Notícias

Vencedoras do Prêmio Educação Além do Prato compartilham experiências

Evento “Missões Além do Prato” também abriu espaço para a realização de um balanço sobre o Prêmio

Publicado em: 04/07/2016 13h07 | Atualizado em: 30/11/2020

missoes_740_x_430.jpg

Na quinta, 3 de setembro, a Sala Olido foi o palco do evento “Missões Além do Prato”. A iniciativa teve o objetivo de compartilhar as experiências das professoras e merendeiras vencedoras do Prêmio Educação Além do Prato nas viagens de acompanhamento a missões do Centro de Excelência contra a Fome do Programa Mundial de Alimentos da Organização das Nações Unidas (PMA/ONU) em Dacar, no Senegal, e em Brasília.

Participaram do debate o Secretário Municipal de Educação, Gabriel Chalita, a diretora do Departamento de Alimentação Escolar (DAE), Erika Fischer, a professora Sonia Maria Maruso Ribeiro e a merendeira Maria Aparecida Gomes Martins, que atuam na EMEI Recanto Campo Belo – Profª Dirce Zilles G. Borges dos Santos (Diretoria Regional de Educação (DRE) Capela do Socorro), vencedoras do Prêmio Educação Além do Prato e que acompanharam a missão do PMA no Senegal, e a professora Marister Alves de Moraes, da Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) do CEU Alto Alegre (DRE São Mateus) e a diretora Rosana Gonzaga Dobre Batista, do Centro de Educação Infantil (CEI) Missionária Dorothy Stang (DRE Itaquera), que tiveram a oportunidade de ir à Brasília acompanhar uma visita da delegação do Camboja para conhecer o Programa de Alimentação Escolar Brasileiro, além das representantes do Centro de Excelência contra a Fome do Programa Mundial de Alimentos da ONU (PMA), Mariana Rocha e Sharon Freitas.

A diretora do DAE, Erika Fischer, apresentou um panorama sobre o desenvolvimento do Prêmio Educação Além do Prato, desde a sua concepção até o momento, destacando as melhorias pós-realização do prêmio que já podem ser notadas na Rede Municipal de Ensino, como o aumento de hortas escolares, o crescimento na aceitação de legumes e verduras, a redução de desperdício e uma maior inclusão do tema “alimentação” em sala de aula.

A representante do Centro de Excelência contra a Fome do PMA/ONU, Sharon Freitas, explicou a atuação do organismo no Brasil, ressaltou o fato do Programa de Alimentação Escolar do Brasil ser modelo de inspiração para outros países e contou sobre a realização das missões internacionais e como se dá o recebimento de delegações estrangeiras interessadas em conhecer a experiência brasileira na Alimentação Escolar.

O Secretário Municipal de Educação, Gabriel Chalita, elencou as ações realizadas pelo DAE em prol de uma alimentação cada vez mais saudável na Rede Municipal de Ensino (RME), como o crescimento das compras de diversos gêneros da Agricultura Familiar, o planejamento para a aquisição de orgânicos, a redução de açúcares e gorduras e o Programa Na Mesma Mesa, destacou a importância de se compartilhar as experiências nas missões realizadas pelos vencedores do Prêmio e parabenizou não só às vencedoras, como a todos os responsáveis pela qualidade da alimentação escolar na RME.

Na sequência, as vencedoras e segundas colocadas no Prêmio relataram as experiências com as missões do Centro de Excelência contra a Fome do Programa Mundial de Alimentos da Organização das Nações Unidas (PMA/ONU).

Imprensa Jovem – As equipes da Imprensa Jovem da Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Francisco Rebolo, EMEF Marili Dias, EMEF Florestan Fernandes e do CEU EMEF Alto Alegre estiveram presentes realizando a cobertura do evento.

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

Naapa
Fotografia de crianças em um ambiente escuro brincando com luzes, lanternas e objetos luminosos

CEI Parque Fernanda cria espaço na unidade para crianças terem Experiências com Luzes

Publicado em: 29/09/2022 3h25 - em Secretaria Municipal de Educação

CACS FUNDEB - Conselho de Acompanhamento e Controle Social do FUNDEB.

SME abre inscrições para compor conselho que vai fiscalizar uso da verba do Fundeb

Publicado em: 28/09/2022 5h06 - em Secretaria Municipal de Educação

Menina olha para tabuleiro de xadrez e movimenta uma peça com sua mão direita.

Cerca de 2 mil estudantes participam da Final Municipal de Xadrez Individual

Publicado em: 27/09/2022 4h50 - em Secretaria Municipal de Educação

Fotografia mostra as mãos com um punhado de terra próximas de um broto de árvore que está no centro da imagem. Ao fundo, raios de sol sol e folhas verdes desfocados.

SME abre inscrições para curso sobre sustentabilidade e consumo consciente

Publicado em: 27/09/2022 3h30 - em Secretaria Municipal de Educação

1 2 3 1.284