Notícias

Projeto “Livro Viajante” completa cinco anos no CEI Geraldo de Arruda

Atividade tem o intuito de ampliar o repertório e estimular a criatividade e a imaginação dos alunos.

Publicado em: 30/03/2016 9h34 | Atualizado em: 30/11/2020
Foto projeto Livro Viajante_740x430.jpg

O Centro de Educação Infantil (CEI) Geraldo de Arruda Penteado está retomando seus projetos educacionais. Um dos mais antigos da unidade, o “Livro Viajante” é realizado há cinco anos. A atividade tem o objetivo de incentivar a prática de leitura por meio de uma atividade que envolve a escola e a família das crianças. O projeto, que começou em 2011, será desenvolvido ao longo do ano de 2016.

Coordenadora Pedagógica do CEI, Juliana Silva diz que além de incentivar a leitura o projeto foi criado com o intuito de ampliar o repertório e estimular a criatividade e a imaginação dos alunos. “As experiências que as crianças vivenciam com a leitura pode desenvolver o que chamamos de comportamento leitor. Ou seja, eles podem usar o repertório das histórias para enriquecer suas brincadeiras e desenvolver sua oralidade”, destaca a coordenadora.

A atividade é desenvolvida da seguinte forma: as professoras da unidade fazem uma seleção de livros e toda sexta-feira cada criança escolhe uma dessas obras para levar e ler em família durante o fim de semana. Na segunda, os livros são devolvidos, juntamente com um retorno da família sobre a obra. “São também confeccionadas sacolas para facilitar o transporte dos livros e feita uma pesquisa junto às famílias para avaliar os resultados do projeto”, finaliza a coordenadora.

Considerado um objeto mágico que transita o CEI e a casa das crianças, Juliana diz que o livro e o projeto também podem criar oportunidades de troca entre a unidade e as famílias. “As contribuições podem alcançar muito além do nosso aluno. Os familiares também se envolvem com a prática da leitura. Quem sabe não desperte neles também o hábito de ler”, completa.

Notícias Mais Recentes

1 2 3 1.213