Notícias

EMEI desenvolve projeto sobre a arte de brincar em São Paulo

Projeto privilegia diferentes experiências de maneira lúdica.

Publicado em: 16/06/2016 15h36 | Atualizado em: 30/11/2020
proj_emei_sao_francisco_740_x_430.jpg

A Escola Municipal de Educação Infantil (EMEI) Conjunto Habitacional São Francisco, da Diretoria Regional de Educação (DRE) São Mateus, está desenvolvendo o projeto “Nossa Cultura e a Arte de Brincar em São Paulo” com os alunos. A iniciativa tem o objetivo de ampliar os sons, os ritmos, os batuques, as imagens e as obras elaboradas pelas crianças por meio de brincadeiras infantis que compõem a cultura do paulista.

O projeto na EMEI Conjunto Habitacional São Francisco surgiu da necessidade das crianças poderem viver diferentes experiências de maneira lúdica, favorecendo a ampliação do repertório cultural a partir das brincadeiras, das danças, dos costumes das mais diversas culturas, trabalhando as múltiplas linguagens e identidades.

Adriana Iupi, Coordenadora Pedagógica da unidade, explica que em detrimento de uma cultura que privilegia as datas comemorativas e o conhecimento fragmentado, os corpos docente e gestor da EMEI optaram por trabalhar com projetos e não mais com a Festa Junina como era feito anteriormente. Durante o projeto, as crianças tiveram contato com brincadeiras tradicionais como as cantigas de rodas, as corridas e as danças típicas do interior, além de conhecerem estilos musicais como o rap.

“A equipe educativa viu uma oportunidade de trabalhar com as crianças e evidenciar junto às famílias, as diferentes formas de manifestação popular da cidade e do estado de São Paulo”, disse Adriana. “Assim como outros produtos culturais, as brincadeiras também recebem a influência dos traços étnicos, regionais e interculturais que formam a cultura brasileira. Basicamente, as brincadeiras populares no Brasil representam essa mistura de costumes e de crenças do branco europeu, do índio e do africano”, concluiu.

Envolvimento das famílias – No sábado, 4 de junho, a escola recebeu crianças e famílias para acompanhar mais uma etapa do projeto. Neste dia, as crianças realizaram apresentações de música e teatro. “As famílias tem participação crucial em todas as etapas da realização do projeto. São elas que apoiam as crianças nas pesquisas realizadas sobre a realidade local e regional”, afirmou a Coordenadora Pedagógica.

Confira uma Galeria de Imagens do evento.

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

Formação para Professores de História da Rede Municipal

Formação para Professores de História da Rede Municipal

Publicado em: 23/05/2016 3h02 - em Diretoria Regional de Educação Butantã

Introdução à Astronomia para o Ensino Fundamental

Introdução à Astronomia para o Ensino Fundamental

Publicado em: 23/05/2016 3h01 - em Diretoria Regional de Educação Campo Limpo

A Educação do Educador: as narrativas e brincadeiras infantis como experiência de formação

A Educação do Educador: as narrativas e brincadeiras infantis como experiência de formação

Publicado em: 23/05/2016 2h26 - em Diretoria Regional de Educação Capela do Socorro

Saiba como participar do Plateia SME e Plateinha

Plateia SME – edição de 20 de maio

Publicado em: 20/05/2016 5h04 - em CEU e COCEU

Planejamento e Documentação Pedagógica

Planejamento e Documentação Pedagógica, sob o olhar das relações étnico-raciais e do brincar

Publicado em: 20/05/2016 4h20 - em Diretoria Regional de Educação Campo Limpo

1 1.211 1.212 1.213 1.214 1.215 1.443