Notícias

Projeto Convívio Musical na EMEF Geny Maria Pussinelli

Iniciativa tem o objetivo de fomentar o protagonismo estudantil e colocar os alunos em contato com instrumentos musicais

Publicado em: 12/04/2017 16h17 | Atualizado em: 30/11/2020

Convivio Musical_740x430.jpeg

A Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Geny Maria Pussinelli, da Diretoria Regional de Educação (DRE) Capela do Socorro, desenvolve o projeto Convívio Musical com os alunos da Unidade Educacional. O objetivo da iniciativa é fomentar o protagonismo estudantil por meio do desenvolvimento intelectual, afetivo e social proporcionado pela educação musical e colocar os jovens em contato com alguns instrumentos musicais, como o violão e o pandeiro.

A ideia de trabalhar a música com os alunos surgiu em 2013, conta a Professora de Inglês e Sala de Leitura, Rosemeire Assunção. Segundo ela, o primeiro projeto que tinha essa intenção foi o do Coral. Esta iniciativa, no entanto, se limitava à voz e à realização de treinos e ensaios para apresentações em datas comemorativas. “Durante os encontros, percebemos a necessidade de introduzir alguns instrumentos para desenvolver a memória, coordenação motora, socialização, audição e disciplina dos alunos. Foi assim que surgiu, em 2016, o Convívio Musical”, conta Rosimeire. “Nossos encontros sempre começam com uma aula expositiva, que explica a importância da música. Em seguida, são apresentadas algumas canções aos alunos para exemplificar e sonorizar o que foi dito nesta primeira parte”, explica a Professora.

É nessa segunda parte também que a Professora entrega aos alunos os violões e os pandeiros para eles tentarem acompanhar a música que está tocando. Durante as reuniões são promovidos exercícios rítmicos, de acordes maiores e menores e de toques no pandeiro. “Também entregamos para eles folhas com cifras de violões para ensiná-los essa linguagem e utilizamos videoaulas sobre os instrumentos”, completa.

O Convívio Musical conta atualmente com a participação de aproximadamente 95 alunos do 1º ao 7º ano da Unidade e os atendimentos ocorrem ao longo da semana, nos períodos da manhã e da tarde. A Professora diz que, neste ano, aumentou a procura, por parte dos estudantes maiores, pelo aprendizado sobre a prática de algum dos instrumentos. “A ideia do convívio é para eles terem acesso à música. Alguns demonstram tanto interesse que até compram seu próprio violão. Outros gostam apenas de pegar os instrumentos e ouvir o som feito por eles”, explica.

De acordo com a Educadora, os alunos gostam do projeto e alguns já conseguem tocar alguns acordes. Em outros, a atividade está ajudando a elevar a autoestima e melhorar a concentração durante as aulas. “Não são só elas que gostam da iniciativa. O conselho da escola tem aprovado o projeto por reconhecer o seu valor. Alguns professores e outros funcionários, em momentos livres, sempre vão dar uma espiada e dizem querer aprender”, comemora Rosemeire.

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

Março Mulher 2023

Programação nos CEUs em homenagem às mulheres termina neste fim de semana

Publicado em: 23/03/2023 6h59 - em Secretaria Municipal de Educação

Imagem mostra palco com telão e imagem projetada onde se lê

Estudantes da Rede Municipal participam da Semana da Sustentabilidade e acompanham treino da Fórmula E

Publicado em: 23/03/2023 6h25 - em Secretaria Municipal de Educação

Homem de camiseta vermelha e avental preto usando luvas culinárias e segurando uma forma untada com três pães trançados.

SME celebra 30 anos de criação do Centro Municipal de Capacitação e Treinamento

Publicado em: 23/03/2023 11h02 - em Secretaria Municipal de Educação

Fotografia de uma professora brincando com bebês

SME convoca novos professores de Educação Infantil

Publicado em: 22/03/2023 7h10 - em Secretaria Municipal de Educação

Fotografia de diversas bonecas e bonecos de pano dispostos lado a lado. Eles representam pessoas negra e andinas
1 2 3 1.326