Notícias

EMEF Philó Gonçalves dos Santos tem projeto vencedor do Prêmio Professor Porvir 2025

Professor Danilo Daniel dos Santos foi premiado com o projeto “Pequenos Guardiões”, com tema voltado ao racismo ambiental, realizado com estudantes do 4º Ano do Ensino Fundamental

Publicado em: 03/07/2025 16h00 | Atualizado em: 04/07/2025
Projeto Da Emef Philó Gonçalves é Destaque No Prêmio Porvir

No evento “Festival Encontro com o Porvir”, a EMEF Philó Gonçalves dos Santos, da DRE Pirituba/Jaraguá, teve o projeto premiado na cerimônia de entrega da 2ª edição do Prêmio Professor Porvir 2025. A iniciativa, intitulada “Pequenos Guardiões”, foi desenvolvida pelo professor Danilo Daniel dos Santos e aborda questões relacionadas ao racismo ambiental.

O evento reuniu educadores de diversas regiões do país, promoveu oficinas e rodas de conversa, e destacou projetos que demonstram forte conexão com a realidade dos territórios e com o protagonismo dos estudantes, transformando a sala de aula em um ambiente que constrói histórias de sucesso. 

O trabalho do professor Danilo Daniel foi premiado na categoria Anos Iniciais, desenvolvido com estudantes do 4º ano do Ensino Fundamental. A iniciativa de educação antirracista se destacou por fortalecer a conexão dos alunos com a história do território e com as questões ambientais da comunidade local.

Para incentivar ainda mais a divulgação de projetos como este, a 3ª edição do Prêmio Professor Porvir já está com inscrições abertas. Saiba mais clicando aqui. 

Conheça mais sobre os projetos desenvolvidos na EMEF Philó Gonçalves dos Santos

Prêmio Porvir

O Prêmio Professor Porvir reconhece práticas educacionais inovadoras em todo o Brasil, destacando iniciativas que promovem inclusão, sustentabilidade e tecnologia nas escolas públicas. A 2ª Edição do Prêmio recebeu um total de 951 inscrições de todos os estados do Brasil.

Foram selecionados 30 finalistas para concorrer em diferentes categorias como por etapas de ensino, categorias especiais e votação popular. Três professores da Rede Municipal de São Paulo chegaram à fase final, entre os 30 melhores projetos do país.

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

Fotografia ilustrativa de um espaço preparado para atividades culturais voltadas à primeira infância. No centro do ambiente há um tapete circular colorido, cercado por instrumentos de musicalização, como tambor e baquetas, além de materiais circenses, incluindo claves de malabarismo, bambolês, pratos de equilíbrio, tecidos coloridos e um balde decorado com estrelas. Ao fundo, destaca-se uma pequena tenda de circo nas cores vermelha, amarela e azul, além de colchonetes, estruturas de psicomotricidade e brinquedos distribuídos pelo espaço. A sala é ampla, iluminada por grandes janelas, e representa um ambiente lúdico destinado a experiências de teatro, musicalização, circo e desenvolvimento infantil.

Semana Municipal da Primeira Infância leva atrações culturais aos CEUs 

Publicado em: 07/08/2026 5h30 - em Secretaria Municipal de Educação

Estudantes seguram bandeiras durante cerimônia esportiva em ginásio.

Olimpíadas Estudantis 2026 reúnem mais de 220 mil participações na maior edição da história

Publicado em: 07/08/2026 4h15 - em Secretaria Municipal de Educação

Tamanho Site (35)

Participantes de Ju-Jitsu do CEU Vila Rubi representam o Brasil no Pan-Americano

Publicado em: 07/08/2026 1h58 - em Diretoria Regional de Educação Capela do Socorro

Imagem mostra um estudante da Rede Municipal de Ensino ajoelhado em uma horta, realizando o manejo de uma plantação de couve. A imagem destaca apenas o tronco, os braços e as mãos da estudante, sem exibir o rosto. Vestindo uniforme escolar nas cores branca e azul-marinho, a estudante toca cuidadosamente a terra ao redor das plantas. Ao fundo, outras hortaliças aparecem desfocadas, reforçando o ambiente de cultivo. A cena representa atividades de educação ambiental, agricultura urbana e aprendizagem prática relacionadas ao cuidado com a natureza e à alimentação saudável.

Rolê Agroecológico terá nova edição na Rede Municipal 

Publicado em: 07/08/2026 10h00 - em Secretaria Municipal de Educação

Fotografia da fachado do Centro de Educação Infantil Heloisa Luck.

Região oeste de SP ganha duas novas unidades educacionais para ampliar o atendimento na Educação Infantil

Publicado em: 06/08/2026 4h49 - em Diretoria Regional de Educação Pirituba

«1 2 3 1.685