Notícias

Seminário fomenta práticas inclusivas na Rede Municipal de Ensino

O evento propôs a reflexão sobre os métodos de integração de alunos com deficiência, bem como os avanços alcançados na área.

Publicado em: 19/11/2015 17h30 | Atualizado em: 30/11/2020

praticas_inclusivas_740_x_430.jpg
Os alunos da EMEF Pedro Nava exibem as bolsas que construíram em sala de aula

Aconteceu no dia 12 de novembro, no Centro Educacional Unificado (CEU) Butantã, o primeiro Seminário de Práticas Inclusivas em Ação. Realizado pelo Centro de Formação e Acompanhamento à Inclusão do Butantã (CEFAI-BT) da Diretoria Regional de Educação (DRE) Butantã, o encontro teve como objetivo refletir e difundir os recentes avanços na educação de alunos com deficiência. Participaram do evento professores, gestores, estudantes, famílias, educadores e profissionais de outras áreas.

O Seminário surgiu como resposta à necessidade cada vez maior de educação e inclusão de crianças com diferentes deficiências, e contou com atividades diversas, que colocaram em pauta o referido tema.

Depois da Abertura, que teve as falas de Patrícia Tanganelli, da coordenação do CEFAI, Marcia Tosetti, da Supervisão Escolar, Neide Aparecida Ribeiro, diretora de orientação técnico pedagógica, Renata Alencar, diretora de orientação técnica da educação especial da SME e André Luiz Bafume, diretor regional da DRE Butantã , aconteceu a Apresentação Cultural, na qual se exibiu o grupo Cigano La Luna Mística.

Na sequência, educadores, especialistas e estudiosos da educação participaram de uma Mesa de Debates especialmente dedicada a discutir as práticas de inclusão no ensino. Fizeram parte da conversa a professora Silvana Lucena dos Santos Drago, da Secretaria Municipal de Pessoas com Deficiência, as doutoras Martha Aoki e Vanessa Andrade, da UBS Boa Vista, Cristina Lopérgolo e Luciana Della Nina, do Ambulatório do Peri Peri e a professora doutora Karina Soledad, da Faculdade de Educação da USP.

No período da tarde os educadores apresentaram relatos sobre suas experiências na área, como, por exemplo, o professor Anísio Jorge Neto, que coordena o Projeto “Sem Barreiras” do CEU Butantã, no qual crianças com deficiência são inseridas no mundo do esporte. A seguir, os da EMEF Pedro Nava exibiram seus trabalhos na apresentação Alunos na Passarela. Para encerrar, uma exibição surpresa de dança executada pelos alunos da EMEF CEU César Arruda Castanho encantou a platéia.

Para André Bafume, Diretor da DRE Butantã, a crescente demanda por cada vez mais inclusão traz consigo a necessidade de que se continue a realizar seminários como esse, de maneira que se possa acompanhar e fomentar as práticas de integração de alunos deficientes em toda a rede municipal de educação.

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

Um grupo de pessoas em uma arquibancada com os braços levantados.

Imprensa Jovem acompanha treino de Fórmula E

Publicado em: 18/03/2024 6h24 - em Educomunicação

Dengue Demonstração Fumacê

Escolas da Rede Municipal de Ensino realizam ações de combate ao mosquito da dengue e outras doenças

Publicado em: 18/03/2024 6h22 - em Secretaria Municipal de Educação

Fotografia mostra pessoas tomando banho de piscina.

CEUs oferecem piscinas para a população da capital de SP

Publicado em: 16/03/2024 9h00 - em Secretaria Municipal de Educação

imagem com ilustração de diversos rostos de perfil, cada um deles possui características físicas diferentes - Formação para professores Portas Abertas
Fotografia mostra vinte e duas pessoas posando para foto em formato selfie.

EMEF Sebastião Francisco cria coletivo para discutir pautas do universo feminino

Publicado em: 15/03/2024 4h02 - em Secretaria Municipal de Educação

1 2 3 1.431