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Escolas Municipais de Ensino Fundamental realizam atividades inclusivas
As atividades aconteceram em todas as unidades escolares da Rede Municipal de Ensino
Publicado em: 27/09/2019 17h49 | Atualizado em: 30/11/2020Entre os dias 22 e 27 de setembro, a Secretaria Municipal de Educação realizou a “Semana de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva”. Durante o evento foram realizadas atividades pedagógicas em todas as unidades escolares da Rede Municipal de Ensino. As Escolas Municipais de Ensino Fundamental (EMEFs), Maria Aparecida Rodrigues Cintra, Desembargador Sebastião Nogueira de Lima, Centro Educacional Unificado (CEU) Teotônio Vilela, Caira Alayde Alvarenga Medea, André Rodrigues de Alckimin, Lilian Maso, e a Escola Municipal de Educação Infantil (EMEI) Manoel Preto foram algumas que participaram das atividades.
EMEF Maria Aparecida Rodrigues Cintra
A Professora de Apoio e Acompanhamento À Inclusão (PAAI), Izabel Cristina Da Silva Fortin, realizou atividade com os alunos do 9º ano com objetivo de preparação para receber um aluno com deficiência visual na escola.
EMEF Desembargador Sebastião Nogueira de Lima
A Professora de Atendimento Educacional Especializado (PAAEE), Maquir Santos e a professora Adriana Gregório, de Língua Portuguesa, planejaram uma aula sobre Noções Básicas de Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS), para os alunos do 9º ano. As professoras explicaram aos alunos a importância desta linguagem para a comunidade surda, pois é através dela que conseguem se comunicar e para as pessoas ouvintes para promover a inclusão e interagir com este público. As crianças aprenderam o alfabeto em Libras e digitalizaram os próprios nomes, também fizeram uma dinâmica utilizando gestos.
EMEF Teotônio Vilela Senador
Já a Teotônio Vilela, procurou trabalhar a adaptação de algum material para a pessoa com deficiência. Realizado pelos alunos do 9º ano, a Professora de Atendimento Educacional Especializado (PAAEE), Lúcia Clécia, disponibilizou tintas de várias cores, pincéis, e colocou papel kraft na lousa. Os estudantes realizaram as atividades sentados e usaram boca, punho e cotovelo para escrever ou desenhar objetos. Ao perceberem que não conseguiriam realizar sozinhos, solicitaram ajuda de seus colegas e em ambos os grupos foi perceptível notar que os alunos compreenderam a necessidade de ajudar uma pessoa com deficiência, entendendo a importância de perguntar que tipo de ajuda ela precisa.
EMEF Caira Alayde Alvarenga Medea Prof
A Professora de Atendimento Educacional Especializado (PAAEE), Paulina Mercurio Lopes, trabalhou a flexibilização de atividades de História e Ciências visando a eliminação de barreiras para o aluno poder se apropriar destes conteúdos. O aluno deficiente visual lê um texto de história em braile e logo após explora um desenho em alto relevo das partes de uma célula referente a ciências.
EMEF André Rodrigues de Alckimin
As Professoras de Atendimento Educacional Especializado (PAAEE’s), Jovelina Marli De Sousa Rocha e Debora Silva Ferreira realizaram as atividades “EU e o OUTRO”, nas aulas de educação física da manhã e tarde com Fundamental I e II. As atividades esportivas como vôlei sentado e futebol com os olhos vendados propuseram se colocar no lugar do outro e saber que uma limitação não impede que se participe de atividades e que a empatia é importante não só para si, mas para todo o grupo. EU e OUTRO somos importantes e juntos somamos para o bem comum.
EMEF Lilian Maso
“Atividade do aluno leitor do dia”, com os alunos do 2º ano, foi realizado pela Professora regente Diana da Silva Munhoz. Entre eles, o aluno Raphael (autista não verbal) que expôs um livro apenas com a imagem para a sala. O objetivo foi estimular o hábito leitor dos alunos.
EMEI Manoel Preto
De venda nos olhos e sem o uso das mãos, os alunos do 5º C, fizeram atividade de reconhecimento sensorial do colega. Realizada pela Professora Cecília Robles, a proposta foi que as atividades sensoriais abordassem múltiplas deficiências entre elas: Falta de visão e coordenação sem as mãos.
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