Notícias

Estudantes criam protótipos de robôs com materiais encontrados em casa

Ação foi desenvolvida na EMEF Humberto de Campos e envolveu crianças e adolescentes do 1º ao 9ºano

Publicado em: 30/08/2021 15h01 | Atualizado em: 31/08/2021

foto de diversos protótipos de robôs feitos com materiais reciclaveisCriar um protótipo de robô com caixas, garrafas, sucata ou até equipamentos tecnológicos encontrados em casa que estimulam a inventividade, criatividade e criticidade. Esta era a missão dos estudantes da Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Humberto de Campos, da Diretoria Regional de Educação Penha, que participaram do concurso “Se meu robô falasse”.

A ação foi promovida como uma das atividades da Professora Renata Ardiguieri, da disciplina de Educação Digital e envolveu estudantes dos ciclos de Alfabetização, Interdisciplinar e Autoral. 

A ideia era que cada criança e adolescente, utilizando materiais recicláveis que encontrasse em suas casas, criasse o seu próprio robô. Cada protótipo deveria ter um nome e uma funcionalidade imaginária. Para concorrer no concurso, os estudantes também precisaram produzir um vídeo com até dois minutos em que fazem a apresentação e ensinam o passo-a-passo do processo de criação.

 

 

Posteriormente, os robôs ficaram expostos para que toda a comunidade escolar pudesse conhecer de perto. Uma comissão formada por 14 professores avaliou as produções tendo em vista quatro fatores: inventividade, criatividade, temática e coerência com o tema tecnologia. 

“Como resultado, houve criações mais simples e outras mais sofisticadas, mas em todos ciclos tivemos crianças que superaram as expectativas. Um estudante que utilizou o motor de um carrinho de controle remoto e adaptou em sua estrutura de recicláveis”, comemora a professora que desde 2012 atua como docente na EMEF. 

Todos os estudantes inscritos receberam certificado de participação e os três primeiros colocados de cada ciclo de ensino/categoria ganharam um fone de ouvido. A proposta de trabalho com a inventividade de protótipos móveis está prevista para continuar durante todo o semestre letivo envolvendo mais estudantes dentro das aulas de Educação Digital. 

Os vídeos produzidos pelos estudantes, as fotos e os resultados do concurso podem ser acessados na página “Se meu robô falasse” da plataforma Padlet. 

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

Três imagens com colmeias de abelhas

Meliponário na EMEI Pedro de Toledo leva educação ambiental para as crianças

Publicado em: 24/10/2025 6h09 - em Diretoria Regional de Educação Pirituba

Fotografia dos estudantes Joanna Santos da Silva e Yuri Monteiro da Silva no aeroporto segurando a bandeira do Estado de São Paulo.

Estudantes da Rede Municipal representam São Paulo na Conferência Nacional do Meio Ambiente

Publicado em: 24/10/2025 5h18 - em Diretoria Regional de Educação Campo Limpo

 Saeb (1)
Foto com foco seletivo de uma pessoa segurando um livro.

CEU Sapopemba recebe formação sobre prevenção e proteção escolar

Publicado em: 23/10/2025 3h31 - em Secretaria Municipal de Educação

Fotografia de finalistas do Prêmio Educação Direitos Humanos
«1 2 3 1.590