Notícias

Equipe da CODAE participa de curso sobre Segurança Alimentar e Nutricional

O curso no Centro de Referência em Segurança Alimentar e Nutricional teve foco no Guia Alimentar para a População Brasileira.

Publicado em: 30/03/2016 14h05 | Atualizado em: 30/11/2020

guiaalimentar_740_x_430.jpg
Crédito: Guia Alimentar para a População Brasileira, 2014.

No último dia 09 de Março, funcionários de diversos setores da Coordenadoria de Alimentação Escolar (CODAE) participaram do curso promovido pela Secretaria de Desenvolvimento, Trabalho e Empreendedorismo (SDTE) sobre Segurança Alimentar e Nutricional com foco no Guia Alimentar para a População Brasileira. O evento foi realizado no Centro de Referência em Segurança Alimentar e Nutricional (Cresan), localizado na Vila Maria.

O curso ocorreu em duas turmas e além dos cerca de 35 funcionários da CODAE, também contou com a presença de diretores, professores, assistentes técnicos, cozinheiras e coordenadores pedagógicos de unidades educacionais da Diretoria Regional de Educação Jaçanã Tremembé e profissionais da saúde que atuam na região.

As palestrantes convidadas Patricia Jaime – professora doutora do Departamento de Nutrição da Faculdade de Saúde Pública da USP – e Isabella Sattamini – pesquisadora do Núcleo de Pesquisa Epidemiológica em Nutrição e Saúde (NUPENS) da USP – falaram sobre a construção, utilização e conteúdo do Guia Alimentar para a População Brasileira, com destaque para os “Dez passos para uma alimentação adequada e saudável”. Este documento foi lançado em 2014 pelo Ministério da Saúde e é considerado referência em Segurança Alimentar pela Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO). Por fim, houve uma dinâmica de grupos na qual os participantes puderam refletir sobre a aplicação do Guia em sua prática profissional.

Solange Cavalcante da Silva Redolfi, nutricionista e conselheira do Conselho Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional (Comusan) pela Secretaria do Verde e Meio Ambiente, apresentou os conceitos de Segurança Alimentar e Nutricional, a sua construção histórica e importância social.

Finalizando o ciclo de palestras, Marcelo Mazeta, coordenador de Segurança Alimentar e Nutricional da Secretaria Municipal de Desenvolvimento, Trabalho e Empreendedorismo (SDTE), falou sobre a atuação e função da Secretaria e da história e importância do Centro de Referencia, que realiza ações de educação nutricional e incentiva a população a ter hábitos alimentares saudáveis, além de receber e distribuir alimentos por meio do Banco de Alimentos.

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

Fotografia de uma mão fazendo o sinal de libras seguida da palavra LIBRAS

SME abre credenciamento para instrutores, intérpretes e guias-intérpretes de Libras/Língua Portuguesa

Publicado em: 30/11/2022 12h22 - em Secretaria Municipal de Educação

SAEL 50 Anos

SME celebra os 50 anos das Salas de Leitura nas escolas municipais

Publicado em: 29/11/2022 6h44 - em Secretaria Municipal de Educação

Estudantes surdos fazem filmagens utilizando câmera filmadora - Cinema

Alunos surdos da EMEF Candida Dora Pino Pretini produzem curta-metragem

Publicado em: 29/11/2022 4h41 - em Secretaria Municipal de Educação

Banner do Festival De Mancala

SME promove festival de jogo de origem africana que reúne mais de mil estudantes e educadores

Publicado em: 29/11/2022 3h00 - em Secretaria Municipal de Educação

Mulheres na sala de aula de Confeitaria. Elas estão de frente para mesa coletiva e manuseiam uma massa em forminhas. Também usam máscara de proteção individual, avental e touca.

Inscrições abertas para as turmas de 2023 dos cursos gratuitos profissionalizantes dos CMCTs

Publicado em: 28/11/2022 11h50 - em Secretaria Municipal de Educação

1 2 3 1.299