Notícias
Crianças de CEI fazem autorretratos com tampinha, garrafas, botões e elementos da natureza
Projeto do CEI Jardim Shangri-lá ajudou a desenvolver o autoconhecimento dos estudantes a partir da arte
Publicado em: 01/03/2023 16h09 | Atualizado em: 01/03/2023Ao observar que as crianças apreciam materiais diversificados e usam sua imaginação e criatividade para construir narrativas, o Centro de Educação Infantil (CEI) Jardim Shangri-lá desenvolveu, com as turmas do Minigrupo I C e II B, um projeto onde elas fizeram autorretratos com materiais que fazem parte do cotidiano.
A ação faz parte do projeto “Autorretrato: como me vejo?”, que possibilita, entre outras habilidades, o conhecimento de sua identidade. Cada criança retratou sua imagem da maneira que se enxerga, usando objetos presentes na rotina, como tampinha, garrafas, caixas, botões, massinha, cds, entre outros. Ainda foram ofertados elementos da natureza, como folhas, galhos, pedras, terra e argila.
Antes de chegar na etapa dos retratos as professoras apresentaram, aos pequenos, artistas como Hanoch Piven, que criava rostos com itens do dia a dia; Frans Krajcberg, que utilizava em suas obras materiais da natureza; e Joan Miró, que criou sua própria linguagem artística. Em seguida, mostraram alguns dos objetos que seriam utilizados, para explorar a imaginação da turma. Então, cada um recebeu sua foto para reproduzir, primeiramente em um desenho comum e depois com colagem dos objetos, montando um rosto.
Além do autorretrato, as crianças desenharam o rosto dos colegas, através de um plástico transparente que foi colocado na frente da face. Também exploraram moldar esculturas com argila, pintura e ornamentação dos galhos e colagem dos materiais que cada um escolheu para fazer um rosto, que podia ser o próprio, o do colega, ou um imaginário.
“A reação das crianças foi a melhor possível, eles têm um encantamento, uma leveza e a gente pode perceber que as atividades auxiliam na construção e reconhecimento da própria imagem, sua identidade, além do reconhecimento do outro. Elas também puderam apreciar outras possibilidades de criação”, disse Benedita Machado de Mello, diretora do CEI.
O projeto possibilitou aos pequenos uma exploração sensorial, da imaginação e proporcionou a expressão de suas emoções. Também foi observado pelas professoras regentes da ação que essas crianças aprenderam a solucionar problemas e desenvolveram a autoestima, já que percebiam as habilidades que estavam adquirindo aos poucos, ganhando confiança para realizarem atividades sozinhas.
Notícias Mais Recentes
Secretaria Municipal de Educação
Prefeitura de São Paulo inaugura Planetário no CEU Parelheiros na Zona Sul
Secretaria Municipal de Educação
Prefeitura de São Paulo autoriza prorrogação de contratos de mais 7,4 mil professores temporários para a Educação
Secretaria Municipal de Educação
Educadores e estudantes apresentam propostas para mitigação das mudanças climáticas
Secretaria Municipal de Educação
Crianças da EMEI Ayrton Senna realizam caminhada da gentileza
Secretaria Municipal de Educação
Projeto “Leituraço!” completa 10 anos na Rede Municipal de Ensino de São Paulo em 2024
Secretaria Municipal de Educação
Secretaria Municipal de Educação recebe pela segunda vez o Selo de Transparência e Boas Práticas de Gestão
Relacionadas
A Gestão Pedagógica e a Educação para Relações Étnico-Raciais na DRE São Miguel
Publicado em: 15/03/2016 4h23 - em Diretoria Regional de Educação São Miguel
Tributo ao rapper Sabotage no CEU Pêra Marmelo
Publicado em: 15/03/2016 3h37 - em CEU e COCEU
DRE Penha
Publicado em: 15/03/2016 10h14 - em Diretoria Regional de Educação Penha
DRE Pirituba
Publicado em: 15/03/2016 10h11 - em Diretoria Regional de Educação Pirituba
DRE Itaquera
Publicado em: 15/03/2016 10h07 - em Diretoria Regional de Educação Itaquera