Notícias

Segunda formação de Bibliotecários acontece no CEDH

Parceria entre SMDHC, Coordenadoria de Programas Especiais e CEUs da SME e Instituto Vladimir Herzog

Publicado em: 07/12/2015 15h57 | Atualizado em: 30/11/2020

bibliotecario_cedh_740_x_430.jpg

Nos dias 28 e 29 de setembro e 2 de outubro, foi realizada a segunda Formação de Bibliotecários e Professores Orientadores de Sala de Leitura dos Centros de Educação em Direitos Humanos por meio de uma parceria entre a Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania (SMDHC), a Coordenadoria de Programas Especiais e CEUs da Secretaria Municipal de Educação (SME) e o Instituto Vladimir Herzog.

O curso de formação foi baseado no material doado às bibliotecas dos Centros, bem como na obra “Direito à Literatura”, de Antonio Cândido, um dos maiores críticos literários do país. O objetivo principal foi colocar os participantes em contato com a agenda de Direitos Humanos que fará parte dos Centros e usar o acervo como ferramenta de promoção e defesa de valores fundamentais à dignidade humana e à cultura de paz.

Tendo em vista a literatura como um direito, a discussão se desenvolveu muito no sentido de estimular a leitura e assegurar que todos tenham essa oportunidade. Desse modo, um dos desencadeamentos das atividades foi a conclusão de que devemos agir de modo a conduzir as pessoas ao livro.

Outro ponto suscitado foi a questão da forma como as diferentes gerações experienciam a leitura. Vivemos um tempo em que lemos muitas informações, mas em menor profundidade e qualidade. Ou seja, as novas gerações estão se acostumando com leituras superficiais e, por isso mesmo, é necessário trabalhar a complexidade e a riqueza dos textos.

Dois encaminhamentos foram os produtos principais do curso: fazer uma Semana de Direitos Humanos nas bibliotecas com práticas e vivências na temática para aprofundar e conferir notoriedade ao tema e criar uma rede de troca de informações de atividades entre as bibliotecas de Educação em Direitos Humanos

Originalmente publicado no Portal Educação em Direitos Humanos.

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

Março Mulher 2023

Programação nos CEUs em homenagem às mulheres termina neste fim de semana

Publicado em: 23/03/2023 6h59 - em Secretaria Municipal de Educação

Imagem mostra palco com telão e imagem projetada onde se lê

Estudantes da Rede Municipal participam da Semana da Sustentabilidade e acompanham treino da Fórmula E

Publicado em: 23/03/2023 6h25 - em Secretaria Municipal de Educação

Homem de camiseta vermelha e avental preto usando luvas culinárias e segurando uma forma untada com três pães trançados.

SME celebra 30 anos de criação do Centro Municipal de Capacitação e Treinamento

Publicado em: 23/03/2023 11h02 - em Secretaria Municipal de Educação

Fotografia de uma professora brincando com bebês

SME convoca novos professores de Educação Infantil

Publicado em: 22/03/2023 7h10 - em Secretaria Municipal de Educação

Fotografia de diversas bonecas e bonecos de pano dispostos lado a lado. Eles representam pessoas negra e andinas
1 2 3 1.326