Notícias

Projeto “Brincar Juntos” promove interação entre alunos da EMEI Rio Branco e da EMEF Joaquim Bento

Iniciativa incentiva a troca de vivências e saberes para estudantes e educadores

Publicado em: 14/12/2016 16h07 | Atualizado em: 30/11/2020
Projeto Brincar Juntos_740x430.jpg

A Escola Municipal de Educação Infantil (EMEI) Barão do Rio Branco e a Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Joaquim Bento Alves de Lima Neto, ambas da Diretoria Regional de Educação (DRE) Capela do Socorro, começaram a promover em conjunto o projeto “Brincar Juntos”. A iniciativa começou em 2016 e tem como objetivos incentivar a troca de vivências e saberes entre as crianças.

Segundo Carla Souza, Coordenadora Pedagógica da EMEI Rio Branco, o projeto surgiu a partir da necessidade de integrar os currículos e conhecer o trabalho desenvolvido nas duas unidades. “Começamos a pensar juntos em uma atividade que contribuísse com o desenvolvimento da criança, considerando seu percurso, individualidades e experiências vivenciadas na Educação Infantil e que devem ser levadas em conta no Ensino Fundamental”, explicou. O projeto “Brincar Juntos” foi a sugestão devido a proximidade entre as escolas, fato que tornaria o deslocamento de uma unidade para outra e a troca de experiências mais fácil.

No “Brincar Juntos”, os estudantes do ciclo de alfabetização da EMEF vão até a EMEI em um dia previamente combinado para brincar com os alunos menores. As brincadeiras ocorrem no parque e no pátio da unidade e são disponibilizados às crianças materiais como cordas, bambolês, bolas e cones. A ideia, segundo Carla, é estimular os pequenos a propor e criar brincadeiras, incentivando assim o protagonismo infantil e trabalhando o ato do brincar como principal forma de expressão e compreensão do mundo.

De acordo com a Coordenadora, as crianças da EMEI ficam ansiosas esperando o dia de visita dos alunos da EMEF. Quando o dia chega, são os próprios estudantes que apresentam os espaços da escola. “O diálogo entre as duas unidades, no entanto, não é de algo novo. Ele já vem acontecendo desde 2014 por meio de outros projetos como, por exemplo, o de leitura compartilhada”, destaca Carla.

Carla afirma que os encontros estão proporcionando resultados positivos. Para ela, receber outros alunos na escola promove experiências de trocas de vivências e saberes e dá às crianças a oportunidade de serem autônomas e responsáveis por receber e cuidar do outro. “A troca entre os professores também é muito significativa, pois estas visitas dão a possibilidade de conhecer o trabalho desenvolvido pelo outro, bem como as dificuldades, os desafios e soluções encontradas no dia a dia”, destaca.

Confira a galeria de imagens do projeto.

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

Imagem de um notebook sobre uma mesa com a mão de uma pessoa que veste camiseta preta. Ao seu lado aparece a mão de outra pessoa.

Seminários do ciclo de escuta ativa das DREs São Mateus e Santo Amaro ocorrem nesta segunda-feira

Publicado em: 17/09/2021 6h27 - em Secretaria Municipal de Educação

Banner 8ª edição do Premio Educação em Direitos Humanos 2021
Banner do Educador em Destaque
Imagem com mosaico de sete fotografias de pessoas em uma reunião on-line.

SME tem semana de reuniões bilaterais com as entidades sindicais

Publicado em: 16/09/2021 8h49 - em Secretaria Municipal de Educação

825x470
1 2 3 1.189