Notícias

Evento Missões Além do Prato

Ganhadoras do Prêmio Educação Além do Prato compartilham as experiências adquiridas ao acompanharem as missões do PMA

Publicado em: 04/07/2016 13h07 | Atualizado em: 30/11/2020

missoes_alem_do_prato_740_x_430_e.jpg

Na quinta, 3 de setembro, às 9h40, o Departamento de Alimentação Escolar (DAE) da Secretaria Municipal de Educação (SME) promove na Sala Olido, no centro de São Paulo, o evento “Missões Além do Prato”. A iniciativa tem o objetivo de compartilhar as experiências das professoras e merendeiras vencedoras do Prêmio Educação Além do Prato nas viagens de acompanhamento a missões do Centro de Excelência contra a Fome do Programa Mundial de Alimentos da ONU (PMA) em Dacar, no Senegal, e em Brasília. 

Participam do evento a professora Sonia Maria Maruso Ribeiro e a merendeira Maria Aparecida Gomes Martins, que atuam na EMEI Recanto Campo Belo – Profª Dirce Zilles G. Borges dos Santos (Diretoria Regional de Educação Capela do Socorro) e a coordenadora pedagógica Vivian Brandão Polli e a merendeira Claudia de Jesus Silva, que trabalham no CEI Conveniado Penha Bom Jesus (Diretoria Regional de Educação Penha), primeiras colocadas no Prêmio Educação Além do Prato e que viajaram para Dacar no mês de junho. Também compõem o debate a merendeira Herlandia Freire dos Santos e a professora Marister Alves de Moraes, da Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) do Centro Educacional Unificado (CEU) Alto Alegre, da Diretoria Regional de Educação (DRE) São Mateus, e a merendeira Maria de Fátima Araújo Brotas e a diretora Rosana Gonzaga Dobre Batista, do Centro de Educação Infantil (CEI) Missionária Dorothy Stang, da DRE Itaquera, segundas colocadas no Prêmio e que acompanharam a missão do PMA em Brasília no mês de agosto, além da diretora do DAE, Erika Fischer, e da representante do PMA, Mariana Rocha.

O evento é aberto a todos os interessados, limitado pela capacidade do local.

Missões Além do Prato
Data: 3 de setembro, quinta
Horário: 9h40 – 12h00
Local: Sala Olido – Avenida São João, 473 – Centro, SP

Sobre o Prêmio Educação Além do Prato – A Prefeitura de São Paulo, por meio do Departamento de Alimentação Escolar (DAE) da Secretaria Municipal de Educação, lançou em maio de 2014 o Prêmio “Educação Além do Prato”. Esta ação de política pública pretendeu fomentar estratégias integradas de incentivo ao consumo de frutas, legumes e verduras em conjunto com a valorização dos cozinheiros nas escolas, com o objetivo de ampliar os espaços para reflexão sobre alimentação na comunidade educacional, com a participação efetiva dos alunos.

Todas as escolas da rede puderam participar. Cada uma pôde inscrever um projeto relatando as ações de mobilização em torno do tema da alimentação e o processo de busca e seleção de uma receita – na categoria Prato Quente ou Prato Frio. As receitas inscritas poderão ser incluídas nos cardápios do Programa de Alimentação Escolar do município.

Foram inscritas 292 escolas (10,3% da Rede), com ampla representatividade dos perfis educacionais: 155 Centros de Educação Infantil (0-3 anos), 64 Escolas de Educação Infantil (4-5 anos), 64 Escolas de Ensino Fundamental (6-14 anos), 3 Centros de Educação e Cultura Indígena, 1 Escola de Educação Bilíngue para Surdos e 5 outros.

A premiação dos projetos vencedores do prêmio aconteceu em dezembro de 2014, em cerimônia realizada no Palácio das Convenções do Anhembi (Auditório Elis Regina). Os primeiros colocados tiveram direito a realizar uma viagem à Dacar, no Senegal, para acompanhar uma missão do PMA. Os segundos colocados também puderam acompanhar uma missão do PMA, realizada em Brasília e os terceiros colocados tiveram direito a uma experiência gastronômica no Restaurante Tordesilhas, na zona oeste da cidade. Todos os finalistas também participaram de workshops promovidos em parceria com a Faculdade de Saúde Pública (FSP-USP) e com o SENAC.

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

Fotografia mostra a visão aérea do CEMEI Professor Dalmo De Abreu Dallari.
Estante de livros.

SME divulga nome dos autores selecionados para Antologia de Contos e Antologia Poética 

Publicado em: 28/02/2024 1h32 - em Secretaria Municipal de Educação

Fotografia de grupo de jovens em participação de uma reunião

SME incentiva que estudantes, familiares e profissionais façam parte das instâncias de participação

Publicado em: 27/02/2024 12h36 - em Secretaria Municipal de Educação

Fotografia de cinco estudantes com a camiseta laranja do Imprensa Jovem. Três estudantes estão sentados em bancos altos em frente a uma estante de livros e a menina que está no meio segura um microfone e um celular. Todos olham para o celular. Em primeiro plano, de costas para o ângulo da fotografia, um menino manuseia o tripé em que está a câmera e o celular, atrás de sua camiseta laranja está escrito em preto Imprensa Jovem. Em frente a ele, e também de costas para o ângulo da foto, há mais uma estudante.
Design Sem Nome (1)

DRE Guaianases promove reunião de organização

Publicado em: 22/02/2024 4h37 - em Diretoria Regional de Educação Guaianases

1 2 3 1.427