Notícias
Estudantes de EMEI enviam cartas para instituição que acolhe refugiados no Rio de Janeiro
Atividades inspiradas no “Leituraço! Junho Migrante” e leitura de obra que conta história de menina congolesa refugiada
Publicado em: 01/07/2022 15h19 | Atualizado em: 01/07/2022
Inspiradas pelo “Leituraço! Junho Migrante” , as professoras Débora de Andrade e Maria Edilma da Conceição, da Escola Municipal de Educação Infantil (EMEI) Antônio Carlos Pacheco e Silva, da Diretoria Regional (DRE) Butantã, fizeram leituras, rodas de conversa e produziram cartas, com falas dos estudantes, que foram enviadas para uma instituição que acolhe imigrantes no Rio de Janeiro. Cerca de 120 crianças entre 4 e 6 anos participaram das atividades.
Inicialmente foi feita, em roda, a leitura do livro “A menina que abraça o vento”, da Fernanda Paraguassu, que conta a história de uma menina congolesa refugiada. A seguir houve uma roda de conversa com as crianças para que elas compreendessem melhor o tema e pudessem compartilhar suas opiniões. As duas educadoras trabalharam de forma separada, cada uma com sua turma, mas simultaneamente.
“A reação deles me surpreendeu. Percebi que ficaram tocados quando a personagem fala que sente saudade de casa, do pai”, disse a professora Maria Edilma da Conceição. “Escolher justamente essa história foi despertar a empatia”, completou.
Depois dessa introdução ao tema, surgiu a ideia de escreverem cartas e enviarem para uma instituição que acolhe refugiados, o Programa de Atendimento a Refugiados da Cáritas, no Rio de Janeiro. Parte da renda arrecadada com a venda do livro “A menina que abraça o vento” é destinada ao programa.
“Na roda de conversa pedi para as crianças falarem uma mensagem para a gente colocar na carta coletiva. Uma mensagem de carinho e apoio para essas pessoas, depois pedi para eles fazerem um desenho, tiramos fotos e anexei tudo”, explicou a professora Débora de Andrade.
Para escreverem as cartas, as crianças ditavam as mensagens e as professoras reproduziam. As correspondências foram postadas nos Correios na última quinta-feira (30). Agora estudantes e educadoras estão ansiosos para obter uma resposta e dar continuidade às atividades.
Confira algumas fotos da atividade:
- Trechos da carta e alguns dos desenhos enviados
- Roda de conversa após a leitura
- Livro “A menina que abraça o vento”
- Crianças mandando abraço para os refugiados da instituição
Notícias Mais Recentes
Saúde Escolar
Curso de saúde vocal para professores está com inscrições abertas
Secretaria Municipal de Educação
Estudantes aprovados na ETEC são homenageados na Câmara Municipal de São Paulo
Secretaria Municipal de Educação
Vagas Abertas para Curso de Administração Pública EAD no Polo UniCEU Campo
Secretaria Municipal de Educação
Secretaria Municipal de Educação (SME) orienta os cuidados necessários durante as altas temperaturas
Secretaria Municipal de Educação
Sesc 14 Bis promove palestra sobre a exposição "Pausa" que traz reflexões sobre o cotidiano das infâncias
Secretaria Municipal de Educação
Professores da rede pública e privada terão desconto para reserva de hoteis em todo o país
Relacionadas

CEI promove feira cultural sobre temáticas étnico-raciais
Publicado em: 23/11/2016 4h16 - em Diretoria Regional de Educação Jaçanã/Tremembé

Relatórios das Comissões do Projeto Scholas Cidadania
Publicado em: 23/11/2016 3h57 - em Secretaria Municipal de Educação

DRE Freguesia Organiza Seminário Sobre o “Currículo Emancipatório da EJA em Ação”
Publicado em: 23/11/2016 2h06 - em Diretoria Regional de Educação Freguesia/Brasilândia

Divisão de Educação de Jovens e Adultos lança segundo volume de caderno institucional
Publicado em: 23/11/2016 9h23 - em Educação de Jovens e Adultos

DRE Campo Limpo promove “Encontros Decoloniais: Pedagogias Performáticas”
Publicado em: 22/11/2016 6h02 - em Diretoria Regional de Educação Campo Limpo