Notícias

Seminário fomenta práticas inclusivas na Rede Municipal de Ensino

O evento propôs a reflexão sobre os métodos de integração de alunos com deficiência, bem como os avanços alcançados na área.

Publicado em: 19/11/2015 17h30 | Atualizado em: 30/11/2020

praticas_inclusivas_740_x_430.jpg
Os alunos da EMEF Pedro Nava exibem as bolsas que construíram em sala de aula

Aconteceu no dia 12 de novembro, no Centro Educacional Unificado (CEU) Butantã, o primeiro Seminário de Práticas Inclusivas em Ação. Realizado pelo Centro de Formação e Acompanhamento à Inclusão do Butantã (CEFAI-BT) da Diretoria Regional de Educação (DRE) Butantã, o encontro teve como objetivo refletir e difundir os recentes avanços na educação de alunos com deficiência. Participaram do evento professores, gestores, estudantes, famílias, educadores e profissionais de outras áreas.

O Seminário surgiu como resposta à necessidade cada vez maior de educação e inclusão de crianças com diferentes deficiências, e contou com atividades diversas, que colocaram em pauta o referido tema.

Depois da Abertura, que teve as falas de Patrícia Tanganelli, da coordenação do CEFAI, Marcia Tosetti, da Supervisão Escolar, Neide Aparecida Ribeiro, diretora de orientação técnico pedagógica, Renata Alencar, diretora de orientação técnica da educação especial da SME e André Luiz Bafume, diretor regional da DRE Butantã , aconteceu a Apresentação Cultural, na qual se exibiu o grupo Cigano La Luna Mística.

Na sequência, educadores, especialistas e estudiosos da educação participaram de uma Mesa de Debates especialmente dedicada a discutir as práticas de inclusão no ensino. Fizeram parte da conversa a professora Silvana Lucena dos Santos Drago, da Secretaria Municipal de Pessoas com Deficiência, as doutoras Martha Aoki e Vanessa Andrade, da UBS Boa Vista, Cristina Lopérgolo e Luciana Della Nina, do Ambulatório do Peri Peri e a professora doutora Karina Soledad, da Faculdade de Educação da USP.

No período da tarde os educadores apresentaram relatos sobre suas experiências na área, como, por exemplo, o professor Anísio Jorge Neto, que coordena o Projeto “Sem Barreiras” do CEU Butantã, no qual crianças com deficiência são inseridas no mundo do esporte. A seguir, os da EMEF Pedro Nava exibiram seus trabalhos na apresentação Alunos na Passarela. Para encerrar, uma exibição surpresa de dança executada pelos alunos da EMEF CEU César Arruda Castanho encantou a platéia.

Para André Bafume, Diretor da DRE Butantã, a crescente demanda por cada vez mais inclusão traz consigo a necessidade de que se continue a realizar seminários como esse, de maneira que se possa acompanhar e fomentar as práticas de integração de alunos deficientes em toda a rede municipal de educação.

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

Fotografia de grupo de jovens em participação de uma reunião

SME incentiva que estudantes, familiares e profissionais façam parte das instâncias de participação

Publicado em: 27/02/2024 12h36 - em Secretaria Municipal de Educação

Fotografia de cinco estudantes com a camiseta laranja do Imprensa Jovem. Três estudantes estão sentados em bancos altos em frente a uma estante de livros e a menina que está no meio segura um microfone e um celular. Todos olham para o celular. Em primeiro plano, de costas para o ângulo da fotografia, um menino manuseia o tripé em que está a câmera e o celular, atrás de sua camiseta laranja está escrito em preto Imprensa Jovem. Em frente a ele, e também de costas para o ângulo da foto, há mais uma estudante.
Design Sem Nome (1)

DRE Guaianases promove reunião de organização

Publicado em: 22/02/2024 4h37 - em Diretoria Regional de Educação Guaianases

Imagem dividida em 3 retângulos, cada um com imagens que fazem alusão à símbolos indígenas
Foto de um adulto, com camiseta do Fab Lab, escrevendo em uma lousa branca, crianças acompanhando , tanto em pé, ao lado da lousa, como sentados.

Rede Fab Lab Livre SP abre agenda de oficinas para estudantes e professores da Rede Municipal

Publicado em: 22/02/2024 11h30 - em Secretaria Municipal de Educação

1 2 3 4 1.428