Notícias
SME oferece 250 vagas para curso Projeto Portas Abertas: Português para Imigrantes
A formação será on-line e acontecerá entre os dias 25 de abril e 30 de maio; inscrições são feitas mediante manifestação de interesse em dar aulas no Projeto Abertas
Publicado em: 14/04/2023 16h37 | Atualizado em: 18/04/2023
A Secretaria Municipal de Educação de São Paulo realiza o curso “Projeto Portas Abertas: Português para Imigrantes” para formar educadores da Rede Municipal para docência de Língua Portuguesa aos migrantes que vivem em São Paulo. Serão oferecidas 250 vagas distribuídas em 5 turmas e as atividades acontecem de 25 de abril a 30 de maio.
Podem participar Professores de Educação Infantil, Professores de Educação Infantil e Ensino Fundamental I e Professor de Ensino Fundamental II e Médio. A formação possui carga horária total de 20 horas, sendo 12 horas à distância, 8 horas de atividades síncronas e 2 horas presenciais.
As inscrições serão automáticas, mediante indicação das Divisões Pedagógicas (DIPEDs), das Diretorias Regionais de Educação. Os interessados que manifestarem, previamente, interesse em ministrar o Projeto Portas Abertas: Português para Imigrantes serão selecionados mediante contato com as DIPEDs.
Alguns dos objetivos são compreender procedimentos metodológicos do ensino de língua portuguesa para imigrantes, contribuir para o fortalecimento da cidadania e acesso aos serviços públicos, bem como inserção na cultura brasileira, trocar experiências de vivências cotidianas nos diversos contextos educacionais na cidade de São Paulo; entre outros.
Confira o cronograma:
1º Encontro Síncrono – 25/04 19 às 21h | 27/04 9 às 11h
– Apresentação do Projeto Portas Abertas: Português para Imigrantes e do CRAI (Centro de Referência e Atendimento para Imigrantes):
– Relações culturais, fluxos migratórios.
– Panorama da migração no mundo e no Brasil.
– Política migratória nacional em São Paulo.
2º Encontro Síncrono – 02/05 19 às 21h | 04/05 às 11h
Apresentação da Coordenação de Políticas para Imigrantes e Promoção do Trabalho Decente – Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania (CPMig – SMDHC).
– Serviços públicos disponíveis aos imigrantes da Cidade de São Paulo;
– Políticas da cidade de São Paulo; mecanismos de participação.
3º Encontro Síncrono – 09/05 19 às 21h | 11/05 às 11h
Apresentação sobre o ensino de português como língua de acolhimento para migrantes.
4º Encontro Presencial – 15 a 19/05
Práticas pedagógicas do “Portas Abertas” na Rede Municipal de Ensino. Apresentação de professores/as que já atuam no projeto nos territórios.
Notícias Mais Recentes
Diretoria Regional de Educação Itaquera
EMEF Antônio Duarte de Almeida realiza Seminário Antirracista no CEU Azul da Cor do Mar
Secretaria Municipal de Educação
Celebração marca os 90 anos da Educação Infantil na Rede Municipal e os 100 anos da Biblioteca Mário de Andrade
Secretaria Municipal de Educação
SME e SMRI assinam parceria para a internacionalização da educação paulistana
Diretoria Regional de Educação Ipiranga
CIEJA Cambuci Paulo Emílio Vanzolini promove Dia do Desafio com práticas esportivas
Bom de Prova
Prova SAEB: escolas da Rede Municipal podem reagendar a avaliação até segunda-feira
Secretaria Municipal de Educação
SME divulga os finalistas do Prêmio Educador em Destaque
Relacionadas
 
			
			Aula inaugural dos cursos da UFF/UAB
Publicado em: 29/10/2014 1h24 - em CEU e COCEU
 
			
			Aperfeiçoamentos em Educação em Direitos Humanos
Publicado em: 27/10/2014 11h34 - em CEU e COCEU
 
			
			Aula inaugural das especializações oferecidas pela UFF/UAB
Publicado em: 03/10/2014 1h28 - em Secretaria Municipal de Educação
 
			
			Convocação de candidatos para tutoria presencial – IFTM/UAB
Publicado em: 03/10/2014 1h01 - em Secretaria Municipal de Educação
 
			
			Especialização em Gênero e Diversidade na Escola – UFPR/UAB
Publicado em: 23/09/2014 8h56 - em CEU e COCEU
 
                                                                                                             
                                                                                                             
                                                                                                             
                                                                                                             
                                                                                                             
                                                                                                             
                                                                                                            