Notícias
SME apresenta curta-metragem sobre gestão documental
Vídeo apresenta experiências de Projeto Piloto da Rede Municipal de Ensino
Publicado em: 30/01/2026 10h00 | Atualizado em: 25/03/2026
A Gestão Documental e o Centro de Multimeios da Secretaria Municipal de São Paulo (SME) divulgaram um curta-metragem sobre o Projeto Piloto de Avaliação e Eliminação de Documentos, com o objetivo de estabelecer metodologias para a avaliação e eliminação de documentos da Rede Municipal de Ensino (RME).
A iniciativa tem o foco de orientar as Unidades Educacionais quanto à destinação adequada de seus acervos documentais, em conformidade com a legislação vigente e com a Tabela de Temporalidade de Documentos das Atividades-Fim da Educação, assegurando que os documentos que já cumpriram seus prazos de guarda sejam eliminados e que aqueles de valor permanente sejam devidamente preservados.
Para compartilhar as experiências ao longo do projeto, o Centro de Multimeios (CM) produziu o curta-metragem que apresenta o desenvolvimento do projeto em sete Unidades Educacionais participantes, destacando os desafios, aprendizados e resultados alcançados durante o processo.
O curta-metragem também aborda a aplicação prática da Tabela de Temporalidade como principal ferramenta para a gestão documental, contribuindo nos processos administrativos e fortalecendo as práticas de organização e preservação da memória institucional da Rede Municipal.
Dando continuidade à iniciativa, a SME realizará, no ano de 2026, a 2ª fase do Projeto Piloto de Avaliação e Eliminação de Documentos, com a ampliação do número de Unidades Educacionais participantes. As Unidades interessadas poderão se candidatar para integrar o projeto, contribuindo para a consolidação da gestão documental como política pública na Rede Municipal de Ensino. Mais informações entrar em contato pelo e-mail smearquivo@sme.prefeitura.sp.gov.br.
Assista ao curta-metragem sobre o Projeto Piloto de Avaliação e Eliminação de Documentos
Notícias Mais Recentes
Secretaria Municipal de Educação
Virada Cultural chega aos CEUs com shows de MC Soffia, Demônios da Garoa e mais
Secretaria Municipal de Educação
Maior evento de inovação e tecnologia do país chega às periferias com programação gratuita
Secretaria Municipal de Educação
Semana de Formação dos Grêmios Estudantis fortalece protagonismo nas escolas
Diretoria Regional de Educação Itaquera
CEU Azul da Cor do Mar realiza inscrições para Mutirão da Catarata gratuito
Diretoria Regional de Educação Butantã
Inscrições abertas para 1ª Mostra Estudantil de Arte Contemporânea
Secretaria Municipal de Educação
CEUs recebem programação gratuita para celebrar o Mês do Trabalhador, Virada Cultural e Semana do Brincar
Relacionadas
Virada Cultural chega aos CEUs com shows de MC Soffia, Demônios da Garoa e mais
Publicado em: 08/05/2026 6h23 - em Secretaria Municipal de Educação
Maior evento de inovação e tecnologia do país chega às periferias com programação gratuita
Publicado em: 08/05/2026 4h26 - em Secretaria Municipal de Educação
Semana de Formação dos Grêmios Estudantis fortalece protagonismo nas escolas
Publicado em: 08/05/2026 10h00 - em Secretaria Municipal de Educação
CEU Azul da Cor do Mar realiza inscrições para Mutirão da Catarata gratuito
Publicado em: 07/05/2026 5h18 - em Diretoria Regional de Educação Itaquera
Inscrições abertas para 1ª Mostra Estudantil de Arte Contemporânea
Publicado em: 07/05/2026 3h45 - em Diretoria Regional de Educação Butantã