Notícias
Maria Benedita Gonçalves Araujo da Silva
Educador Autor
Publicado em: 09/08/2018 17h49 | Atualizado em: 30/11/2020Relações Interpessoais na Escola Versus Bullying
Editora All Print
O presente trabalho tem o objetivo de esclarecer um fenômeno ainda pouco conhecido e muito presente nas instituições educacionais: o bullying no ambiente escolar e as relações interpessoais. Agressões entre alunos, físicas ou morais, que trazem consequências sérias, tanto para quem as comete como para suas vítimas. Muitos são os depoimentos que indicam fatos ocorridos no interior das instituições de ensino, muitas vezes indiferentes para os profissionais da educação, mas que podem trazer graves sequelas na vida dos jovens e das pessoas envolvidas. Demonstrar que as instituições educacionais e a sociedade não podem se omitir em relação ao bullying. Desta maneira, este estudo descritivo com abordagem visou analisar as dificuldades enfrentadas pelas vítimas de bullying no ambiente escolar. Utilizou-se como método de estudo a pesquisa bibliográfica por meio de livros, pesquisa na internet, artigos em jornais e revistas. Finalizando, procurou-se demonstrar a prevenção ao bullying, com exemplos de programas de sucesso em prol das crianças, adolescentes e demais envolvidos no ambiente escolar, em suas relações interpessoais. Neste trabalho está o resultado de uma discussão sobre as relações interpessoais no ambiente escolar e o bullying, que acabam por influenciar as relações de trabalho e de estudo neste ambiente e o objetivo do mesmo é analisar os aspectos que podem favorecer um ambiente no qual prevaleçam as relações interpessoais mais humanas e justas, privilegiando o respeito à diversidade sociocultural de todos os envolvidos no processo educacional que se relacionam direta ou indiretamente com o aluno. Muitas vezes observa-se que o ambiente se torna frio, hostil e de difícil convívio, geralmente isso é reflexo da falta de verificação dos problemas vivenciados pelos alunos, professores e a comunidade escolar e da falta de comunicação, que é um fator primordial para um bom relacionamento e positivas relações interpessoais. O espaço da escola não é apenas um “continente”, um recipiente que abriga alunos, livros, professores, um local em que se realizam atividades de aprendizagem, mas é também um “conteúdo” ele mesmo é educativo.
Maria Benedita Gonçalves Araujo da Silva
Coordenadora Pedagógica (aposentada)
e-mails: bene146@hotmail.com / contato@benearaujosilva.com.br
Notícias Mais Recentes
Secretaria Municipal de Educação
Livros “Descobrir-se Autor” e “Revelar-se Autor” são lançados na Câmara Municipal de São Paulo
Secretaria Municipal de Educação
Maio Laranja: Escolas Municipais promovem ações de conscientização
Secretaria Municipal de Educação
SME promove curso que é experiência imersiva nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
Secretaria Municipal de Educação
Secretaria Municipal de Educação participará da celebração global “Make Music Day”
Secretaria Municipal de Educação
Projeto Estudantes em Ação premiará estudantes e unidades educacionais
Secretaria Municipal de Educação
Secretaria Municipal de Educação lança e-book para registrar a trajetória de 30 anos de Tecnologias para Aprendizagem
Relacionadas
São Paulo celebra os 80 anos da Educação Infantil
Publicado em: 08/10/2015 6h06 - em Educação Infantil
CEU Vila do Sol – Programação de outubro de 2015
Publicado em: 08/10/2015 5h26 - em CEU e COCEU
Pintura sensorial no CEI Parque Fongaro
Publicado em: 08/10/2015 5h10 - em Diretoria Regional de Educação Ipiranga
CEU Heliópolis – Programação de outubro de 2015
Publicado em: 08/10/2015 5h04 - em CEU e COCEU
Festival Entretodos nas unidades escolares da DRE PJ
Publicado em: 08/10/2015 4h50 - em Diretoria Regional de Educação Pirituba