Notícias

Seminário fomenta práticas inclusivas na Rede Municipal de Ensino

O evento propôs a reflexão sobre os métodos de integração de alunos com deficiência, bem como os avanços alcançados na área.

Publicado em: 19/11/2015 17h30 | Atualizado em: 30/11/2020

praticas_inclusivas_740_x_430.jpg
Os alunos da EMEF Pedro Nava exibem as bolsas que construíram em sala de aula

Aconteceu no dia 12 de novembro, no Centro Educacional Unificado (CEU) Butantã, o primeiro Seminário de Práticas Inclusivas em Ação. Realizado pelo Centro de Formação e Acompanhamento à Inclusão do Butantã (CEFAI-BT) da Diretoria Regional de Educação (DRE) Butantã, o encontro teve como objetivo refletir e difundir os recentes avanços na educação de alunos com deficiência. Participaram do evento professores, gestores, estudantes, famílias, educadores e profissionais de outras áreas.

O Seminário surgiu como resposta à necessidade cada vez maior de educação e inclusão de crianças com diferentes deficiências, e contou com atividades diversas, que colocaram em pauta o referido tema.

Depois da Abertura, que teve as falas de Patrícia Tanganelli, da coordenação do CEFAI, Marcia Tosetti, da Supervisão Escolar, Neide Aparecida Ribeiro, diretora de orientação técnico pedagógica, Renata Alencar, diretora de orientação técnica da educação especial da SME e André Luiz Bafume, diretor regional da DRE Butantã , aconteceu a Apresentação Cultural, na qual se exibiu o grupo Cigano La Luna Mística.

Na sequência, educadores, especialistas e estudiosos da educação participaram de uma Mesa de Debates especialmente dedicada a discutir as práticas de inclusão no ensino. Fizeram parte da conversa a professora Silvana Lucena dos Santos Drago, da Secretaria Municipal de Pessoas com Deficiência, as doutoras Martha Aoki e Vanessa Andrade, da UBS Boa Vista, Cristina Lopérgolo e Luciana Della Nina, do Ambulatório do Peri Peri e a professora doutora Karina Soledad, da Faculdade de Educação da USP.

No período da tarde os educadores apresentaram relatos sobre suas experiências na área, como, por exemplo, o professor Anísio Jorge Neto, que coordena o Projeto “Sem Barreiras” do CEU Butantã, no qual crianças com deficiência são inseridas no mundo do esporte. A seguir, os da EMEF Pedro Nava exibiram seus trabalhos na apresentação Alunos na Passarela. Para encerrar, uma exibição surpresa de dança executada pelos alunos da EMEF CEU César Arruda Castanho encantou a platéia.

Para André Bafume, Diretor da DRE Butantã, a crescente demanda por cada vez mais inclusão traz consigo a necessidade de que se continue a realizar seminários como esse, de maneira que se possa acompanhar e fomentar as práticas de integração de alunos deficientes em toda a rede municipal de educação.

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

Crianças e professora de Educação Infantil em sala de aula.
Professora de Educação Infantil sentada no chão da sala com cinco bebês sentados a sua volta brincando.

SME faz nova convocação de aprovados em concurso

Publicado em: 22/09/2022 5h07 - em Secretaria Municipal de Educação

Imagem com o fundo em mosaico colorido em tons de lilás, azul e verde, onde se lê
Imagem com fundo azul, três faixas no canto esquerdo nas cores rosa, azul e verde, no centro está escrito IV EducaPenha.

DRE Penha realiza IV EducaPenha

Publicado em: 21/09/2022 6h59 - em Diretoria Regional de Educação Penha

Fotografia mostra pessoas sentadas em cadeiras de auditório. Elas estão olhando para frente, para o palco, onde há um homem de pé, segurando um microfone, que está falando enquanto olha para uma apresentação de slide, onde se lê: “Será que eu fiz certo?” na cor vermelha. Abaixo contém o texto: “Na dúvida, pergunte, consulte os colegas, os estudantes. Estude, retome a teoria. Refaça, volte ao começo. E faça outra vez. A prática é fundamental para o desenvolvimento, evolução”, que está escrito na cor preta.
1 2 3 1.283