Notícias

SME encerra a série Diálogos com a Rede na DRE São Miguel

Evento foi o último da série que levou as devolutivas sobre as ações da SME aos educadores, alunos e seus familiares.

Publicado em: 26/07/2016 18h24 | Atualizado em: 04/05/2021
encerra_a_serie_dialogos_com_a_rede_ede_na_dre_sm.jpg

Ocorreu no Centro Educacional Unificado (CEU) Vila Curuçá, na quarta, 3 de dezembro, o encontro Diálogos com a Rede na Diretoria Regional de Educação (DRE) São Miguel. O evento foi o último da série de diálogos que levou devolutivas sobre as ações da Secretaria Municipal de Educação aos educadores, alunos e seus familiares.

A abertura do evento contou com a participação dos alunos Gustavo Gomes e Matheo Ângelo, ambos participantes do Projeto Sarau e Clubinho Poético do CEU Vila Curuçá. Os garotos recitaram poesias autorais e entregaram ao Secretário Municipal de Educação, Gabriel Chalita, um exemplar dos livros que produziram.

Confira o garoto Gustavo recitando uma poesia. Clique aqui.

Além do Secretário Chalita, estiveram presentes na mesa de escuta a Secretária Ajunta Municipal de Educação, Emilia Cipriano, a Diretora de Orientação Técnica da SME, Joane Vilela, e o Diretor Regional de Educação da DRE São Miguel, Manoel Romão.

A Secretária Adjunta, Emília Cipriano falou ao público sobre as ações da Rede Municipal de Ensino (RME). Entre os pontos citados estavam as ações implantadas nesta gestão que reverberam os anseios apontados pela Rede na primeira fase do Diálogos da Rede, ocorrida no primeiro semestre de 2015. São eles: a implantação dos Indicadores de Qualidade para a Educação Infantil Paulistana, os Seminários de Integração do Currículo Articulador, a construção do material para os Ciclos Interdisciplinar e Autoral, Revitalização do EJA, o Núcleo de Apoio e Acompanhamento Para a Aprendizagem, o Canta São Paulo, o Programa Na Mesma Mesa e o Programa São Paulo Integral.

Após a fala da Secretária Adjunta, o público foi convidado a se manifestar com perguntas e apontamentos para a equipe da SME.

“Não há um projeto educacional que nós estamos impondo para a rede municipal. Tudo é construído coletivamente. Quando a gente passa por toda a rede e ouve professores, supervisores, diretores, coordenadores, pais, alunos e funcionários, os educadores de uma forma geral, a gente não ouve como a um teatro. A gente leva a sério cada coisa que é colocada. Nós nos reunimos depois e debatemos para tentar resolver os problemas que vocês colocaram e, comparando as falas de vocês com as do outro semestre, percebemos que muita coisa já melhorou”, disse o Secretário Chalita.

No fechamento do evento, os alunos participantes do coral da Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Fernando de Azevedo fizeram uma apresentação musical. O projeto é coordenado pela Professora Elaine Jacó dos Santos.e faz parte do Programa Mais Educação. No repertório estavam as musicas “Trem das Onze”, de Adoniram Barbosa e Xote das Meninas, de Luiz Gonzaga.

Assista trechos da apresentação do coral:
Trecho 1
Trecho 2
Concorrendo com outras unidades da Rede, os alunos deste coral foram premiados, em novembro, com o 1º lugar no Festival Municipal de Música de São Paulo.

Participação da Imprensa Jovem – O Diálogos com a Rede na DRE São Miguel contou com a participação de equipes de Imprensa Jovem das EMEFs Sud Mennucci, Doutor João Augusto Breves e Padre Enildo Amaral Júnior. Durante o evento os alunos participaram com perguntas e realizaram entrevistas com os participantes da mesa.

Diálogos com a Rede – Devolutivas – A iniciativa ocorreu entre os meses de outubro e dezembro e levou a devolutiva das ações realizadas pela SME após as visitas do Secretário e equipe às 13 Diretorias Regionais de Educação, no primeiro semestre de 2015. O objetivo é ampliar o diálogo entre os diferentes participantes do processo educativo e promover a construção das políticas públicas de Educação numa gestão democrática e participativa.

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

Imagem mostra, em primeiro plano, uma criança se alimentando. Ela está com uma colher na boca e um prato em sua frente. Ao fundo, outras crianças também comendo e funcionarias da escola auxiliando
Programação de dezembro- imigrante e cultura inclusiva

Migração e acessibilidade são eixos centrais da programação dos CEUs em dezembro

Publicado em: 06/12/2021 6h29 - em Secretaria Municipal de Educação

Mão infantil segurando massinha de modelar
mão feminina preenchendo gabarito de prova de concurso

SME convoca candidatos aprovados em lista específica de Negro, Negra ou Afrodescendentes

Publicado em: 04/12/2021 1h30 - em Secretaria Municipal de Educação

Imagem de uma professora sentada do chão. Ela segura um caderno com uma figura e mostra para a criança que está em pé em sua frente.

SME amplia em 1.068 o número de cargos para a Educação Infantil Municipal

Publicado em: 03/12/2021 5h08 - em Secretaria Municipal de Educação

1 2 3 1.212