Prefeitura inaugura Centro Municipal de Educação Infantil Professor Dalmo de Abreu Dallari, no Grajaú

O CEMEI é a 3ª unidade educacional entregue na Capela do Socorro, que ainda conta com mais duas escolas em construção

Publicado em: 28/02/2024 13h45 | Atualizado em: 28/02/2024

Fotografia mostra a visão aérea do CEMEI Professor Dalmo De Abreu Dallari.

A Prefeitura de São Paulo inaugurou nesta quarta-feira (28), o Centro Municipal de Educação Infantil (CEMEI) Professor Dalmo de Abreu Dallari, localizado no Grajaú, Zona Sul da capital. Construído pela Secretaria de Infraestrutura e Obras (SIURB), em parceria com a Secretaria de Educação (SME), a nova creche contou com investimento de R$4,4 milhões, com capacidade de atendimento de até 315 crianças de zero a cinco anos.

Para receber as crianças com conforto e segurança, a creche possui salas para minigrupos, berçários, salas para banho e troca, cozinha, refeitório, lactário (espaço para higienização de mamadeiras e alimentos), solário e brinquedoteca. Com o objetivo de atender todos os estudantes, de forma inclusiva e acessível, o CEI atende as normas de acessibilidade vigentes, com elevador, rampas de acesso, corrimãos, sinalização em braile, playground e sanitários acessíveis.

Além disso, a unidade educacional também está equipada com dispositivos sustentáveis, como água de reuso e placas solares, para aquecimento da água utilizada nos banheiros.

Na região da Subprefeitura Capela do Socorro, a Prefeitura de São Paulo já entregou a creche Cleonice Serôa, e a escola Eny Marisa Maia, beneficiando mais de 400 alunos da rede municipal de ensino. A Secretaria ainda trabalha nas obras de implantação da EMEF Pastoral, e da CEI Charles Rosen, que, em breve, irão aumentar a oferta de vagas na região. Em toda a cidade, já foram inauguradas 21 escolas, de um total de 45 novas unidades que serão entregues até o fim deste ano.

“A inauguração deste CEMEI agrega ainda mais no âmbito educacional da região. Estamos garantindo uma educação de qualidade e semeando um futuro promissor para os estudantes da rede desde a primeira infância.” Destacou o Secretário Municipal de Educação, Fernando Padula.

Fila de Creche Zerada

São Paulo segue pelo quarto ano consecutivo sem fila para creches. São mais de 350 mil crianças de até 3 anos atendidas nos CEIs espalhados pela cidade. O atendimento é possível graças a parcerias firmadas com Organizações da Sociedade Civil (OSCs) e ampliação de vagas nos CEIs já existentes, garantindo atendimento de todas as famílias cadastradas.

Desde 2023 foram inauguradas 21 unidades de Educação Infantil, sendo 17 Centros de Educação Infantil (CEIs), 3 Escolas Municipais de Educação Infantil (EMEIs) e 1 Centro Municipal de Educação Infantil (CEMEI), localizadas nas regiões de Butantã, Campo Limpo, Capela do Socorro, Guaianases, São Mateus, Jaçanã/Tremembé, Santo Amaro, Ipiranga, Pirituba/Jaraguá e Penha.

Homenagem

O nome do CEI é em homenagem ao Professor, Advogado e Jurista Dalmo de Abreu Dallari, conhecido principalmente por suas obras sobre direito público.

Falecido em 2022, foi professor emérito da Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo, pela qual se graduou e da qual foi diretor. Entre suas obras, destaca-se o livro Elementos de Teoria Geral do Estado.

Dentre sua extensa carreira, destaca-se em 2001, a publicação da obra pioneira acerca de perspectivas do Estado para o futuro, O Futuro do Estado, em que trata do conceito de Estado mundial, do mundo sem Estados, dos chamados Super-Estados e dos múltiplos Estados do Bem-Estar.

Exerceu também os cargos de vice-presidente da Comissão Internacional de Juristas; diretor do Centro de Estudos e Pesquisas de Direito Sanitário (Cepedisa); assessor do Conselho Nacional de Pesquisas (CNPq); assessor da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp); presidente da Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo; juiz do Tribunal Permanente dos Povos; e vice-presidente do Instituto dos Advogados de São Paulo.