Notícias

Horta Pedagógica na EMEI Profª Lourdes Heredia Mello

Realizado desde 2000, projeto procura aproximar as crianças à natureza.

Publicado em: 14/12/2016 9h27 | Atualizado em: 30/11/2020

No mês de novembro deste ano, encerrou-se na Escola Municipal de Educação Infantil (EMEI) Profª Lourdes Heredia Mello, da Diretoria Regional de Educação (DRE) Santo Amaro, o 16º ciclo de atividades do seu projeto pedagógico de horta orgânica. O processo de calagem do solo procurou preparar a terra para o plantio de novas plantas no próximo ano.

A coordenadora pedagógica Sandra Piaconá destaca os principais objetivos do projeto. “Ele enfoca a importância de incentivarmos o cuidar de si, do outro e do meio ambiente, proporcionando às crianças o contato desde cedo com a natureza”, afirma.

Neste ano, quatro turmas participaram do processo. Após uma primeira abordagem do professor com os alunos sobre a horta, os alunos participaram da limpeza do terreno, removendo os matinhos e ervas daninhas. Prepararam a terra com adubo e plantaram tomate, alface, vagem, abobrinha e feijão. Posteriormente, as turmas se revezaram semanalmente para a limpeza do canteiro e rega, assim como para a colheita.

“As crianças receberam este projeto muito positivamente e, neste ano, já fizemos a degustação das folhas de alface com e sem tempero”, afirma a coordenadora pedagógica.

A EMEI procurou ainda firmar parcerias com Organizações Não Governamentais (ONGs) para desenvolver ainda mais o interesse dos alunos pelo cultivo e cuidado com a horta. No primeiro semestre, em abril, a escola firmou uma parceria com a ONG JCI-Brasil para a realização de uma horta suspensa, ainda não realizada.

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

Criativos Na Escola

Desafio Criativos da Escola recebe inscrições para trabalhos do ciclo autoral

Publicado em: 23/09/2021 6h24 - em Secretaria Municipal de Educação

mão feminina preenchendo gabarito de prova de concurso

Educação convoca para escolha de escola mais aprovados em concurso

Publicado em: 23/09/2021 10h05 - em Secretaria Municipal de Educação

banner de vacinação do Concurso Cultura Butantan. imagem com um gibi da turma da mônica
Ilustração com elementos visuais típicos de contos de fadas. Segue o texto: Antologia De Contos do ensino fundamental e médio, edição 2021

Inscrições para envio de textos para o livro Antologia de Contos foram prorrogadas

Publicado em: 22/09/2021 12h40 - em Secretaria Municipal de Educação

825x470 (3)

SME oferece formação sobre Novo Ensino Médio para professores

Publicado em: 21/09/2021 3h21 - em Secretaria Municipal de Educação

1 2 3 1.191