Notícias

CEI promove feira cultural sobre temáticas étnico-raciais

Evento apresentou à comunidade as aprendizagens das crianças sobre cultura africana e afro-brasileira.

Publicado em: 23/11/2016 16h16 | Atualizado em: 30/11/2020

tematicas_etnico_raciais_740_x_430.jpg

No mês da Consciência Negra, o Centro de Educação Infantil (CEI) Maria Auxiliadora, da Diretoria Regional de Educação Jaçanã/Tremembé, promoveu uma feira cultural com a temática étnico-racial. A ação aconteceu no sábado (19) e reuniu educadores, crianças e seus responsáveis.

Foram organizadas exposições sobre cultura africana e afro-brasileira por meio de atividades desenvolvidas pelas crianças durante todo o ano escolar, oficinas para a comunidade e apresentação de um grupo de capoeira. Os familiares dos alunos puderam aprender a confeccionar um modelo de boneca africana, chamada de Abayomi, que é feita a partir de nós em tecidos e é símbolo da resistência feminina.

A Coordenadora Pedagógica da unidade Egle Henrique de Oliveira conta que o trabalho em parceria com a comunidade não é uma prática recente do CEI e que sempre incentivam que participem das aprendizagens das crianças. Neste ano as famílias receberam cadernos itinerantes acompanhados de livros infantis que tratam das temáticas étnico-raciais. A ideia era estimular a leitura em família e propor que em cada casa um depoimento sobre a experiência e uma ilustração sobre a história fossem registrados no caderno.

Outra atividade desenvolvida com a ajuda das famílias foi a de resgate da memória das brincadeiras infantis de antigamente, da atualidade e suas origens. Foi constatado que muitas das brincadeiras que apareceram na pesquisa tinham descendência africana, como pular corda, elástico e escravos de Jó.

No decorrer do ano, permeando todo o processo pedagógico, os alunos do CEI também passaram por atividades de leitura à sombra de árvores, oficina de turbantes, pintura de cabaças e exploração do seu som e construção de bonecos de papel marché. Também tiveram a experiência de conhecer outras funcionalidades das cabaças, como usá-la como cuia para beber água e para confecção de instrumentos musicais.

Confira a galeria de imagens

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

Imagem mostra três meninos brincando em um brinquedo inflável e sendo molhados por um jato de água.
Estudante é vacinada em escola municipal

Saúde inicia vacinação de adolescentes em escolas da rede pública de SP

Publicado em: 25/11/2021 5h23 - em Secretaria Municipal de Educação

Estudantes e professores em atividade na EMEF Amorim Lima

Estudantes da EMEF Amorim Lima realizam exposição sobre poluição luminosa

Publicado em: 24/11/2021 4h32 - em Secretaria Municipal de Educação

Professora de ensino fundamental em sala de aula

SME vai contratar 6.889 professores para diversas funções

Publicado em: 24/11/2021 2h15 - em Secretaria Municipal de Educação

banner de divulgação da VI Jornada Pedagógica

Profissionais da Educação Infantil participam da VI Jornada Pedagógica

Publicado em: 24/11/2021 11h39 - em Secretaria Municipal de Educação

1 2 3 1.210