Notícias

Projeto Brincar recebe prêmio internacional como Prática Inovadora em Educação Inclusiva

Ação é desenvolvida em escolas municipais e amplia as possibilidades do brincar a partir de uma perspectiva acessível

Publicado em: 14/02/2020 14h08 | Atualizado em: 30/11/2020
Imagem com alunos aplaudindo ao fundo e na frente uma criança sorrindo com uma tiara rosa.

Ação desenvolvida em Escolas Municipais de Educação Infantil da cidade de São Paulo é reconhecida pelo Zero Project como uma das práticas mais inovadoras em educação inclusiva na primeira infância. O projeto Brincar é desenvolvido desde 2017 e tem o objetivo de ampliar as possibilidades do brincar a partir de uma perspectiva acessível, utilizando diferentes espaços e materiais disponíveis nas unidades escolares.

A iniciativa é desenvolvida por meio de um Acordo de Cooperação entre a Secretaria Municipal de Educação (Coordenadoria Pedagógica – Divisão de Educação Infantil e Divisão de Educação Especial), a Fundação Volkswagen e a Organização Mais Diferenças. Desde agosto de 2017, são organizadas formações para professores, gestores e coordenadores pedagógicos que estão inseridos no projeto Brincar, além de ações de acompanhamento das escolas, oficinas, cursos e seminário de compartilhamento de práticas pedagógicas inclusivas.

O Zero Project é uma iniciativa austríaca que, desde 2008, busca colaborar para a garantia dos direitos das pessoas com deficiência. O objetivo é compartilhar e disseminar globalmente projetos e políticas públicas voltadas à equiparação de oportunidades.

Em 2020, a Conferência Zero Project, sediada em Viena de 19 a 21 de fevereiro, terá como tema a educação inclusiva e reunirá mais de 500 delegados de 60 países.

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

SME promove o curso Histórias de vida e identidade negra

SME promove o curso Histórias de vida e identidade negra

Publicado em: 11/04/2016 2h52 - em Diretoria Regional de Educação Butantã

Construção de Práticas Educativas que considerem as Diferentes Culturas e as Relações Sociais
A Importância da Escrita: Necessidade Social e Manifestação Artística

A Importância da Escrita: Necessidade Social e Manifestação Artística

Publicado em: 11/04/2016 2h48 - em Diretoria Regional de Educação Campo Limpo

Gênero e Sexualidade na Escola: Um caminho a ser trilhado

Gênero e Sexualidade na Escola: Um caminho a ser trilhado

Publicado em: 11/04/2016 2h48 - em Diretoria Regional de Educação Campo Limpo

Iniciação ao Jogo Mancala Awelé

Iniciação ao Jogo Mancala Awelé

Publicado em: 11/04/2016 2h47 - em Diretoria Regional de Educação Freguesia/Brasilândia

1 1.308 1.309 1.310 1.311 1.312 1.489