Notícias

Evento Missões Além do Prato

Ganhadoras do Prêmio Educação Além do Prato compartilham as experiências adquiridas ao acompanharem as missões do PMA

Publicado em: 04/07/2016 13h07 | Atualizado em: 30/11/2020

missoes_alem_do_prato_740_x_430_e.jpg

Na quinta, 3 de setembro, às 9h40, o Departamento de Alimentação Escolar (DAE) da Secretaria Municipal de Educação (SME) promove na Sala Olido, no centro de São Paulo, o evento “Missões Além do Prato”. A iniciativa tem o objetivo de compartilhar as experiências das professoras e merendeiras vencedoras do Prêmio Educação Além do Prato nas viagens de acompanhamento a missões do Centro de Excelência contra a Fome do Programa Mundial de Alimentos da ONU (PMA) em Dacar, no Senegal, e em Brasília. 

Participam do evento a professora Sonia Maria Maruso Ribeiro e a merendeira Maria Aparecida Gomes Martins, que atuam na EMEI Recanto Campo Belo – Profª Dirce Zilles G. Borges dos Santos (Diretoria Regional de Educação Capela do Socorro) e a coordenadora pedagógica Vivian Brandão Polli e a merendeira Claudia de Jesus Silva, que trabalham no CEI Conveniado Penha Bom Jesus (Diretoria Regional de Educação Penha), primeiras colocadas no Prêmio Educação Além do Prato e que viajaram para Dacar no mês de junho. Também compõem o debate a merendeira Herlandia Freire dos Santos e a professora Marister Alves de Moraes, da Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) do Centro Educacional Unificado (CEU) Alto Alegre, da Diretoria Regional de Educação (DRE) São Mateus, e a merendeira Maria de Fátima Araújo Brotas e a diretora Rosana Gonzaga Dobre Batista, do Centro de Educação Infantil (CEI) Missionária Dorothy Stang, da DRE Itaquera, segundas colocadas no Prêmio e que acompanharam a missão do PMA em Brasília no mês de agosto, além da diretora do DAE, Erika Fischer, e da representante do PMA, Mariana Rocha.

O evento é aberto a todos os interessados, limitado pela capacidade do local.

Missões Além do Prato
Data: 3 de setembro, quinta
Horário: 9h40 – 12h00
Local: Sala Olido – Avenida São João, 473 – Centro, SP

Sobre o Prêmio Educação Além do Prato – A Prefeitura de São Paulo, por meio do Departamento de Alimentação Escolar (DAE) da Secretaria Municipal de Educação, lançou em maio de 2014 o Prêmio “Educação Além do Prato”. Esta ação de política pública pretendeu fomentar estratégias integradas de incentivo ao consumo de frutas, legumes e verduras em conjunto com a valorização dos cozinheiros nas escolas, com o objetivo de ampliar os espaços para reflexão sobre alimentação na comunidade educacional, com a participação efetiva dos alunos.

Todas as escolas da rede puderam participar. Cada uma pôde inscrever um projeto relatando as ações de mobilização em torno do tema da alimentação e o processo de busca e seleção de uma receita – na categoria Prato Quente ou Prato Frio. As receitas inscritas poderão ser incluídas nos cardápios do Programa de Alimentação Escolar do município.

Foram inscritas 292 escolas (10,3% da Rede), com ampla representatividade dos perfis educacionais: 155 Centros de Educação Infantil (0-3 anos), 64 Escolas de Educação Infantil (4-5 anos), 64 Escolas de Ensino Fundamental (6-14 anos), 3 Centros de Educação e Cultura Indígena, 1 Escola de Educação Bilíngue para Surdos e 5 outros.

A premiação dos projetos vencedores do prêmio aconteceu em dezembro de 2014, em cerimônia realizada no Palácio das Convenções do Anhembi (Auditório Elis Regina). Os primeiros colocados tiveram direito a realizar uma viagem à Dacar, no Senegal, para acompanhar uma missão do PMA. Os segundos colocados também puderam acompanhar uma missão do PMA, realizada em Brasília e os terceiros colocados tiveram direito a uma experiência gastronômica no Restaurante Tordesilhas, na zona oeste da cidade. Todos os finalistas também participaram de workshops promovidos em parceria com a Faculdade de Saúde Pública (FSP-USP) e com o SENAC.

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

Ilustração de uma jovem negra que é personagem da Revista Jovenilda e sua turma
fotos dos itens que compõe o uniforme das escolas da prefeitura de São Paulo
Fachada de uma Escola Tecnica Estadual - Etec

Aluno da EMEF Coelho Neto conquista primeiro lugar em curso da ETEC São Mateus

Publicado em: 27/01/2023 11h06 - em Secretaria Municipal de Educação

Foto de crianças da Emebs Lucie Bray fazendo pintura em plástico transparente. Uma professora os auxilia
fotografia de auditório com aReunião De Planejamento

SME promove Organização Pedagógica de 2023

Publicado em: 24/01/2023 5h08 - em Secretaria Municipal de Educação

1 2 3 1.310