Notícias

SME lança os Núcleos de Apoio e Acompanhamento para a Aprendizagem (NAAPAs)

Equipes multidisciplinares, com psicopedagogos, psicólogos, fonoaudiólogo e assistente social, apoiarão escolas

Publicado em: 09/10/2015 16h12 | Atualizado em: 04/05/2021

naapas_740_x_430.jpg

Os Núcleos de Apoio e Acompanhamento para Aprendizagem (NAAPAs) serão lançados nesta quarta-feira, 10, no CEU Meninos, às 13h. Os Núcleos, criados pelo Decreto 55.309 de janeiro deste ano, terão uma equipe multidisciplinar. As 13 Diretorias Regionais de Educação (DREs) já estão compondo essas equipes, que apoiarão professores e gestores, a partir do ano letivo de 2015, no trabalho com alunos que apresentem dificuldades no processo de escolarização.

A equipe terá um coordenador, dois psicopedagogos, dois psicólogos, um fonoaudiólogo, um assistente social e um Auxiliar Técnico de Educação (ATE). O assistente, o fono e um dos psicólogos já atuam nas DREs e serão mantidos. Os demais serão designados pelas DREs dentre os integrantes da carreira do Magistério e do Quadro dos Profissionais da Educação.

O atendimento das equipes do NAAPA será pedagógico e não terapêutico. Dependendo do caso, o aluno poderá ser encaminhado para os serviços da rede de proteção, composta pela Assistência Social, Saúde e Direitos Humanos.

Entre as atribuições do NAAPA estão: realizar o atendimento itinerante, de acordo com as necessidades das escolas; identificar dificuldades da equipe escolar em relação aos alunos; orientar as escolas e as famílias ou responsáveis a fim de contribuir com o processo educacional; orientar a equipe escolar na construção e implantação de ações para a mediação de conflitos; entre outras.

Serviço
Cerimônia de lançamento dos Núcleos de Apoio para a Aprendizagem (NAAPAs)
Quando: Quarta-feira, 10 de dezembro, às 13h
Local: CEU Meninos, Rua Barbinos, 111, São João Clímaco

Notícias Mais Recentes

1 2 3 1.449