Notícias

Maestro João Carlos Martins surpreende e toca no piano da Secretaria Municipal de Educação

Presença do pianista reforça a importância da música na formação humana e na educação de qualidade

Publicado em: 24/07/2025 16h05 | Atualizado em: 24/07/2025
Maestro João Carlos Martins

Os servidores que trabalham no gabinete da Secretaria Municipal de Educação viveram uma situação inimaginável na tarde desta quarta-feira (23). Sabe aquele piano que fica no piso superior da entrada da rua Diogo de Faria? Pois bem, o ilustre pianista e maestro João Carlos Martins topou o convite feito pela plaquinha com o dizer “Toque-me”, posicionada em cima do instrumento, e deu uma “canja”,  executando a canção “Luiza”, de Tom Jobim.

A apresentação de um dos maiores nomes da música brasileira e símbolo de superação e paixão pela arte foi acompanhada por funcionários e pelos secretários Fernando Padula e Maria Sílvia Bacila. Martins teve sua carreira como solista interrompida devido a uma distonia, doença neurológica que afetou seus movimentos no piano.

Antes da exibição, porém, Martins ouviu atentamente a apresentação da funcionária Tatiana, que também exibiu talento no teclado, algo que ela diariamente faz no horário de almoço.

Durante a visita ilustre, o maestro João Carlos Martins conheceu algumas das ações desenvolvidas pela Secretaria Municipal de Educação de São Paulo voltadas à valorização da música na rede. Entre elas, a presença do Projeto Guri nos CEUs, com inscrições abertas, além dos programas Vocacional e Fundação Teatro Municipal no CEU Três Pontes, este último com inscrições para novas matrículas de música. A SME ainda promove atividades pontuais como o Municipal Circula e o Make Music Day.

Instrutores de música nas Unidades Educacionais

Durante o segundo semestre de 2025, as Diretorias Regionais de Educação farão o processo de contratação de instrutores de música para atuação com aulas teóricas e práticas de música nas unidades educacionais. Serão contratados os instrutores já credenciados por meio do Edital Nº04/2024 e que tiveram a documentação validada conforme publicado no Diário Oficial da Cidade.

Profissionais da música interessados em efetuar cadastro para futuras oportunidades na SME devem efetuar cadastro online aqui.

Veja, abaixo, a galeria de fotos:

 

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

Fotografia com um cartaz colorido com carimboa das mãos de crianças e a palavra

Educação Bilíngue para Surdos completa 15 anos na Rede Municipal de São Paulo

Publicado em: 01/09/2026 4h42 - em Secretaria Municipal de Educação

magem horizontal com fundo em tons de roxo e marrom, decorado com formas geométricas. À esquerda, há a ilustração colorida de um livro aberto com dois rostos estilizados nas páginas. À direita, em letras brancas, aparece o texto: “28ª Bienal Internacional do Livro de São Paulo”.
Tamanho Site

Imprensa Jovem é selecionado pelo segundo ano consecutivo para evento internacional da UNESCO

Publicado em: 01/09/2026 9h21 - em Secretaria Municipal de Educação

Fotografia de estudantes e professora em sala de aula.
Imagem de uma pessoa vista de perfil, escrevendo a palavra “Educação” em um quadro branco com uma caneta preta. A pessoa tem cabelo preso e veste uma jaqueta jeans. A palavra está escrita em letra cursiva, em destaque no centro da imagem. Ao fundo, o cenário é claro e minimalista, com um detalhe em degradê azul no canto superior direito, conferindo um aspecto institucional e limpo.

FUNDEB passa a ser identificado no holerite 

Publicado em: 27/08/2026 5h16 - em Secretaria Municipal de Educação

«1 2 3 1.693