Notícias
Indicadores de Qualidade da Educação Infantil Paulistana
Acesse a versão final do documento
Publicado em: 17/07/2017 12h31 | Atualizado em: 30/11/2020A Secretaria Municipal de Educação de São Paulo, por meio da COPED – Divisão de Educação Infantil, divulga a versão final do documento “Indicadores de Qualidade da Educação Infantil Paulistana”.
O presente documento é fruto de um diálogo intenso e de escuta da Rede Municipal de Ensino em parceria com o Grupo de Trabalho – GT de escrita composto por representantes das 13 Diretorias Regionais de Educação – DREs, Equipes das DIPEDs – Divisões Pedagógicas, Diretores de Escola, Professores, Coordenadores Pedagógicos, Assistentes de Diretor e Supervisores Escolares que acompanham as ações da Educação Infantil.
A articulação do GT de escrita, o diálogo com a Rede por meio dos Seminários (2013, 2014, 2015) e a devolutiva das Unidades Educacionais – UEs após a utilização do instrumento de autoavaliação no ano de 2015, tiveram como objetivo a elaboração conjunta dos Indicadores de Qualidade da Educação Infantil Paulistana, que se propõem a auxiliar as Unidades de Educação Infantil no cuidadoso olhar sobre suas práticas.
O documento propõe a construção de uma cultura de Autoavaliação Institucional Participativa que contempla o envolvimento de todos os atores que integram as práticas educativas nas Unidades de Educação Infantil: bebês, crianças, suas famílias e responsáveis, docentes, gestoras e gestores, demais educadoras e educadores e a própria Secretaria Municipal de Educação, colaborando para o fortalecimento da gestão democrática e intensificando os diálogos entre as Unidades Educacionais, famílias/responsáveis, comunidade e destas com as DREs e SME.
Essa prática visa provocar a busca de transformações para garantir o direito à Educação Infantil pública de Qualidade Social a todos os bebês e crianças que vivem suas infâncias nas Unidades de Educação Infantil da Rede Municipal de Ensino de São Paulo, que se configura hoje como umas das maiores Redes de Educação Pública da América Latina.
Acesse a versão final do documento clicando aqui.
I
Notícias Mais Recentes
Diretoria Regional de Educação Butantã
Virada Esportiva fortalece o lazer e a integração nos CEUs da capital
Diretoria Regional de Educação Campo Limpo
DRE Campo Limpo realiza Caminhada da Paz e Feira do Migrante 2025
Secretaria Municipal de Educação
Prorrogadas as inscrições para o Prêmio “Professor em Destaque” até 29 de setembro
Secretaria Municipal de Educação
Programação de palestras do FEBReS começa no dia 22 de setembro nos CEUs
Diretoria Regional de Educação Ipiranga
Bike Literária leva livros, afeto e ocupação poética pelas ruas da cidade com escolas da DRE Ipiranga
Secretaria Municipal de Educação
SME lança curso inédito que une Educomunicação e Educação Inclusiva
Relacionadas

Setembro Verde: Secretaria Municipal de Educação promove ações para ampliar diálogo sobre inclusão
Publicado em: 16/09/2025 3h40 - em Secretaria Municipal de Educação

Estão abertas as inscrições para vestibulinho da ETEC com mais de 1.800 vagas nos polos dos CEUs
Publicado em: 16/09/2025 3h10 - em Secretaria Municipal de Educação

Semana de Alfabetização MOVA-SP têm início em São Paulo
Publicado em: 15/09/2025 4h42 - em Secretaria Municipal de Educação

SME inicia trabalhos do GT “Aprender e Ensinar nas Adolescências”
Publicado em: 15/09/2025 11h44 - em Secretaria Municipal de Educação

Projeto “Quintais de Brincadeira” movimenta a EMEI Manoel Soares Neiva com experiências lúdicas
Publicado em: 15/09/2025 9h00 - em Diretoria Regional de Educação Ipiranga