Notícias

Seminário Mediação de Conflitos: Diálogos para uma escola acolhedora e inclusiva

Formação promove diálogo e compartilhamento de práticas sobre mediação, escuta e comunicação não violenta

Publicado em: 24/07/2018 15h19 | Atualizado em: 30/11/2020

seminario_mediacao_740_x_430.jpg

No dia 19 de julho, das 8h às 17h, aconteceu no auditório da Uninove, Campus Vergueiro, o Seminário “Mediação de Conflitos: Diálogos para uma escola acolhedora e inclusiva”, organizado pela Divisão de Gestão Democrática e Programas Intersecretariais (DGP) da Coordenadoria dos CEUs e da Educação Integral (COCEU) da Secretaria Municipal de Educação (SME).

Participaram servidores que compõem a comissão de mediação de conflitos nas unidades educacionais da Rede Municipal de Ensino (RME) no cargo base/função de Agente de apoio, Agente escolar, Auxiliar Técnico de Educação e Secretário de escola.

A formação foi realizada por meio de exposições orais e dialogadas, com apreciação de vídeos e problematização de práticas. Os palestrantes falaram sobre a interface entre o Currículo da Cidade, a mediação de conflitos e o Projeto “Respeitar é Preciso!”, comunicação não violenta e mediação de conflitos: como agir em situações cotidianas.

A Professora Tatiana Cristina Pereira (SME/DGP) iniciou as apresentações falando sobre o tema “A interface entre o Currículo da Cidade, as Comissões de Mediação de Conflitos e o Projeto Respeitar é preciso!”. “Esses três documentos não estão apartados das nossas ações, estão juntos. Conseguimos fazer, a partir desses documentos, uma proposta de projeto político-pedagógico com a cara dos nossos estudantes”, observou Tatiana.

Em seguida, a Professora Glacilda Pinheiro Correia discorreu sobre “Escuta empática”. “O desejo de ajudar e cooperar com o próximo é algo natural do ser humano. O medo nos paralisa de nos aproximar das pessoas, por isso, essa proposta de educação precisa ser trabalhada em uma rede de cooperação de conhecimento e, assim, se transportar para a rede de convivência da escola”, disse Glacilda.

Para falar sobre a comunicação não violenta, o Procurador do Município de São Paulo, Doutor Maurício Tonin, apresentou alguns pontos importantes sobre o trabalho com Mediação de conflitos. “O trabalho do mediador vai além da reunião da Comissão de Mediação na unidade escolar. O tempo inteiro, educadores e profissionais do quadro de apoio estão atuando como mediadores de conflito, por isso é importante conhecer o “Método da comunicação não violenta”, formas de abordagem e de diálogo para conseguir entender e resolver as situações” esclareceu Tonin.

Após a apresentação, os palestrantes se juntaram para responder perguntas do público sobre os temas apresentados.

Na parte da tarde, os participantes participaram de oficinas referentes aos temas “Mediação de Conflitos”, “Comunicação não violenta” e o Projeto “Respeitar é Preciso”, pelos formadores Maurício Tonin, Celinha Nascimento, Regina Dourado e Cristiane Sabino.

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

Educadores da DRE Ipiranga participam de formação em jogos e brincadeiras indígenas

Educadores da DRE Ipiranga participam de formação em jogos e brincadeiras indígenas

Publicado em: 16/06/2016 9h20 - em Diretoria Regional de Educação Ipiranga

DIPED da DRE Guaianases realiza segundo seminário “Currículo Integrador das Infâncias Paulistanas”

DIPED da DRE Guaianases realiza segundo seminário “Currículo Integrador das Infâncias Paulistanas”

Publicado em: 16/06/2016 9h16 - em Diretoria Regional de Educação Guaianases

Domingueira Sertaneja no CEU Casa Blanca

Domingueira Sertaneja no CEU Casa Blanca

Publicado em: 15/06/2016 3h20 - em CEU e COCEU

Um Olhar do Professor para o Comportamento Infantil: Rede de Proteção e Procedimentos

Um Olhar do Professor para o Comportamento Infantil: Rede de Proteção e Procedimentos

Publicado em: 15/06/2016 3h04 - em Diretoria Regional de Educação Pirituba

9ª Edição do Festival Entretodos no CEU Quinta do Sol

9ª Mostra Competitiva do Festival Entretodos

Publicado em: 15/06/2016 1h14 - em CEDH

1 1.214 1.215 1.216 1.217 1.218 1.476