Notícias
Inscrições para a JAM Virtual 2022 tem prazo prorrogado até 30 de junho
Estudantes e professores podem enviar seus protótipos de robôs; neste ano, ação integra o ‘Scratch Day’ e a Semana Municipal da Cultura Maker
Publicado em: 24/06/2022 11h55 | Atualizado em: 24/06/2022
O Núcleo Técnico de Currículo – Tecnologias para Aprendizagem (NTC-TPA), da Secretaria Municipal de Educação de São Paulo, prorrogou o prazo das inscrições da JAM Virtual 2022. Os projetos poderão ser enviados até 30 de junho.
A JAM Virtual é uma maratona de desafios para a produção de protótipos de robôs. Nela, os estudantes trabalham individualmente ou em equipe para cumprir o desafio, tudo feito com a orientação dos professores. Podem participar os estudantes desde o Ensino Fundamental I até a Educação de Jovens e Adultos (EJA) da Rede Municipal de Ensino.
Abaixo, veja quais são os desafios deste ano:
Desafio 1 – Construção de Autômatos
Desafia os estudantes a construírem autômatos, que são máquinas que possuem mecanismos internos que possibilitam executar certas tarefas imitando a vida e o movimento de objetos.
Desafio 2 – Brincando com Cores
Já o segundo desafio é o Brincando com Cores, no Scratch, uma mensagem secreta que pode ser escrita com uma “tinta invisível”, porém neste desafio, será utilizado filtro de cores para a criação da mensagem.
Acesse aqui as orientações completas sobre a JAM Virtual 2022.
Visando uma maior participação, cada um dos desafios possui opções para sua produção, assim os estudantes escolhem o que mais se identificam. O NTC-TPA separou alguns vídeos que servem de inspiração para as criações que estão nas orientações completas acima.
As equipes podem mesclar idades e escolas. Os estudantes usam suas habilidades, seus conhecimentos e muitas vezes fazem novas amizades, pois acontece de trabalhar com pessoas que não conhecem. Para participarem os interessados devem começar a montar sua criação, que pode ser física ou digital.
Entrega
Ao final da criação deverá ser feita a entrega em formato de vídeo ou relatório escrito com imagens. É necessário que os estudantes contem sobre como foi o processo de criação, como funciona e para que serve, lembrando de se identificar, colocando o seu nome e o nome da escola.
Os participantes devem disponibilizar o vídeo ou o relatório em um Google Drive, ou então publicar o vídeo em canal pessoal do YouTube, os links devem ser colocados no formulário de inscrição.
Clique aqui para fazer sua inscrição.
Feito isso, o seu desafio está válido. O estudante pode autorizar ou não a divulgação da sua criação no formulário, se optar por publicar, use a hashtag #JAMVIRTUALTPA2022.
O evento se encerra na Semana Maker e o Núcleo Técnico de Currículo irá fazer uma transmissão ao vivo convidando alguns dos desafiados a mostrarem seus protótipos e falarem como foi a experiência.
A JAM Virtual 2022 entrará em duas agendas, o Scratch Day, que acontece em maio, e a Semana Municipal da Cultura Maker, que passa a fazer parte da Agenda da Cidade de São Paulo, em junho.
Notícias Mais Recentes
Diretoria Regional de Educação Butantã
EMEF Marechal Deodoro organiza exposição imersiva no Butantã Shopping
Secretaria Municipal de Educação
Projeto leva estudantes da Classe Hospital da Associação Cruz Verde ao Museu da Língua Portuguesa
Secretaria Municipal de Educação
Pré-Jornada discute narrativas infantis e intencionalidade na educação infantil
Secretaria Municipal de Educação
Escolas Municipais celebram o Make Music Day 2025 com estudantes
Secretaria Municipal de Educação
Mais espaço de notícias, vídeos e integração com redes sociais no site da SME
Diretoria Regional de Educação Itaquera
SME organiza ações para o junho migrante em escolas
Relacionadas

CEU Formosa recebe a dupla Tchesco e Leandro
Publicado em: 27/10/2015 5h06 - em CEU e COCEU

Prêmios Professor Emérito e Destaque 2015
Publicado em: 27/10/2015 3h51 - em Secretaria Municipal de Educação

Alunos realizam ação solidária em prol de idosos
Publicado em: 27/10/2015 3h14 - em Diretoria Regional de Educação São Miguel

Um dia especial para a comunidade no Pinheirinho d´Água
Publicado em: 27/10/2015 3h11 - em Diretoria Regional de Educação Pirituba

Projeto Mediação de Conflitos na EMEF Renato Antonio Checchia
Publicado em: 27/10/2015 2h40 - em Diretoria Regional de Educação Pirituba