Notícias

NAAPAs são implantados na Rede Municipal de Ensino

As 13 DREs deverão compor as equipes para apoiar as escolas no trabalho com alunos que tenham dificuldades de escolarização.

Publicado em: 09/10/2015 16h12 | Atualizado em: 04/05/2021
naapas_740_x_430.jpg

Foi publicada nesta terça-feira, 25 de novembro, a Portaria nº 6.566 que dispõe sobre a implantação dos Núcleos de Apoio e Acompanhamento para Aprendizagem (NAAPA), criados pelo Decreto 55.309, de janeiro deste ano, que regulamentou a Lei 15.960. Com a publicação da Portaria, as 13 Diretorias Regionais de Educação (DREs) já poderão compor as equipes que apoiarão professores e gestores no trabalho com alunos que apresentem dificuldades no processo de escolarização.

O NAAPA será composto por uma equipe multidisciplinar constituída, inicialmente, por um coordenador, dois psicopedagogos, dois psicólogos, um fonoaudiólogo, um assistente social e um Auxiliar Técnico de Educação (ATE). O assistente, o fono e um dos psicólogos já atuam nas DREs e serão mantidos. Os demais serão designados pelas DREs dentre os integrantes da carreira do Magistério e do Quadro dos Profissionais da Educação.

Caberá às Diretorias também designar mais profissionais para as funções de psicopedagogo e psicólogo, desde que justificada a necessidade.

O atendimento das equipes do NAAPA será pedagógico e não terapêutico. Dependendo do caso, o aluno poderá ser encaminhado para os serviços da rede de proteção, composta pela Assistência Social, Saúde e Direitos Humanos.

Entre as atribuições do NAAPA estão: realizar o atendimento itinerante, de acordo com as necessidades das escolas; identificar dificuldades da equipe escolar em relação aos alunos; orientar as escolas e as famílias ou responsáveis a fim de contribuir com o processo educacional; orientar a equipe escolar na construção e implantação de ações para a mediação de conflitos; entre outras.

Confira a Portaria nº 6.566 na íntegra.

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

Um grupo de pessoas em uma arquibancada com os braços levantados.

Imprensa Jovem acompanha treino de Fórmula E

Publicado em: 18/03/2024 6h24 - em Educomunicação

Dengue Demonstração Fumacê

Escolas da Rede Municipal de Ensino realizam ações de combate ao mosquito da dengue e outras doenças

Publicado em: 18/03/2024 6h22 - em Secretaria Municipal de Educação

Fotografia mostra pessoas tomando banho de piscina.

CEUs oferecem piscinas para a população da capital de SP

Publicado em: 16/03/2024 9h00 - em Secretaria Municipal de Educação

imagem com ilustração de diversos rostos de perfil, cada um deles possui características físicas diferentes - Formação para professores Portas Abertas
Fotografia mostra vinte e duas pessoas posando para foto em formato selfie.

EMEF Sebastião Francisco cria coletivo para discutir pautas do universo feminino

Publicado em: 15/03/2024 4h02 - em Secretaria Municipal de Educação

1 2 3 1.431