Notícias
Oficina de robótica e cultura maker na EMEF Almirante Sylvio Heck
Projeto trabalhou o protagonismo dos estudantes aliado ao uso da tecnologia, ciência e matemática
Publicado em: 16/07/2018 17h43 | Atualizado em: 30/11/2020Os estudantes do Ensino Fundamental I e II da Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Almirante Sylvio Heck, da Diretoria Regional de Ensino (DRE) Santo Amaro, realizaram nos dias 2 e 4 de julho a primeira oficina de robótica e cultura maker.
Os participantes das aulas de robótica, dos 2º aos 9º anos, trabalharam com circuitos digitais e manuais e aplicativos de linguagem de programação Scratch e Pivot de março até junho. Então, conforme a cultura maker (“faça você mesmo”), os estudantes desenvolveram pebolins e futebol de mesa a partir de pesquisas, rascunhos digitais e testes com protótipos.
Utilizando apenas materiais de sucata, o trabalho desenvolvido com a supervisão e orientação dos educadores Aline de Matos, Daniela Viana, Elaine Silveira e Raul Oliveira, também teve adaptação para os alunos dos 2º anos. “É possível trabalhar elementos mais complexos com as crianças menores, mas para isso foi essencial a adaptação”, complementa a professora Daniela Viana.
Segundo a professora Aline Matos, após iniciar o uso do aplicativo Scratch, em 2015, surgiu a ideia de colocar em prática as atividades. Assim, ela resolveu unir o movimento cultural e esportivo proporcionado pela Copa do Mundo com a tecnologia.
A atividade foi toda construída com base em conceitos matemáticos e no uso da leitura matemática. Durante a finalização do projeto, surgiram novos desafios, como o de deslizar, sobre o campo de futebol de papelão, as peças que seriam controladas por meio da atração de imãs. Então, foram iniciadas novas pesquisas, agora envolvendo a ciência, para descobrir quais seriam os melhores materiais.
“Nós aprendemos juntos, foram descobertas tanto para os alunos quanto para nós, professores”, explica a professora Aline Matos.
Para a apresentação dos materiais elaborados, foi realizado seminário sobre o funcionamento das mesas de futebol magnético e do pebolim, além do compartilhamento de experiências dos estudantes sobre a parte prática. “Com a robótica, aprendi a mexer no Google e usar o Scratch. Se algum dia eu precisar usar o computador na minha profissão, posso dizer que aprendi a utilizá-lo a partir das aulas de robótica” conta o estudante Maicon de Oliveira, do 9º ano.
Notícias Mais Recentes
Secretaria Municipal de Educação
Escolas Municipais convidam famílias para um momento de diálogo e parceria pela aprendizagem dos estudantes
Secretaria Municipal de Educação
Boletim Pedagógico do 3º Bimestre chega para apoiar planejamento pedagógico das escolas
Diretoria Regional de Educação Butantã
3º Prêmio Lego Braille Bricks recebe inscrições de educadores com projetos escolares inclusivos
Diretoria Regional de Educação São Miguel
Piquenique no Parque Jacuí reúne crianças e famílias em dia de aprendizado e afeto
Secretaria Municipal de Educação
Editoras interessadas podem se inscrever para o Fli Sampa
Secretaria Municipal de Educação
SME abre credenciamento para especialistas em jogos de tabuleiro e mestres de xadrez
Relacionadas

Mais dois Centros de Educação Infantil inaugurados na zona norte
Publicado em: 30/06/2016 3h35 - em Diretoria Regional de Educação Jaçanã/Tremembé

EMEI Cornélio Pires realiza a “I Caminhada Pela Paz e Diversidade”
Publicado em: 30/06/2016 3h32 - em Diretoria Regional de Educação Penha

Plateia SME – edição de 29 de junho
Publicado em: 30/06/2016 10h08 - em CEU e COCEU

I Festival de Mancala Awelé
Publicado em: 29/06/2016 6h29 - em Diretoria Regional de Educação Butantã

Participantes do curso Educomunicação Socioambiental realizam plantio de horta
Publicado em: 29/06/2016 3h18 - em Diretoria Regional de Educação Guaianases