Segunda formação de Bibliotecários acontece no CEDH

Parceria entre SMDHC, Coordenadoria de Programas Especiais e CEUs da SME e Instituto Vladimir Herzog

Publicado em: 07/12/2015 15h57 | Atualizado em: 30/11/2020

bibliotecario_cedh_740_x_430.jpg

Nos dias 28 e 29 de setembro e 2 de outubro, foi realizada a segunda Formação de Bibliotecários e Professores Orientadores de Sala de Leitura dos Centros de Educação em Direitos Humanos por meio de uma parceria entre a Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania (SMDHC), a Coordenadoria de Programas Especiais e CEUs da Secretaria Municipal de Educação (SME) e o Instituto Vladimir Herzog.

O curso de formação foi baseado no material doado às bibliotecas dos Centros, bem como na obra “Direito à Literatura”, de Antonio Cândido, um dos maiores críticos literários do país. O objetivo principal foi colocar os participantes em contato com a agenda de Direitos Humanos que fará parte dos Centros e usar o acervo como ferramenta de promoção e defesa de valores fundamentais à dignidade humana e à cultura de paz.

Tendo em vista a literatura como um direito, a discussão se desenvolveu muito no sentido de estimular a leitura e assegurar que todos tenham essa oportunidade. Desse modo, um dos desencadeamentos das atividades foi a conclusão de que devemos agir de modo a conduzir as pessoas ao livro.

Outro ponto suscitado foi a questão da forma como as diferentes gerações experienciam a leitura. Vivemos um tempo em que lemos muitas informações, mas em menor profundidade e qualidade. Ou seja, as novas gerações estão se acostumando com leituras superficiais e, por isso mesmo, é necessário trabalhar a complexidade e a riqueza dos textos.

Dois encaminhamentos foram os produtos principais do curso: fazer uma Semana de Direitos Humanos nas bibliotecas com práticas e vivências na temática para aprofundar e conferir notoriedade ao tema e criar uma rede de troca de informações de atividades entre as bibliotecas de Educação em Direitos Humanos

Originalmente publicado no Portal Educação em Direitos Humanos.