Notícias

Prêmio Territórios Educativos – Web série 2016

Dez experiências pedagógicas premiadas são registradas em minidocumentários

Publicado em: 07/12/2016 12h05 | Atualizado em: 04/05/2021

territorios_educativos_740_x_430.jpg

O Prêmio Territórios Educativos, realização do Instituto Tomie Ohtake com apoio da Secretaria Municipal de Educação de São Paulo e patrocínio da Universidade Estácio, selecionou dez experiências pedagógicas de escolas públicas municipais de São Paulo que exploram as oportunidades educativas do território em que estão inseridas, integrando os saberes comunitários e escolares.

As ações de premiação apostaram na formação de rede, com encontros de conexão e reflexão – marcados pelo planejamento compartilhado com o grupo de professores e com a interlocução do coletivo Contrafilé – e na divulgação das experiências selecionadas por meio da produção de minidocumentários.

Confira os vídeos dessas experiências:

Migração: Por que e para quê? 
EMEF Paulo Prado | Morro Doce
Professora representante Carolina Lemos Roland

Construindo Viveiros de Infância
EMEI Dona Leopoldina | Alto da Lapa
Professora representante: Beatriz Garcia Costa

Centro de Memória COHAB Raposo Tavares – integrando escola e comunidade
EMEF Profª Maria Alice Borges Ghion | COHAB Raposo Tavares
Professora representante: Andrea Rodrigues Leão

Mostra Cultural Itinerante
EMEF Profa Caíra Alayde Alvarenga Medea (EMEF Morro Grande) | Sítio Morro Doce
Professor representante: Allan Gregolim

Bairro Educador
CEI Geraldo Magela Peron | Jardim Soares
Professora representante: Débora Lima Cornélio Silva

Exploradores da Cidade
EMEI Gabriel Prestes | Bela Vista
Professora representante: Edna Conceição Monteiro

TCA/Tutoria
EMEF Assad Abdala | Jardim Maringá
Professora representante: Fátima Rosangela Gebin

“Eu Venho do Mundo”: Raízes Pankararu. Para conexões entre espaços territoriais daqui pra lá, de lá pra cá.
EMEF José de Alcântara Machado Filho | Real Parque
Professor representante: Leno Ricardo Vidinha de Freitas

História de Assombração para conhecer a cidade de São Paulo: entre fato e ficção
EMEF Paulo Freire | Paraisópolis
Professora representante: Neila de Fátima Araújo

Aula Pública, uma forma de ocupação do espaço.
EMEF Duque de Caxias | Glicério
Professor representante: Paulo Roberto Magalhães

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

Curso Povos Indígenas

Curso Povos Indígenas, as diversidades étnicas e a escola

Publicado em: 22/03/2016 12h26 - em CECI

SME convoca profissionais da Educação para formação inicial do Programa #Tamojunto

SME convoca profissionais da Educação para formação inicial do Programa #Tamojunto

Publicado em: 22/03/2016 12h16 - em Diretoria Regional de Educação Campo Limpo

Equipes dos NAAPAs preparam Diretriz

Equipes dos NAAPAs preparam Diretriz

Publicado em: 21/03/2016 4h29 - em Diretoria Regional de Educação Butantã

A Gestão Pedagógica para as relações Étnico-Raciais

A Gestão Pedagógica para as relações Étnico-Raciais

Publicado em: 21/03/2016 3h38 - em Diretoria Regional de Educação Butantã

2º Encontro Territoriar 2016

2º Encontro Territoriar 2016

Publicado em: 21/03/2016 3h37 - em Diretoria Regional de Educação São Miguel

1 1.311 1.312 1.313 1.314 1.315 1.463