Notícias

Participantes do curso Educomunicação Socioambiental realizam plantio de horta

Encerramento da formação contou com apresentação de trabalhos dos educadores e palestras da SVMA e da Morada da Floresta

Publicado em: 29/06/2016 15h18 | Atualizado em: 30/11/2020

educomunicacao_socioambiental_740_x_430.jpg
A escola usou 20 pneus para fazer os canteiros da horta, que serão inicialmente cuidados por duas salas. Metade foi pintada de amarelo e outra de vermelho, para diferenciar quais canteiros ficarão sob os cuidados de cada grupo de estudantes

Matéria produzida pelo Núcleo de Educomunicação

Na sexta, 24 de junho, pela manhã, aconteceu o encerramento do curso Educomunicação Socioambiental na Escola, que desde o dia 4 de junho estava sendo oferecido no Centro de Educação de Jovens e Adultos (CIEJA) Rosa Kazue Inakake, na Diretoria Regional de Educação (DRE) Guaianases. Os 23 educadores participantes, de 13 escolas da região, reuniram-se na Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Madre Joana Angélica de Jesus Madre para apresentar as produções que realizaram durante a formação e realizar um mutirão de plantio da horta da escola.

Ao longo do curso Educomunicação Socioambiental na Escola, os participantes foram instigados a construir produtos ou atos de comunicação que mobilizassem estudantes, professores, funcionários e a comunidade como um todo a fim de fortalecer as ações e projetos de educação ambiental nas escolas. Eles se dividiram em quatro grupos e, na sexta-feira, apresentaram os trabalhos finais, que utilizaram diversas mídias e estratégias de comunicação, desde vídeos, projeção de imagens, roda de conversa, quadrinhos em redes sociais até mensagens imagéticas estampadas em camisetas. Em comum, todos tinham uma abordagem positiva, lúdica, engajada e que convidava à reflexão e, principalmente, à ação.

educomunicacao_socioambiental_IV_740_x_430.jpg
A programação começou dentro da sala de aula, com a apresentação dos trabalhos dos educadores e palestras dos convidados

O evento teve a presença do engenheiro agrônomo Edgar Zanetti Junior, da Secretaria Municipal do Verde e do Meio Ambiente, que explicou como o órgão tem apoiado a implantação de hortas nas escolas. “A Lei 16.140/2015 articula o consumo de alimentos orgânicos ou de base agroecológica na alimentação escolar com a criação de hortas pedagógicas. O grande desafio não é criá-las, mas sim dar continuidade a elas”, ressaltou Edgar.


educomunicacao_socioambiental_II_740_x_430.jpg
O engenheiro agrônomo Edgar Zanetti falou sobre a Lei 16.140/2015 e o Decreto 56.913/2016


Outro convidado, o educador Cauã Messinetti, da Morada da Floresta, apresentou os projetos Composta São Paulo e Escolas Mais Orgânicas. “Mais da metade do lixo que nós geramos é orgânico. E há tecnologias relativamente simples e de baixo custo para que a gente realize a compostagem em casa e na escola e transforme esses resíduos em adubo. Com isso, temos um incentivo a mais para a criação da horta”, defendeu o educador. Ele ainda revelou que a Morada da Floresta irá lançar em breve, na Secretaria Municipal de Educação, um manual sobre compostagem escolar.

educomunicacao_socioambiental_I_740_x_430.jpg
Cauã Messinetti, da Morada da Floresta, fala sobre compostagem à Imprensa Jovem da EMEF Profº Luiz Roberto Mega

O mutirão para o plantio da horta contou com a parceria da Planta de Compostagem da Subprefeitura da Lapa, que doou 150 kg de composto orgânico usado como adubo e com a presença e apoio técnico do jardineiro Maurício, do CEU Jambeiro, que orientou os estudantes durante o plantio dos temperos, hortaliças e leguminosas.

A Imprensa Jovem da EMEF Professor Luiz Roberto Mega também marcou presença, fazendo a cobertura desse encerramento de curso. A ela, somaram-se os estudantes do Grêmio da própria EMEF Madre Joana Angélica de Jesus, que ampliaram os registros em foto, vídeo e entrevistas sobre o evento.

educomunicacao_socioambiental_III_740_x_430.jpg
Estudantes do Grêmio da EMEF Madre Joana Angélica de Jesus entrevistam Mariza Pinto, formadora do Núcleo de Educomunicação da SME

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

ilustração de um cinema com a logomarca Circuito SPcine

Circuito Spcine ganha 10 novas salas de cinema na periferia

Publicado em: 28/01/2022 3h33 - em Secretaria Municipal de Educação

Banner do congresso Internacional de Educação Básica - imagem do mapa do Brasil com a frase Educa Brasil 2022

Congresso Internacional de Educação Básica está com as inscrições abertas

Publicado em: 27/01/2022 2h29 - em Secretaria Municipal de Educação

Reunião de Planejamento 2022.

Gestores das 13 DREs participam de reunião de planejamento na SME

Publicado em: 26/01/2022 1h35 - em Secretaria Municipal de Educação

Teatro nos CEUs Aniversário de São Paulo

Aniversário de São Paulo é comemorado com peças teatrais nos CEUs

Publicado em: 24/01/2022 6h13 - em Secretaria Municipal de Educação

PMLLLB -Plano Municipal do Livro, Leitura, Literatura e Biblioteca -

Conselho Municipal do Plano do Livro toma posse nesta quarta

Publicado em: 24/01/2022 5h43 - em Secretaria Municipal de Educação

1 2 3 1.212