Notícias

Participantes do curso Educomunicação Socioambiental realizam plantio de horta

Encerramento da formação contou com apresentação de trabalhos dos educadores e palestras da SVMA e da Morada da Floresta

Publicado em: 29/06/2016 15h18 | Atualizado em: 30/11/2020

educomunicacao_socioambiental_740_x_430.jpg
A escola usou 20 pneus para fazer os canteiros da horta, que serão inicialmente cuidados por duas salas. Metade foi pintada de amarelo e outra de vermelho, para diferenciar quais canteiros ficarão sob os cuidados de cada grupo de estudantes

Matéria produzida pelo Núcleo de Educomunicação

Na sexta, 24 de junho, pela manhã, aconteceu o encerramento do curso Educomunicação Socioambiental na Escola, que desde o dia 4 de junho estava sendo oferecido no Centro de Educação de Jovens e Adultos (CIEJA) Rosa Kazue Inakake, na Diretoria Regional de Educação (DRE) Guaianases. Os 23 educadores participantes, de 13 escolas da região, reuniram-se na Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Madre Joana Angélica de Jesus Madre para apresentar as produções que realizaram durante a formação e realizar um mutirão de plantio da horta da escola.

Ao longo do curso Educomunicação Socioambiental na Escola, os participantes foram instigados a construir produtos ou atos de comunicação que mobilizassem estudantes, professores, funcionários e a comunidade como um todo a fim de fortalecer as ações e projetos de educação ambiental nas escolas. Eles se dividiram em quatro grupos e, na sexta-feira, apresentaram os trabalhos finais, que utilizaram diversas mídias e estratégias de comunicação, desde vídeos, projeção de imagens, roda de conversa, quadrinhos em redes sociais até mensagens imagéticas estampadas em camisetas. Em comum, todos tinham uma abordagem positiva, lúdica, engajada e que convidava à reflexão e, principalmente, à ação.

educomunicacao_socioambiental_IV_740_x_430.jpg
A programação começou dentro da sala de aula, com a apresentação dos trabalhos dos educadores e palestras dos convidados

O evento teve a presença do engenheiro agrônomo Edgar Zanetti Junior, da Secretaria Municipal do Verde e do Meio Ambiente, que explicou como o órgão tem apoiado a implantação de hortas nas escolas. “A Lei 16.140/2015 articula o consumo de alimentos orgânicos ou de base agroecológica na alimentação escolar com a criação de hortas pedagógicas. O grande desafio não é criá-las, mas sim dar continuidade a elas”, ressaltou Edgar.


educomunicacao_socioambiental_II_740_x_430.jpg
O engenheiro agrônomo Edgar Zanetti falou sobre a Lei 16.140/2015 e o Decreto 56.913/2016


Outro convidado, o educador Cauã Messinetti, da Morada da Floresta, apresentou os projetos Composta São Paulo e Escolas Mais Orgânicas. “Mais da metade do lixo que nós geramos é orgânico. E há tecnologias relativamente simples e de baixo custo para que a gente realize a compostagem em casa e na escola e transforme esses resíduos em adubo. Com isso, temos um incentivo a mais para a criação da horta”, defendeu o educador. Ele ainda revelou que a Morada da Floresta irá lançar em breve, na Secretaria Municipal de Educação, um manual sobre compostagem escolar.

educomunicacao_socioambiental_I_740_x_430.jpg
Cauã Messinetti, da Morada da Floresta, fala sobre compostagem à Imprensa Jovem da EMEF Profº Luiz Roberto Mega

O mutirão para o plantio da horta contou com a parceria da Planta de Compostagem da Subprefeitura da Lapa, que doou 150 kg de composto orgânico usado como adubo e com a presença e apoio técnico do jardineiro Maurício, do CEU Jambeiro, que orientou os estudantes durante o plantio dos temperos, hortaliças e leguminosas.

A Imprensa Jovem da EMEF Professor Luiz Roberto Mega também marcou presença, fazendo a cobertura desse encerramento de curso. A ela, somaram-se os estudantes do Grêmio da própria EMEF Madre Joana Angélica de Jesus, que ampliaram os registros em foto, vídeo e entrevistas sobre o evento.

educomunicacao_socioambiental_III_740_x_430.jpg
Estudantes do Grêmio da EMEF Madre Joana Angélica de Jesus entrevistam Mariza Pinto, formadora do Núcleo de Educomunicação da SME

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

EMEF cria escape room sobre mitologia grega para estimular o raciocínio lógico dos estudantes

EMEF cria escape room sobre mitologia grega para estimular o raciocínio lógico dos estudantes

Publicado em: 02/12/2022 1h47 - em Secretaria Municipal de Educação

foto ilustrativa de estágio

Prática de estágio em escola municipal é reconhecida pela Prefeitura de São Paulo

Publicado em: 02/12/2022 12h18 - em Diretoria Regional de Educação São Mateus

Educador Em Destaque

SME homenageia e premia professores da Rede Municipal no Educador em Destaque 2022

Publicado em: 01/12/2022 4h25 - em Secretaria Municipal de Educação

Uniceu

Quatro polos da Rede UniCEU estão com inscrições abertas para especialização gratuita

Publicado em: 01/12/2022 2h32 - em Secretaria Municipal de Educação

Fotofrafia de uma pessoa com jaleco branco segurando uma escova de dentes gigantes e conversando com uma criança e duas pessoas adultas ao lado dela. Todos estão sorrindo e sentados à mesa que também possui uma dentadura gigante sobre ela.

Secretarias da Saúde e da Educação oficializam Programa Saúde na Escola

Publicado em: 01/12/2022 1h08 - em Secretaria Municipal de Educação

1 2 3 1.300