Notícias

Programação da Semana Municipal do Brincar começa neste sábado (21)

Há opções de atividades em toda a capital, incluindo eventos presencial e online

Publicado em: 18/05/2022 18h58 | Atualizado em: 18/05/2022
Logomarca da Semana Do Brincar - data de 21 e 28 de maio

A Semana Municipal do Brincar será realizada entre os dias 21 e 28 de maio, alinhada à Semana Mundial do Brincar. Neste ano, o tema do evento é “Confiar na força do Brincar”.

Esta é uma iniciativa que integra o calendário oficial da Cidade e se articula com as políticas públicas que buscam garantir um dos mais importantes direitos da primeira infância: o direito ao brincar. Assim como nas edições anteriores, ela busca visibilizar a cultura da primeira infância e mobilizar a sociedade em torno da importância do desenvolvimento integral das crianças. 

As atividades da semana são abertas, gratuitas e variadas com o objetivo de atingir as crianças e também todos/as aqueles/as que convivem com elas e querem fortalecer sua função social do cuidado. Também são voltadas aqueles que se interessam pela cultura do brincar e que atuam profissionalmente na promoção de políticas públicas voltadas para a infância, sua proteção integral e a garantia do direito ao brincar.

A iniciativa reúne atividades propostas pelas secretarias de Governo, Educação, Assistência Social, Saúde, Direitos Humanos e Cidadania, Inovação e Tecnologia, que compõem a Comissão Técnica da Primeira Infância, e por outras pastas, como Cultura, Esportes e Lazer e Verde e Meio Ambiente, que serão ofertadas de forma descentralizada em espaços e equipamentos públicos diversos.

Rodas com especialistas 

Além da programação presencial, que é aberta e gratuita e inclui contação de histórias, atividades esportivas e oficinas para as crianças, a programação online contará com vídeos com propostas de brincadeiras para crianças, produzidos pelos Serviços de Assistência Social à Família (SASFs), da Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social, e rodas de conversa com profissionais e especialistas. 

A primeira roda será voltada a todos que convivem com crianças – famílias, cuidadores/as, educadores/as e demais profissionais – para discussão sobre a importância do brincar para o desenvolvimento infantil e humano. O segundo encontro será destinado a gestores/as públicos/as e tratará da institucionalização de políticas que favorecem o direito ao brincar e a proteção integral da infância.

Há opções presencial e online em toda a cidade. Os eventos virtuais serão transmitidos no Canal do Youtube da Primeira Infância. 

Acesse a página da Semana Municipal do Brincar. 

Confira a programação completa da Semana Municipal do Brincar 2022.

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

Memorial da Educação Municipal oferece programação de férias

Memorial da Educação Municipal oferece programação de férias

Publicado em: 16/03/2017 2h21 - em Formação

Educação publica portaria que orienta a aplicação das Avaliações Externas

Educação publica portaria que orienta a aplicação das Avaliações Externas

Publicado em: 16/03/2017 11h35 - em Diretoria Regional de Educação Butantã

DRE Butantã oferece o curso “O Lixo nosso de cada dia: Reflexões e Práticas”

DRE Butantã oferece o curso “O Lixo nosso de cada dia: Reflexões e Práticas”

Publicado em: 15/03/2017 3h16 - em Diretoria Regional de Educação Butantã

Resultados da Avaliação Diagnóstica São Paulo

Avaliação Diagnóstica atenderá estudantes do 3º ao 9º ano

Publicado em: 15/03/2017 12h59 - em Avaliação

Documentos e Formulários DRE Itaquera

Documentos e Formulários DRE Itaquera

Publicado em: 15/03/2017 11h42 - em Diretoria Regional de Educação Itaquera

1 1.238 1.239 1.240 1.241 1.242 1.674