Notícias

SME lança iniciativa de governo aberto para promover transparência, tecnologia e pesquisa

Objetivo é desenvolver soluções inovadoras para a RME; Casa Sérgio Buarque de Hollanda vai abrigar o projeto

Publicado em: 12/04/2017 16h27 | Atualizado em: 04/05/2021

patiodigital_740_x_430.jpg

Na próxima terça-feira, 18 de abril, a Secretaria Municipal de Educação de São Paulo (SME-SP) realiza na Casa Sérgio Buarque de Hollanda, às 15h, o evento de abertura do Pátio Digital, iniciativa que tem por objetivo ampliar a transparência e propor soluções para desafios tecnológicos e de pesquisa relacionados à educação pública no município.

Em parceria com a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura – UNESCO, o projeto prevê a abertura de dados públicos, encontros abertos à participação de quaisquer interessados, desenvolvimento de aplicativos por meio de concursos e lançamento de editais para a cooperação técnica em pesquisa.

Com o Pátio Digital, a SME-SP vai aprimorar e automatizar processos de gestão de sua rede de ensino, aumentar os níveis de transparência ativa, desenvolver ferramentas tecnológicas para atender às necessidades da comunidade escolar e fortalecer o controle das políticas educacionais por parte da gestão e da sociedade.

Com o lançamento do Pátio Digital, a Casa Sérgio Buarque de Hollanda passará a ser um espaço de encontro e de trabalho colaborativo em projetos com a comunidade de pesquisa e de desenvolvimento de software.

No encontro de abertura, além de apresentação sobre a iniciativa e próximos passos, haverá rodas de conversa sobre os temas de pesquisa, participação social, transparência e inovação tecnológica na educação, com pessoas de referência nas respectivas áreas. As inscrições são limitadas e podem ser realizadas no site patiodigital.prefeitura.sp.gov.br.

Encontro de abertura do Pátio Digital
Data: 18 de abril
Horário: das 15h às 18h30
Local: Casa Sérgio Buarque de Hollanda
Endereço: Rua Buri, nº 35 – Pacaembu

Mais informações: patiodigital.prefeitura.sp.gov.br

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

Grupo de pessoas em uma sala de leitura de uma escola olhando livros espalhados

EMEF Benedito Calixto cria feira literária inspirada na Bienal do Livro

Publicado em: 15/09/2026 3h14 - em Secretaria Municipal de Educação

Imagem da fachada do 1º CEU Sustentável

SME abre cadastro para contratação de profissionais de Educação Física para atuar nos CEUs 

Publicado em: 15/09/2026 12h24 - em Secretaria Municipal de Educação

Card de divulgação do Seminário Juntos pela Aprendizagem. Sobre fundo azul-escuro, há o logotipo do seminário e, na parte inferior esquerda, o texto: “Educação Especial Inclusiva – Acessibilidade Curricular e Práticas Anticapacitistas: da reflexão à ação”. À direita, o fundo apresenta faixas curvas em diferentes tons de azul.

Juntos pela Aprendizagem promove seminário sobre Educação Especial Inclusiva 

Publicado em: 14/09/2026 4h00 - em Secretaria Municipal de Educação

Mulher com cmiseta branca em uma mesa dialoga e faz sinais com a mão

Educação paulistana fortalece integridade e transparência na gestão

Publicado em: 11/09/2026 4h56 - em Secretaria Municipal de Educação

Fotografia de uma senhora negra, ela usa óculos, sorri e segura um lápis escrevendo em uma folha. Ela usa blazer preto risca de giz e blusa grafite.

SME abre inscrições para professores que desejam atuar nos CIEJAs em 2027

Publicado em: 11/09/2026 4h09 - em Secretaria Municipal de Educação

«1 2 3 1.698