Notícias

Segunda formação de Bibliotecários acontece no CEDH

Parceria entre SMDHC, Coordenadoria de Programas Especiais e CEUs da SME e Instituto Vladimir Herzog

Publicado em: 07/12/2015 15h57 | Atualizado em: 30/11/2020

bibliotecario_cedh_740_x_430.jpg

Nos dias 28 e 29 de setembro e 2 de outubro, foi realizada a segunda Formação de Bibliotecários e Professores Orientadores de Sala de Leitura dos Centros de Educação em Direitos Humanos por meio de uma parceria entre a Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania (SMDHC), a Coordenadoria de Programas Especiais e CEUs da Secretaria Municipal de Educação (SME) e o Instituto Vladimir Herzog.

O curso de formação foi baseado no material doado às bibliotecas dos Centros, bem como na obra “Direito à Literatura”, de Antonio Cândido, um dos maiores críticos literários do país. O objetivo principal foi colocar os participantes em contato com a agenda de Direitos Humanos que fará parte dos Centros e usar o acervo como ferramenta de promoção e defesa de valores fundamentais à dignidade humana e à cultura de paz.

Tendo em vista a literatura como um direito, a discussão se desenvolveu muito no sentido de estimular a leitura e assegurar que todos tenham essa oportunidade. Desse modo, um dos desencadeamentos das atividades foi a conclusão de que devemos agir de modo a conduzir as pessoas ao livro.

Outro ponto suscitado foi a questão da forma como as diferentes gerações experienciam a leitura. Vivemos um tempo em que lemos muitas informações, mas em menor profundidade e qualidade. Ou seja, as novas gerações estão se acostumando com leituras superficiais e, por isso mesmo, é necessário trabalhar a complexidade e a riqueza dos textos.

Dois encaminhamentos foram os produtos principais do curso: fazer uma Semana de Direitos Humanos nas bibliotecas com práticas e vivências na temática para aprofundar e conferir notoriedade ao tema e criar uma rede de troca de informações de atividades entre as bibliotecas de Educação em Direitos Humanos

Originalmente publicado no Portal Educação em Direitos Humanos.

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

Sme Na Bienal

Bienal do Livro começa neste sábado e estande da SME recebe grandes nomes da literatura brasileira

Publicado em: 01/07/2022 4h18 - em Secretaria Municipal de Educação

Fotografia mostra 20 crianças, 18 em pé e 2 ajoelhadas à frente. As que estão ajoelhadas seguram desenhos e uma que está em pé atrás dela segura outro. Uma das crianças que está em pé segura o livro

Estudantes de EMEI enviam cartas para instituição que acolhe refugiados no Rio de Janeiro

Publicado em: 01/07/2022 3h19 - em Secretaria Municipal de Educação

Merendeira servindo refeição para estudante
Fotografia mostra 17 estudantes e uma professora, eles estão em duas filas uma atrás da outra e a professora está ao centro. A professora veste uma camiseta preta da AEL e uma saia preta. Todos os estudantes vestem a mesma camiseta, uma capa prateada e uma medalha.

Rede Municipal de SP ganha Academia Estudantil de Letras Carolina Maria de Jesus

Publicado em: 30/06/2022 2h16 - em Academia Estudantil de Letras

Imagem mostra as mãos de uma pessoa fazem sinal em Libras.

Polo UniCEU Casa Blanca tem inscrições abertas para graduação em Letras

Publicado em: 30/06/2022 11h47 - em Secretaria Municipal de Educação

1 2 3 1.250