Notícias
Seminário proporciona reflexão sobre Cultura Maker
POIEs participam de formação que estimula a mediação da aprendizagem a partir da solução de problemas
Publicado em: 18/03/2016 9h54 | Atualizado em: 04/05/2021
Nos dias 15 e 17 de março, no campus Barra Funda da Universidade Nove de Julho, a Secretaria Municipal de Educação (SME), por meio do Núcleo de Informática Educativa da Coordenadoria Pedagógica (COPED), promoveu a formação Cultura Maker e Aprendizagem por Solução de Problemas – Módulo I.
O curso teve o objetivo de promover a preparação dos Professores Orientadores de Informática Educativa (POIE) para atuarem como mediadores e orientadores dos processos de aprendizagem com as diversas formas de tecnologias nas Escolas Municipais de Educação Infantil (EMEI), Escolas Municipais de Ensino Fundamental (EMEF), Escolas Municipais de Ensino Fundamental e Médio (EMEFM) e Centros Integrados de Educação de Jovens e Adultos (CIEJA).
Em auditório lotado, a formação contou com palestras das integrantes da equipe do Núcleo de Informática Educativa da SME, Gislaine Batista Munhoz e Regina Gavassa. Elas apresentaram a proposta da formação, que tem o objetivo de discutir o trabalho da Informática Educativa como área integradora a partir da resolução de problemas e ações estratégicas de avaliação formativa, considerando premissas da Cultura Maker.
Durante a formação, o Professor Sidney Fenólio, da EMEF Deputada Ivete Vargas, fez um relato de prática no qual mostrou alguns experimentos científicos nos quais ele inicia seus alunos ao mundo maker. O professor conta que, geralmente, suas aulas sempre partem da resolução de algum problema científico e que isso faz com que os estudantes tenham interesse em participar de suas propostas. O segundo relato foi feito pela POIE Gracinda Carvalho e o Diretor Pedro, ambos da EMEF Professor Carlos Corrêa Mascaro. A apresentação teve como foco o Trabalho Colaborativo de Autoria (TCA) Expedições, desenvolvido na escola e que apresenta ações que envolvem a Cultura Maker.
Após as apresentações, Luci Ferraz de Mello e Paula Carolei, assessoras do Núcleo de Informática Educativa da SME, contextualizaram os relatos de práticas desenvolvidos nos laboratórios de informática da SME a partir da proposta de Cultura Maker. A formação também possibilitou que os educadores presentes refletissem em pequenos grupos sobre as propostas apresentadas.
Cultura Maker – extensão do conceito “Faça Você Mesmo” que incorpora recursos tecnológicos e técnicos à ideia de que todos podem construir, consertar, modificar e fabricar os mais diversos objetos e projetos.
Clique aqui e veja a galeria de imagens
Notícias Mais Recentes
Secretaria Municipal de Educação
Fórum “Aprender e Ensinar nas Adolescências” reúne educadores e estudantes da Rede Municipal de Ensino
Diretoria Regional de Educação Itaquera
EMEF Antônio Duarte de Almeida realiza Seminário Antirracista no CEU Azul da Cor do Mar
Secretaria Municipal de Educação
Celebração marca os 90 anos da Educação Infantil na Rede Municipal e os 100 anos da Biblioteca Mário de Andrade
Secretaria Municipal de Educação
SME e SMRI assinam parceria para a internacionalização da educação paulistana
Diretoria Regional de Educação Ipiranga
CIEJA Cambuci Paulo Emílio Vanzolini promove Dia do Desafio com práticas esportivas
Bom de Prova
Prova SAEB: escolas da Rede Municipal podem reagendar a avaliação até segunda-feira
Relacionadas
 
			
			“A Menina da Cabeça de Bola” é encenada no CEU Inácio Monteiro
Publicado em: 21/03/2016 9h59 - em CEU e COCEU
 
			
			Centros de Educação e Cultura Indígena (CECI)
Publicado em: 18/03/2016 5h40 - em Diretoria Regional de Educação Capela do Socorro
 
			
			CEU Pêra Marmelo promove tributo ao rapper Sabotage
Publicado em: 18/03/2016 4h26 - em CEU e COCEU
 
			
			Cadastro de Produções Artísticas – PROART
Publicado em: 18/03/2016 3h38 - em Secretaria Municipal de Educação
 
			
			Inauguração do CEI Parque Novo Grajaú
Publicado em: 18/03/2016 3h31 - em Diretoria Regional de Educação Capela do Socorro
 
                                                                                                             
                                                                                                             
                                                                                                             
                                                                                                             
                                                                                                             
                                                                                                             
                                                                                                            