Notícias

Sarau Poético e Musical na EMEF Nelson Pimentel Queiroz

Atividade desenvolvida com base no tema “Respeitar é Preciso”

Publicado em: 07/12/2017 18h26 | Atualizado em: 30/11/2020

sarau_respeitar_740_x_430.jpg

Na quinta, 23 de novembro, foi realizado na Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Nelson Pimentel Queiroz, da Diretoria Regional de Educação (DRE) Santo Amaro, o Sarau Poético e Musical com o tema “Respeitar é Preciso”.

O Sarau nasceu após a tabulação dos dados do livro de ocorrências da escola, onde temas como desrespeito, violência, bullying, cyberbullying, diversidade, entre outros, eram frequentes no cotidiano escolar. Ao participar do Grupo de Trabalho de Mediação de Conflito no Âmbito Escolar promovido pela Diretoria Regional de Educação (DRE) Santo Amaro, a comissão de mediação de conflitos da unidade passou a pensar em estratégias para a promoção da cultura de paz e formas para abordar essas temáticas com os estudantes. Foram criadas estratégias como dinâmicas, rodas de conversa, teatro, busca de parcerias, entre outros.

No mês de outubro, o Professor Pedro Luis Braga Silva foi homenageado com o Prêmio Marco da Paz, na Câmara Municipal, em parceria com a Professora Marina Rito Brenha Nunes, pelas práticas que integram esses temas ao currículo escolar.

No mês de novembro, mês da Consciência Negra, a equipe da Unidade Educacional pensou em como ampliar o debate sobre Respeito. O Professor da Sala de Leitura, Sverry Camargo, construiu em parceria com os alunos o Sarau Respeitar é Preciso, com músicas, poesias e parcerias que mobilizaram toda a escola para a temática.

O Sarau envolveu alunos e professores do 2º ao 9ºano e envolveu o trabalho com poesias de autores como Fernando Anitelli, Zíbia Gasparetto, Pitaro, Claudia Ferreira de Souza e músicas de Ivete Sangalo, Ana Vilela, Titãs, Raul Seixas, Professor José Fábio Alves e frases de impacto de Louis Pasteur, Abraham Lincoln, entre outros.

A semana foi encerrada com uma palestra realizada em Parceria com a ONG Poder Jovem sobre Prevenção a Doenças e HIV.

Projeto Respeitar é Preciso – a ação intersecretarial da Secretaria Municipal de Educação (SME) e a Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania (SMDHC), em conjunto com o Instituto Vladimir Herzog, tem como um de seus princípios a participação dos educadores na elaboração dos materiais pedagógicos que subsidiam as ações nas escolas, de modo que reflitam e atendam às características da rede municipal de ensino., abordando temas como Democracia na Escola, Igualdade e Discriminação, Respeito e Humilhação e Sujeito de Direito.

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

Duas pessoas cegas com guias são acompanhadas por outras duas pessoas em uma quadra de futebol

Rede Municipal está com 1,9 mil vagas de estágio abertas para estudantes do ensino superior

Publicado em: 30/08/2023 3h41 - em Secretaria Municipal de Educação

Imagem com ondas em tons laranjas nas extremidades e instrumentos musicais onde se lê FEMIC SP 2023.

Prefeitura de SP promove 20ª edição do Festival Estudantil de Música Instrumental e Corais

Publicado em: 30/08/2023 1h24 - em Secretaria Municipal de Educação

Fotografia desfocada de um coral usando roupas pretas em segundo plano. Em primeiro plano há uma sequência de microfones.

Últimos dias para realizar inscrições do XXI Concurso de Corais Infantojuvenil 

Publicado em: 30/08/2023 11h31 - em Secretaria Municipal de Educação

Fotografia de uma mulher realizando a leitura de um livro. Ela segura o microfone e veste uma blusa roxa. Atrás dela, no canto esquerdo da imagem, há um violão. Na lateral direita, em segundo plano, uma mulher a observa e também está aparecendo metade do corpo de um homem com parte do rosto pintado de branco.

Vem aí o VIII Festival Literário do CIEJA Campo Limpo

Publicado em: 30/08/2023 8h00 - em Diretoria Regional de Educação Campo Limpo

Imagem 1

Estudantes da EMEI Jardim Apurá produzem “enciclopédia infantil” sobre animais e plantas

Publicado em: 29/08/2023 4h13 - em Diretoria Regional de Educação Santo Amaro

1 119 120 121 122 123 1.494