Notícias

Polo UniCEU Paz promove debate “Relação Étnico-Racial na Educação Infantil”

Reflexões sobre representações da infância cercadas de preconceito e discriminação racial

Publicado em: 15/12/2016 12h46 | Atualizado em: 30/11/2020

uniceu_paz_etnico_740_x_430.jpg

Na segunda, 12 de dezembro, ocorreu no Polo UniCEU Paz o debate Relação Étnico-Racial na Educação Infantil, promovido pela UniCEU Paz em parceria com o Núcleo de Educação do Centro Educacional Unificado (CEU) Paz. O evento contou com as palestras do Coordenador do Polo UniCEU Paz e mestre em educação pela Universidade de São Paulo (USP), Diego Silva Arias, da Doutora em Educação pela Universidade de São Paulo (USP), Daniela Portela e do Pedagogo, Fotógrafo e Especialista em Educação para as Relações Étnico-Raciais, Professor Eufrate Almeida.

O debate foi mediado pela Coordenadora do Núcleo de Educação do CEU Paz, Professora Marisa Almeida. O público presente foi composto pelas educadoras da EMEI CEU Paz, que participaram ativamente das discussões, inclusive relatando e refletindo as diversas iniciativas que já desenvolveram sobre o tema.

No início do evento, Diego Arias apresentou o Polo UniCEU Paz para as educadoras e gestoras presentes, informando sobre as atividades previstas e disponibilizando o espaço para as próximas atividades de formação para a equipe docente e técnico-administrativa.

A conversa começou com a apresentação de Diego Arias sobre o tema “Impasses e perspectivas para implementação da educação para as relações étnico-raciais”. Em seguida, Eufrate Almeida expôs suas reflexões sobre o “Bulliyng étnico” e, por fim, a Doutora Daniela Portela abordou os desdobramentos de sua pesquisa sobre a pedagoga Anália Franco, além de expor e refletir sobre algumas representações da infância cercadas de preconceito e discriminação racial.

Esta foi a primeira atividade formativa do Polo UniCEU Paz, que em breve irá oferecer cursos dentro do programa de formação da UNICEU.

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

Mulheres na sala de aula de Confeitaria. Elas estão de frente para mesa coletiva e manuseiam uma massa em forminhas. Também usam máscara de proteção individual, avental e touca.

Inscrições abertas para as turmas de 2023 dos cursos gratuitos profissionalizantes dos CMCTs

Publicado em: 28/11/2022 11h50 - em Secretaria Municipal de Educação

Cowparede - fotografia de esculturas de vacas pintadas por artistas

CEU Paraisópolis recebe exposição CowParade

Publicado em: 25/11/2022 1h01 - em Secretaria Municipal de Educação

Fotografia de grupo de estudante tocando instrumentos de percussão

EMEF Imperatriz Leopoldina forma ritmistas com ‘batucada’

Publicado em: 25/11/2022 10h00 - em Secretaria Municipal de Educação

Capa do Álbum de Mancala Awelé feito por um estudantes.

Confira o resultado do concurso “Meu Álbum de Mancala Awelé”

Publicado em: 24/11/2022 11h37 - em Secretaria Municipal de Educação

Viii Jornada Pedagógica
1 2 3 1.299