Notícias
EMEF Jardim Fontalis produz conteúdo jornalístico sobre a Copa do Mundo
Educação Física, Geografia e Informática Educativa são os pilares centrais das atividades do projeto
Publicado em: 03/07/2018 16h31 | Atualizado em: 30/11/2020Estudantes da Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Jardim Fontalis, da Diretoria Regional de Educação (DRE) Jaçanã/Tremembé, produzem cartazes e programas jornalísticos sobre os jogos da Copa do Mundo 2018. Educação Física, Geografia e Informática Educativa são os pilares centrais das atividades do projeto.
As ações do Projeto Copa do Mundo na EMEF Jardim Fontalis iniciaram em maio e envolvem os estudantes dos ciclos interdisciplinar e autoral, destacando a integração entre os componentes curriculares de Educação Física, com as professoras Nathalia Chaves Gomes, Suellen Jéssica e Carol Guedes, Informática Educativa, com o Professor Hervy Vicente da Silva e o Projeto Imprensa Jovem, com os Professores Valdimir Pinheiro e, também, Hervy.
Nas aulas de Informática Educativa, os estudantes dos 4º, 5º e 6º anos produziram cartazes digitais para serem veiculados nas mídias sociais da escola, enquanto os dos 6º e 7º anos produziram cartazes para serem afixados nas paredes da EMEF. Informações socioculturais dos países e curiosidades sobre a Copa foram adicionadas ao material. Uma competição de futebol foi desenvolvida com alunos dos 5º e 6º anos, com equipes masculinas e femininas e, em uma ação coletiva, estudantes, professores e equipe de gestão também fizeram a revitalização da quadra poliesportiva. Pisos e paredes foram pintados com marcações das diversas modalidades olímpicas.
Com os adolescentes dos 8º e 9º anos e participantes do Projeto de Imprensa Jovem, foram produzidos pequenos noticiários em vídeo sobre as rodadas da Copa do Mundo, em formato de mesa redonda e boletins diários. Os estudantes tiveram espaço aberto para fazer comentários sobre as disputas e dar palpites sobre os jogos.
O professor de Informática Educativa, Hervy da Silva, conta que o conjunto de atividades desenvolvidas em torno da Copa do Mundo está ampliando a bagagem sociocultural dos estudantes e estimulando um pensamento mais complexo sobre a diversidade mundial. Ele cita como exemplo a análise social feita entre os países Islândia e Nigéria. Os estudantes perceberam que, no primeiro país, 99% da população é alfabetizada, enquanto, no segundo, apenas 60% lê e escreve.
Para ter acesso a mais atividades desenvolvidas na EMEF Jardim Fontalis, acesse este link.
Notícias Mais Recentes
Secretaria Municipal de Educação
Unidades Educacionais da Rede Municipal de Ensino de São Paulo receberam ações para promoção da saúde bucal
Diretoria Regional de Educação Freguesia/Brasilândia
EMEF Humberto Dantas recebe Fórum Regional dos Direitos da Criança e do Adolescente - Cachoeirinha
Secretaria Municipal de Educação
SME abre inscrição para credenciamento de avaliadores musicais e coreográficos
Secretaria Municipal de Educação
Inscrições abertas para curso “Educação para Sustentabilidade na Primeira Infância”
Secretaria Municipal de Educação
Prefeitura de SP anuncia implantação do CEU Grajaú
Secretaria Municipal de Educação
Parceria entre Prefeitura de São Paulo e SESI vai atender cerca de 10 mil crianças e jovens com atividades de esporte e danças
Relacionadas
Equipe da CODAE participa do 3º encontro do Ciclo de Palestras “Novas reflexões: Do campo à mesa”
Publicado em: 02/06/2016 2h18 - em Alimentação Escolar
Mediadores de Leitura oferecem poesias no Mercado Municipal de São Paulo
Publicado em: 02/06/2016 12h28 - em Diretoria Regional de Educação Pirituba
Formação continuada da EJA – “Princípios e práticas pedagógicas”
Publicado em: 02/06/2016 9h52 - em Diretoria Regional de Educação São Mateus
Gestão e Construção de uma Cultura Educacional Inclusiva
Publicado em: 02/06/2016 9h52 - em Diretoria Regional de Educação Capela do Socorro
Plateia SME – edição de 1º de junho
Publicado em: 02/06/2016 9h18 - em CEU e COCEU