Notícias

Secretaria Municipal de Educação (SME) orienta os cuidados necessários durante as altas temperaturas

Recomendações incluem manter os ambientes ventilados, bloquear a luz solar direta, além de estimular a hidratação constante

Publicado em: 12/02/2025 17h17 | Atualizado em: 12/02/2025

Arte com fundo laranja e o texto "Altas Temperaturas no centro". Ao lado direito, há o logotipo da prefeitura de São Paulo.
Com as altas temperaturas e baixa umidade do ar, a Secretaria Municipal de Educação (SME) reforça as orientações de saúde para os ambientes escolares com alerta especial para a próxima semana, principalmente a quarta-feira (19) que tem previsão dos Institutos de Meteorologia de atingir até 36ºC. As orientações incluem cuidados com os ambientes, alimentação, atividades, além dos sintomas de alerta para desidratação e outras condições relacionadas ao calor. 

Além disso, conforme o Plano de Ação Climática do Município de São Paulo 2020 – 2050, é importante destacar a existência de áreas de alto risco de estresse térmico, o que evidencia maior necessidade de cautela e cuidados mais efetivos. É importante manter os ambientes fechados sempre ventilados, abrindo janelas e portas para permitir a circulação de ar, além de bloquear a luz solar direta com cortinas ou persianas para reduzir o aquecimento dos ambientes. Sempre que possível utilizar ventiladores, ar-condicionado e umidificadores. 

Com relação às atividades físicas é recomendável evitá-las ao ar livre durante os períodos de maior temperatura e exposição solar, especialmente entre 10h e 16h, além de reduzir a intensidade e planejar pausas regulares para descanso em locais frescos e sombreados. Durante as aulas de Educação Física os professores são livres para adaptar as atividades de acordo com as possibilidades de cada unidade e do Currículo da Cidade. 

Para estimular o consumo de água constante também é indicado que as escolas promovam um cronograma para a realização de um “Momento da Água”, onde cada turma se organizará para o seu consumo regular, garantindo-se a quantidade mínima estabelecida acima para cada faixa etária. 

O CGE (Centro de Gerenciamento de Emergências) reforça a importância de manter-se hidratado, evitar atividade física que exijam esforço físico demasiado, no decorrer desses dias, principalmente se expor ao sol nos horários mais quentes do dia e umidificar os ambientes internos do local de trabalho, da casa e da escola com vaporizadores, baldes com água e toalhas molhadas. 

 

Confira aqui o documento na íntegra com as orientações 

Confira aqui o folheto informativo 

Confira aqui mais um folheto informativo

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

Silvio Caldas

EMEI Compositor Silvio Caldas promove plantio de árvores com crianças no Jardim Celeste

Publicado em: 15/05/2026 12h09 - em Secretaria Municipal de Educação

Arte gráfica em tons de azul, laranja, roxo e branco com o título “VII Grande Encontro das Comissões de Mediação de Conflitos”. O layout apresenta formas circulares e elementos abstratos coloridos na lateral esquerda, remetendo à diversidade, conexão e diálogo. O fundo combina áreas em azul e laranja com efeito moderno e institucional.

Encontro de mediação de conflitos promove reflexão sobre violência contra a mulher

Publicado em: 15/05/2026 11h54 - em Diretoria Regional de Educação Butantã

estudantes vestindo jaleco jogando um jogo de tabuleiro

Alunos de escola municipal se transformam em cientistas ambientais

Publicado em: 15/05/2026 10h39 - em Secretaria Municipal de Educação

pessoas reunidas ao redor de uma mesa, em reunião. No projetor da parede e sobre a mesa, consta uma planilha com colunas coloridas

SME realiza reunião para fortalecer as ações do Programa de Integridade e Boas Práticas

Publicado em: 15/05/2026 10h26 - em Secretaria Municipal de Educação

Anne Sullivan

Escola bilíngue para surdos celebra 38 anos de protagonismo surdo

Publicado em: 14/05/2026 4h36 - em Diretoria Regional de Educação Santo Amaro

«1 2 3 1.658