Notícias
Polo UniCEU Paz promove debate “Relação Étnico-Racial na Educação Infantil”
Reflexões sobre representações da infância cercadas de preconceito e discriminação racial
Publicado em: 15/12/2016 12h46 | Atualizado em: 30/11/2020
Na segunda, 12 de dezembro, ocorreu no Polo UniCEU Paz o debate Relação Étnico-Racial na Educação Infantil, promovido pela UniCEU Paz em parceria com o Núcleo de Educação do Centro Educacional Unificado (CEU) Paz. O evento contou com as palestras do Coordenador do Polo UniCEU Paz e mestre em educação pela Universidade de São Paulo (USP), Diego Silva Arias, da Doutora em Educação pela Universidade de São Paulo (USP), Daniela Portela e do Pedagogo, Fotógrafo e Especialista em Educação para as Relações Étnico-Raciais, Professor Eufrate Almeida.
O debate foi mediado pela Coordenadora do Núcleo de Educação do CEU Paz, Professora Marisa Almeida. O público presente foi composto pelas educadoras da EMEI CEU Paz, que participaram ativamente das discussões, inclusive relatando e refletindo as diversas iniciativas que já desenvolveram sobre o tema.
No início do evento, Diego Arias apresentou o Polo UniCEU Paz para as educadoras e gestoras presentes, informando sobre as atividades previstas e disponibilizando o espaço para as próximas atividades de formação para a equipe docente e técnico-administrativa.
A conversa começou com a apresentação de Diego Arias sobre o tema “Impasses e perspectivas para implementação da educação para as relações étnico-raciais”. Em seguida, Eufrate Almeida expôs suas reflexões sobre o “Bulliyng étnico” e, por fim, a Doutora Daniela Portela abordou os desdobramentos de sua pesquisa sobre a pedagoga Anália Franco, além de expor e refletir sobre algumas representações da infância cercadas de preconceito e discriminação racial.
Esta foi a primeira atividade formativa do Polo UniCEU Paz, que em breve irá oferecer cursos dentro do programa de formação da UNICEU.
Notícias Mais Recentes
Secretaria Municipal de Educação
Educação Municipal destaca ações de sustentabilidade em seminário sobre energia fotovoltaica
Diretoria Regional de Educação Itaquera
Abelhas aproximam estudantes da ciência e do meio ambiente
Secretaria Municipal de Educação
Curso sobre liderança e gestão escolar segue com inscrições abertas para profissionais da SME
Diretoria Regional de Educação São Miguel
Grêmios Estudantis apresentam propostas para fortalecer direitos da criança e do adolescente
Secretaria Municipal de Educação
Inscrições abertas para o 16º Prêmio CET de Educação de Trânsito
Secretaria Municipal de Educação
SME abre inscrição de cadastro de reserva para Serviço Técnico Educacional
Relacionadas
Educação Municipal destaca ações de sustentabilidade em seminário sobre energia fotovoltaica
Publicado em: 03/06/2026 3h24 - em Secretaria Municipal de Educação
Abelhas aproximam estudantes da ciência e do meio ambiente
Publicado em: 03/06/2026 2h02 - em Diretoria Regional de Educação Itaquera
Curso sobre liderança e gestão escolar segue com inscrições abertas para profissionais da SME
Publicado em: 03/06/2026 1h04 - em Secretaria Municipal de Educação
Grêmios Estudantis apresentam propostas para fortalecer direitos da criança e do adolescente
Publicado em: 03/06/2026 11h45 - em Diretoria Regional de Educação São Miguel
Inscrições abertas para o 16º Prêmio CET de Educação de Trânsito
Publicado em: 02/06/2026 1h16 - em Secretaria Municipal de Educação