Notícias

Crianças preparam jantar para as famílias

Alunos da EMEI Dona Ana Rosa de Araújo servem risoto de frango em noite especial.

Publicado em: 09/12/2015 15h03 | Atualizado em: 30/11/2020
jantar_ar_740_x_430.jpg

Para celebrar um ano de parceria e muito aprendizado, os alunos da Escola Municipal de Educação Infantil (EMEI) Dona Ana Rosa de Araújo, ofereceram um jantar aos familiares. Com o auxílio do chefe de cozinha Matheus Pinto, as crianças preparam um risoto de frango e uma salada de folhas.

Com avental e touca de proteção nos cabelos, a criançada seguiu as orientações do chef de cozinha e preparou os ingredientes do risoto. Desfiaram o frango, ralaram as cenouras e ajudaram na distribuição do milho, azeitona, tomate e cebola na forma. Depois que o risoto ficou pronto, foi a hora de servir os pratos às famílias, que esperavam à mesa. Durante o jantar também foi servido salada de folhas, frutas da estação e água aromatizada com ervas.

A escola fica localizada no bairro Vila Mariana, pertence à Diretoria Regional de Educação (DRE) Ipiranga e já tem a prática de promover ações voltadas à alimentação e ao preparo de alimentos. A professora do Sandra Farah, do Infantil I, conta que durante o ano as crianças já fizeram diversos preparos, inclusive com a participação de familiares. Entre as receitas que pais, mães e avós ensinaram para a criançada estão biscoitos de aveia, nhoque de batata, lanche saudável, suco de melão e biscoito de morango.

“Para mim é essencial que o trabalho entre família e escola seja integral. Eu tinha crianças aqui que não comiam legumes algum e agora os pais dizem que elas estão mais dispostas a experimentar alimentos novos. Na hora da alimentação eles sempre falam: a gente não gosta, mas temos que experimentar, não é, Prô?”, ressalta a professora.

Para a mãe da aluna Marina Cruzatto Milagro, Flavia Cruzatto, o trabalho com alimentação desenvolvido na EMEI dá maior consciência à criança, eles sabem o que precisam e o que não podem comer. “Em nenhuma outra escola eu havia visto uma ação deste tipo. Minha filha passou a comer bem melhor depois que passou a frequentar a EMEI”, completou. Flávia foi uma das mães que ensinou receitas para a criançada. “Como eu sou de família italiana, resolvi ensinar a receita de nhoque da minha avó. É mais trabalhoso, que fazer um biscoito ou lanche, mas eles viram de onde vem a massa. Aprenderam, interagiram e ajudaram no preparo. Perceberam o tempo de cozimento e como amassar a batata”, concluiu.

Michele Carolina Paulo é mãe da aluna Lara Silva Paulo Borges, e conta que o jantar promovido pela escola dá oportunidade as famílias de interagirem não só como as crianças, mas também com a comunidade escolar e com todos os profissionais envolvidos. “Tivemos noção da qualificação e do envolvimento dos profissionais desta escola. E eu acho tudo isso digno de ser apreciado, por que é uma fase que eles absorvem tudo com muita facilidade. Abre novos horizontes com relação à alimentação, pois agora eu sinto que ela está aberta a novas experiências”, relatou Michele.

Rosane Lacerda é diretora da EMEI há três anos e conta que sua unidade está engajada nos projetos que envolvem alimentação. Eles já foram vencedores do Prêmio Nutrir, que estimula iniciativas de escolas que atuam na prevenção e no combate à obesidade e à desnutrição infantil, e construirão com o valor recebido no prêmio e doações uma cozinha experimental especialmente projetada para as crianças. Está nos plano da escola também o cultivo de uma horta.

Antes do jantar – Bernadete, a nutricionista responsável pela alimentação na EMEI, fez uma palestra para os pais sobre a importância da alimentação saudável. Ela apontou estratégias de estímulo ao consumo de alimentos mais nutritivos e destacou a importância da parceria entre a família e a escola na construção de hábitos alimentares saudáveis.

Também acompanharam a ação o Diretor Regional de Educação de Ipiranga, Braz Nogueira, e a Diretora do Departamento de Alimentação Escolar (DAE) Erika Fischer.

Confira a galeria de fotos do evento.

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

Arte gráfica em tons de azul, laranja, roxo e branco com o título “VII Grande Encontro das Comissões de Mediação de Conflitos”. O layout apresenta formas circulares e elementos abstratos coloridos na lateral esquerda, remetendo à diversidade, conexão e diálogo. O fundo combina áreas em azul e laranja com efeito moderno e institucional.

Encontro de mediação de conflitos promove reflexão sobre violência contra a mulher

Publicado em: 15/05/2026 11h54 - em Diretoria Regional de Educação Butantã

estudantes vestindo jaleco jogando um jogo de tabuleiro

Alunos de escola municipal se transformam em cientistas ambientais

Publicado em: 15/05/2026 10h39 - em Secretaria Municipal de Educação

pessoas reunidas ao redor de uma mesa, em reunião. No projetor da parede e sobre a mesa, consta uma planilha com colunas coloridas

SME realiza reunião para fortalecer as ações do Programa de Integridade e Boas Práticas

Publicado em: 15/05/2026 10h26 - em Secretaria Municipal de Educação

Anne Sullivan

Escola bilíngue para surdos celebra 38 anos de protagonismo surdo

Publicado em: 14/05/2026 4h36 - em Diretoria Regional de Educação Santo Amaro

Menina de óculos. Ao fundo, prateleira com livros.

Programa Ver e Aprender entrega mais de 66 mil óculos a estudantes da rede municipal de São Paulo

Publicado em: 14/05/2026 4h06 - em Secretaria Municipal de Educação

1 13 14 15 16 17 1.672