Notícias

DRE Guaianases participa da 28ª Bienal Internacional do Livro de São Paulo

Estudantes e profissionais da rede municipal de ensino participaram de atividades que incentivam a leitura, a cultura e a formação de novos leitores

Publicado em: 15/09/2026 17h48 | Atualizado em: 18/09/2026
Público acompanha uma atividade durante a Bienal do Livro, em espaço interno do evento. Pessoas estão sentadas diante de um palco, enquanto outras acompanham a programação ao fundo, próximo aos estandes de livros.

Professores e educadores da Diretoria Regionais de Educação (DRE) Guaianases participaram da Bienal do Livro, em São Paulo, em uma programação que reuniu literatura, educação e troca de experiências, a participação ocorreu com os professores. A proposta foi circular pelos estandes, conhecer e analisar os novos lançamentos de literatura voltados à Educação Infantil e participar das palestras e atividades oferecidas durante o evento.

Servidores da Divisão Pedagógica (DIPED) participaram de mesas e rodas de conversa que reforçou a importância da literatura no cotidiano escolar e seu papel na formação de estudantes, o trabalho das Academias Estudantis de Letras (AEL) também se destaca ao incentivar os alunos a produzirem e publicarem seus próprios textos, aproximando-os de escritores e da literatura.

A professora Julia Oliveira, da Escola Municipal de Educação Infantil (EMEI) Profª Doraci dos Santos Ramos, compartilhou sua participação em uma roda de conversa do projeto Educadores Autores da Rede Munipla de Ensino de São Paulo, ao lado de outros professores e escritores. Coautora dos livros ERER no Chão da Escola e Escrevivências para Re-Existir, sua trajetória literária nasceu de mais de 30 anos de experiência na educação e é marcada pela pesquisa e pelas práticas de educação antirracista. “Escrever, para mim, é fazer com que as experiências vividas no chão da escola ultrapassem seus muros e possam inspirar outros caminhos para uma educação que inspira”, afirma Julia.

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

Parede azul com cartazes sobre a prevenção da violência contra a mulher.

EMEF Perimetral promove campanha de prevenção à violência com participação dos estudantes

Publicado em: 07/10/2026 12h17 - em Diretoria Regional de Educação Campo Limpo

Grupo de mulheres reunidas em um auditório para registro fotográfico. Elas estão posicionadas em duas fileiras e sorriem para a câmera. Ao fundo, há uma tela de projeção com informações sobre a missão técnica entre São Paulo e Braga, em Portugal.

SME promove Missão Técnica Internacional entre São Paulo e Braga 

Publicado em: 06/10/2026 6h58 - em Secretaria Municipal de Educação

Auditório com diversas pessoas sentadas em cadeiras, acompanhando uma apresentação. Ao fundo, uma mulher fala ao microfone em frente a uma tela de projeção com informações sobre Ouvidoria. Ao lado da tela, há um computador e outros equipamentos utilizados durante a apresentação.

SME promove formação da Rede de Pontos Focais de Ouvidoria

Publicado em: 06/10/2026 12h24 - em Secretaria Municipal de Educação

Tamanho Site (82)
Fotografia de um estudante fazendo sinal de joia com o polegar e segurando cadernos e livros. Ele usa uniforme da Prefeitura de São Paulo.

Rematrícula para 2027: processos iniciarão a partir de 26 de outubro 

Publicado em: 01/10/2026 8h01 - em Secretaria Municipal de Educação

«1 2 3 … 1.704