Notícias

SME disponibiliza material do projeto “Respeitar é Preciso”

Produções servem de subsídio para o trabalho com Educação em Direitos Humanos nas unidades da Rede Municipal

Publicado em: 08/08/2017 17h54 | Atualizado em: 30/11/2020
respeitar_e_preciso_740_x_430.jpg

Com o objetivo de contribuir para a disseminação da cultura de Educação em Direitos Humanos em escolas de Educação Infantil e Ensino Fundamental da Rede Municipal de São Paulo, a Secretaria Municipal de Educação da cidade de São Paulo (SME) firmou parceria com a Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania (SMDHC) e um convênio com o Instituto Vladimir Herzog para a realização do Projeto “Respeitar é Preciso”.

A segunda edição do material do Projeto Respeitar é Preciso é fruto da realização do projeto nas unidades da SME durante o ano de 2015 e contribuições dos diversos núcleos da Coordenadoria Pedagógica da SME e das diferentes coordenações da SMDHC.

A publicação é composta por cinco cadernos que se complementam. O caderno “Respeito na Escola: Orientações Gerais” é composto de três partes. Demominada “Sobre o Projeto Respeitar é Preciso!”, a primeira parte contém uma apresentação detalhada do Projeto, seus objetivos, como organizar e encaminhar as ações em cada escola; a segunda parte “Uma escola respeitosa para todos”, propõe que os adultos educadores realizem uma sequência de atividades pensada para sensibilizar e para promover a reflexão sobre DH e EDH e, por fim, na terceira parte, “EDH para todas as idades”, há textos e atividades para dar suporte ao trabalho de EDH com os alunos na Educação Infantil e no Ensino Fundamental.

Nos demais cadernos serão abordados quatro temas importantes, Respeito e Humilhação, Diversidade e Discriminação, Democracia na Escola e Sujeitos de Direito, além de orientações de atividades para subsidiar a Educação em Direitos Humanos (EDH) nas escolas.

Portal Respeitar é Preciso – Clique aqui para acessar a área direcionada aos Educadores da Rede Municipal de Ensino.

Acesse e faça download do material nos links abaixo:

Cadernos: 

Orientações Gerais

Respeito e Humilhação

Diversidade e Discriminação

Democracia na Escola

Sujeitos de Direitos


Capas:

Orientações Gerais

Demais Capas

Capa Box

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

Mais uma etapa na construção do documento orientador dos NAAPAs

Mais uma etapa na construção do documento orientador dos NAAPAs

Publicado em: 28/03/2016 3h45 - em Ensino Fundamental e Médio

Curso Gestão e Construção de uma Cultura Educacional Inclusiva

Gestão e Construção de uma Cultura Educacional Inclusiva

Publicado em: 28/03/2016 3h24 - em Diretoria Regional de Educação Campo Limpo

Currículo Integrador e Gestão Pedagógica na Educação Infantil e no Ciclo de Alfabetização

Currículo Integrador e Gestão Pedagógica na Educação Infantil e no Ciclo de Alfabetização

Publicado em: 28/03/2016 3h23 - em Diretoria Regional de Educação São Miguel

Equipe da CODAE participa do primeiro encontro do curso “Novas Reflexões: do campo à mesa”
Plateia SME - edição de 23 de março

Plateia SME – edição de 23 de março

Publicado em: 28/03/2016 11h14 - em CEU e COCEU

1 1.330 1.331 1.332 1.333 1.334 1.488