Notícias

NAAPAs são implantados na Rede Municipal de Ensino

As 13 DREs deverão compor as equipes para apoiar as escolas no trabalho com alunos que tenham dificuldades de escolarização.

Publicado em: 09/10/2015 16h12 | Atualizado em: 04/05/2021
naapas_740_x_430.jpg

Foi publicada nesta terça-feira, 25 de novembro, a Portaria nº 6.566 que dispõe sobre a implantação dos Núcleos de Apoio e Acompanhamento para Aprendizagem (NAAPA), criados pelo Decreto 55.309, de janeiro deste ano, que regulamentou a Lei 15.960. Com a publicação da Portaria, as 13 Diretorias Regionais de Educação (DREs) já poderão compor as equipes que apoiarão professores e gestores no trabalho com alunos que apresentem dificuldades no processo de escolarização.

O NAAPA será composto por uma equipe multidisciplinar constituída, inicialmente, por um coordenador, dois psicopedagogos, dois psicólogos, um fonoaudiólogo, um assistente social e um Auxiliar Técnico de Educação (ATE). O assistente, o fono e um dos psicólogos já atuam nas DREs e serão mantidos. Os demais serão designados pelas DREs dentre os integrantes da carreira do Magistério e do Quadro dos Profissionais da Educação.

Caberá às Diretorias também designar mais profissionais para as funções de psicopedagogo e psicólogo, desde que justificada a necessidade.

O atendimento das equipes do NAAPA será pedagógico e não terapêutico. Dependendo do caso, o aluno poderá ser encaminhado para os serviços da rede de proteção, composta pela Assistência Social, Saúde e Direitos Humanos.

Entre as atribuições do NAAPA estão: realizar o atendimento itinerante, de acordo com as necessidades das escolas; identificar dificuldades da equipe escolar em relação aos alunos; orientar as escolas e as famílias ou responsáveis a fim de contribuir com o processo educacional; orientar a equipe escolar na construção e implantação de ações para a mediação de conflitos; entre outras.

Confira a Portaria nº 6.566 na íntegra.

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

Foto de mãe amamentando seu bebê. Ela está sentada em uma almofada vermelha e amarela

SME abre inscrições para campanha CEI Amigo do Peito 2022

Publicado em: 16/05/2022 8h34 - em Secretaria Municipal de Educação

Fotografia de Gravação De Vídeo Em Libras (1)

SME e TV Cultura produzem 3.330 vídeos inéditos em Libras com ajuda de instrutores surdos

Publicado em: 13/05/2022 4h14 - em Secretaria Municipal de Educação

Visita Ao Theatro Muinicipal 02
Fotografia mostra seis pessoas em pé e uma sentada. A pessoa sentada é uma mulher, veste camiseta preta e está com os braços cruzados sobre a mesa. Ao seu lado esquerdo, há uma repórter, ela veste a camisa laranja da

Estudantes surdos produzem reportagens em vídeo em Libras pelo Imprensa Jovem no CIEJA Perus I

Publicado em: 13/05/2022 12h03 - em Diretoria Regional de Educação Pirituba

foto de uma sala com bebês, o chão é forrado com placas coloridas de emborrachado e alguns almofadões. Alguns bebês olham para a câmera. Ao fundo, Duas mulheres interagindo com eles

SME faz nova convocação de aprovados em concurso em diversos cargos

Publicado em: 13/05/2022 10h25 - em Secretaria Municipal de Educação

1 2 3 1.236