão de Educação Infantil da SME.
“A questão da integralidade na educação integral já é um princípio da educação infantil há muito tempo, que é pensar numa educação mais ampla. E não é se fechar somente nos conteúdos ou conhecimentos, não é só ampliar o horário de atendimento, mas é pensar como o projeto pedagógico da unidade pensa na sua criança e na sua integralidade”, disse Larrubia.
A ação foi destinada a um representante da equipe gestora de cada Escola Municipal de Educação Infantil (EMEI) participantes do Programa “São Paulo Integral”, com turno de oito horas de funcionamento, além de Supervisores Escolares, membros das Equipes de SME, DREs e CEUs.
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