Notícias
Projeto Convívio Musical na EMEF Geny Maria Pussinelli
Iniciativa tem o objetivo de fomentar o protagonismo estudantil e colocar os alunos em contato com instrumentos musicais
Publicado em: 12/04/2017 16h17 | Atualizado em: 30/11/2020A ideia de trabalhar a música com os alunos surgiu em 2013, conta a Professora de Inglês e Sala de Leitura, Rosemeire Assunção. Segundo ela, o primeiro projeto que tinha essa intenção foi o do Coral. Esta iniciativa, no entanto, se limitava à voz e à realização de treinos e ensaios para apresentações em datas comemorativas. “Durante os encontros, percebemos a necessidade de introduzir alguns instrumentos para desenvolver a memória, coordenação motora, socialização, audição e disciplina dos alunos. Foi assim que surgiu, em 2016, o Convívio Musical”, conta Rosimeire. “Nossos encontros sempre começam com uma aula expositiva, que explica a importância da música. Em seguida, são apresentadas algumas canções aos alunos para exemplificar e sonorizar o que foi dito nesta primeira parte”, explica a Professora.
É nessa segunda parte também que a Professora entrega aos alunos os violões e os pandeiros para eles tentarem acompanhar a música que está tocando. Durante as reuniões são promovidos exercícios rítmicos, de acordes maiores e menores e de toques no pandeiro. “Também entregamos para eles folhas com cifras de violões para ensiná-los essa linguagem e utilizamos videoaulas sobre os instrumentos”, completa.
O Convívio Musical conta atualmente com a participação de aproximadamente 95 alunos do 1º ao 7º ano da Unidade e os atendimentos ocorrem ao longo da semana, nos períodos da manhã e da tarde. A Professora diz que, neste ano, aumentou a procura, por parte dos estudantes maiores, pelo aprendizado sobre a prática de algum dos instrumentos. “A ideia do convívio é para eles terem acesso à música. Alguns demonstram tanto interesse que até compram seu próprio violão. Outros gostam apenas de pegar os instrumentos e ouvir o som feito por eles”, explica.
De acordo com a Educadora, os alunos gostam do projeto e alguns já conseguem tocar alguns acordes. Em outros, a atividade está ajudando a elevar a autoestima e melhorar a concentração durante as aulas. “Não são só elas que gostam da iniciativa. O conselho da escola tem aprovado o projeto por reconhecer o seu valor. Alguns professores e outros funcionários, em momentos livres, sempre vão dar uma espiada e dizem querer aprender”, comemora Rosemeire.
Notícias Mais Recentes
Secretaria Municipal de Educação
Prefeitura inaugura em Cidade Tiradentes oitava unidade de educação infantil entregue neste ano
Secretaria Municipal de Educação
CEU Barro Branco recebe Bebeteca para incentivar desenvolvimento na primeira infância
Secretaria Municipal de Educação
EMEBS propõe que estudantes recontem história em Libras
Secretaria Municipal de Educação
Professores e estudantes da Rede Municipal participam do Festival Arquivo Aberto
Secretaria Municipal de Educação
SME abre credenciamento para interessados em atuar na formação de educadores
Secretaria Municipal de Educação
CEUs contam com piscinas abertas à população até aos finais de semana
Relacionadas

Prefeitura inaugura em Cidade Tiradentes oitava unidade de educação infantil entregue neste ano
Publicado em: 26/09/2023 3h57 - em Secretaria Municipal de Educação

CEU Barro Branco recebe Bebeteca para incentivar desenvolvimento na primeira infância
Publicado em: 26/09/2023 3h26 - em Secretaria Municipal de Educação

EMEBS propõe que estudantes recontem história em Libras
Publicado em: 26/09/2023 3h05 - em Secretaria Municipal de Educação

Professores e estudantes da Rede Municipal participam do Festival Arquivo Aberto
Publicado em: 26/09/2023 10h47 - em Secretaria Municipal de Educação

SME abre credenciamento para interessados em atuar na formação de educadores
Publicado em: 26/09/2023 8h57 - em Secretaria Municipal de Educação