Notícias
Crianças da EMEI Dona Leopoldina expressam suas marcas por meio da grafia
Ação visa revelar formas de comunicação, pensamentos e curiosidades das crianças
Publicado em: 18/04/2019 11h17 | Atualizado em: 30/11/2020Na Escola Municipal de Educação Infantil (EMEI) Dona Leopoldina, zona oeste da capital, crianças expressam suas ideias, pensamentos e curiosidades por meio do grafismo. Sob a mediação da Professora de Educação Infantil e Ensino Fundamental I, Renata Honora, cerca de 30 crianças são estimuladas a conhecerem as marcas gráficas com intuito de ampliar o repertório atrelado ao desenvolvimento e interesses observados no cotidiano das crianças.
A “turma colorida”, nome atribuído pelas próprias crianças com idade entre 4 e 6 anos, estão em constante encontro com as diversas linguagens. As propostas acontecem diariamente no encontro de pequenos grupos. Um período com duração de 40 minutos, onde as crianças são reunidas em grupos de 2 a 5, em contextos organizados com materiais e suportes diversificados.
Os contextos oferecidos no espaço da sala são dispostos em planos diferentes para apoio dos suportes a serem grafados: mesas de alturas e formatos diversos, lousa, cavalete e chão. Os materiais são previamente planejados de acordo com a intenção da grafia. Os suportes são diversificados utilizando papéis com gramaturas diferentes e riscantes em diferentes dimensões de traços, desafiando as crianças a realizarem suas pesquisas gráficas e expressarem suas marcas ao tocarem as superfícies.
Ao término do encontro, as crianças compartilham seus desafios, buscas, materializações das grafias com a professora e amigos. Estes encontros são retomados no dia seguinte, dando continuidade aos trabalhos já iniciados, ou caso a criança tenha concluído, vai a busca de novos suportes e materiais.
Por meio desta ação, as formas de comunicar, expressar suas ideias, pensamentos, curiosidades e indagações podem ser reveladas nos grafismos. Para a Professora Renata, as crianças ao vivenciarem experiências de grafismos, criações, diálogos, apreciações e despertam para novas possibilidades de grafias.
Sobre a Professora – A professora responsável por esta ação, Renata Cristina Campos Honora, publicou um livro chamado, Fazeres, Descobertas e Construções de Conhecimentos na Escola de Educação Infantil. A publicação é um convite aos educadores a conhecerem a abordagem pedagógica realizada pela professora com enfoque nos fazeres, descobertas e construções de conhecimentos das crianças nas escolas de Educação infantil na rede municipal de São Paulo.
Notícias Mais Recentes
Secretaria Municipal de Educação
Filme Vitória, com Fernanda Montenegro, tem pré-estreia gratuita no CEU Vila Alpina
Secretaria Municipal de Educação
Secretaria Municipal de Educação organiza sugestões pedagógicas focadas no protagonismo feminino
Secretaria Municipal de Educação
Mulheres são maioria na Rede Municipal de Educação e se destacam na formação acadêmica
Secretaria Municipal de Educação
CEU Alvarenga recebe carreta para mamografias gratuitas entre os dias 8 e 12 de março
Secretaria Municipal de Educação
Programa Material e Uniforme da Secretaria Municipal de Educação já soma mais de R$ 563 milhões em vendas neste ano
Secretaria Municipal de Educação
CEU EMEF Paraisópolis encerra semana especial cultural com desfile à fantasia e muita música
Relacionadas

Contratados pelo POT PopRua iniciam trabalhos no DAE
Publicado em: 12/11/2015 9h06 - em Alimentação Escolar

DRE Jaçanã – Tremembé recebe Diálogos com a Rede
Publicado em: 11/11/2015 4h13 - em CEU e COCEU

Mais um CEI inaugurado na zona Norte
Publicado em: 11/11/2015 4h12 - em Diretoria Regional de Educação Jaçanã/Tremembé

Curso: O ATE como Educador da Infância
Publicado em: 11/11/2015 4h12 - em Diretoria Regional de Educação São Miguel

Concursos de Remoção – 2015
Publicado em: 11/11/2015 3h49 - em Diretoria Regional de Educação Butantã