Notícias

Prefeitura de SP oferece 205 vagas em Escolas Paralímpicas em quatro CEUs da zona Leste

As aulas são gratuitas e contam com as modalidades paralímpicas de natação, atletismo, vôlei sentado e tênis de mesa

Publicado em: 07/07/2025 16h08 | Atualizado em: 07/07/2025
 Fotografia com duas imagens de estudantes paraticipando das atividades nas "Escolinhas Paralímpicas" nos Ceus que estão com vagas abertas.

A Secretaria Municipal de Educação (SME) de São Paulo, por meio da Diretoria Regional de São Miguel, possui os Centros de Referência Paralímpico, carinhosamente chamados de “Escolinha Paralímpica”. Para o segundo semestre de 2025, há a oferta de 205 vagas nas “Escolas Paralímpicas” em quatro CEUs, nas modalidades paralímpicas de natação, atletismo, vôlei sentado e tênis de mesa.

Os CEUs Vila Curuçá, Parque São Carlos, Parque Veredas, Três Pontes estão com vagas abertas para novos participantes. Crianças, jovens e adultos de 7 anos em diante podem se inscrever. Não precisa ser aluno da Rede Municipal para participar. 

Todos os participantes recebem gratuitamente uniforme referente a modalidade que praticam. Os alunos que se destacam e desejam acessar os treinamentos de rendimento e o de alto rendimento, recebem o acompanhamento no Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB).

O projeto é uma iniciativa da DRE São Miguel Paulista em parceria com o Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB), desde de 2023. Localizados na zona Leste da capital, os CEUs Vila Curuçá, Parque São Carlos, Parque Veredas, Três Pontes e São Miguel oferecem as modalidades paralímpicas de natação, atletismo, vôlei sentado e tênis de mesa

Inscrições

As inscrições ficam abertas o ano todo e podem ser feitas pelo WhatsApp (11) 96426-6708, com a Eveliny, coordenadora do Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB). Quando não houver vaga disponível, é possível entrar para o cadastro de reserva e participar de ações articuladas junto ao CPB, como  festivais paralímpicos. 

Veja, abaixo, o cronograma e locais das aulas:

 CEU Vila Curuçá 

  • Atletismo [30 vagas disponíveis]

          Quartas e Quintas – 10h às 11h | 11h às 12h

  • Tênis de mesa [10 vagas disponíveis]

           Quartas e Quintas – 13h às 14h

  • Vôlei sentado [15 vagas disponíveis]

           Quartas e Quintas – 14h às 15h


CEU Parque São Carlos 

  • Atletismo [40 vagas disponíveis]

          Segunda – 10h às 11h | 11h às 12h | 13h às 14h | 14h às 15h

          Quarta – 10h às 11h | 14h às 15h

  • Natação [25 vagas disponíveis]

          Quarta – 11h às 12h | 13h às 14h | 13h30 às 14:30 


CEU Parque Veredas 

  • Vôlei Sentado [30 vagas disponíveis]

           Terças e sextas-feiras – 10h às 11h e das 11h às 12h

  • Atletismo [15 vagas disponíveis]

          Terças e sextas-feiras – 13h às 14h

  • Tênis de Mesa [10 vagas disponíveis]

           Terças e sextas-feiras – 14h às 15h


CEU Três Pontes

  • Natação [10 vagas  disponíveis]

          Terças e Quintas-feira – 9h30 às 10h30 | 12h30 às 13h30

  • Atletismo [20 vagas disponíveis]

          Terças e Quintas-feira – 10h30 às 11h30 | 13h30 às 14h30.

Acesse o endereço e telefone dos CEUs. 

Saiba mais sobre os Centros Educacionais Unificados (CEUs).

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

Imagem com o fundo roxo e o texto

Virada Cultural chega aos CEUs com shows de MC Soffia, Demônios da Garoa e mais

Publicado em: 08/05/2026 6h23 - em Secretaria Municipal de Educação

Fotografia do ginásio coberto e da piscina de um Centro Educacional Unificado (CEU).

Maior evento de inovação e tecnologia do país chega às periferias com programação gratuita

Publicado em: 08/05/2026 4h26 - em Secretaria Municipal de Educação

Fotografia de várias crianças com uniforme escolar da PMSP. Elas estão na sala de aula e seguram carteirinhas em suas mãos.

Semana de Formação dos Grêmios Estudantis fortalece protagonismo nas escolas 

Publicado em: 08/05/2026 10h00 - em Secretaria Municipal de Educação

Mulher de meia-idade realiza exame oftalmológico em consultório médico. Ela está posicionada diante de um equipamento de avaliação ocular, enquanto um profissional de saúde observa seus olhos pelo aparelho. A imagem destaca o atendimento especializado em saúde da visão.

CEU Azul da Cor do Mar realiza inscrições para Mutirão da Catarata gratuito

Publicado em: 07/05/2026 5h18 - em Diretoria Regional de Educação Itaquera

Imagem com o fundo branco, bosdas azuis e o texto

Inscrições abertas para 1ª Mostra Estudantil de Arte Contemporânea 

Publicado em: 07/05/2026 3h45 - em Diretoria Regional de Educação Butantã

«1 2 3 1.655