Notícias
Crianças da EMEI Dona Leopoldina expressam suas marcas por meio da grafia
Ação visa revelar formas de comunicação, pensamentos e curiosidades das crianças
Publicado em: 18/04/2019 11h17 | Atualizado em: 30/11/2020
Na Escola Municipal de Educação Infantil (EMEI) Dona Leopoldina, zona oeste da capital, crianças expressam suas ideias, pensamentos e curiosidades por meio do grafismo. Sob a mediação da Professora de Educação Infantil e Ensino Fundamental I, Renata Honora, cerca de 30 crianças são estimuladas a conhecerem as marcas gráficas com intuito de ampliar o repertório atrelado ao desenvolvimento e interesses observados no cotidiano das crianças.
A “turma colorida”, nome atribuído pelas próprias crianças com idade entre 4 e 6 anos, estão em constante encontro com as diversas linguagens. As propostas acontecem diariamente no encontro de pequenos grupos. Um período com duração de 40 minutos, onde as crianças são reunidas em grupos de 2 a 5, em contextos organizados com materiais e suportes diversificados.
Os contextos oferecidos no espaço da sala são dispostos em planos diferentes para apoio dos suportes a serem grafados: mesas de alturas e formatos diversos, lousa, cavalete e chão. Os materiais são previamente planejados de acordo com a intenção da grafia. Os suportes são diversificados utilizando papéis com gramaturas diferentes e riscantes em diferentes dimensões de traços, desafiando as crianças a realizarem suas pesquisas gráficas e expressarem suas marcas ao tocarem as superfícies.
Ao término do encontro, as crianças compartilham seus desafios, buscas, materializações das grafias com a professora e amigos. Estes encontros são retomados no dia seguinte, dando continuidade aos trabalhos já iniciados, ou caso a criança tenha concluído, vai a busca de novos suportes e materiais.
Por meio desta ação, as formas de comunicar, expressar suas ideias, pensamentos, curiosidades e indagações podem ser reveladas nos grafismos. Para a Professora Renata, as crianças ao vivenciarem experiências de grafismos, criações, diálogos, apreciações e despertam para novas possibilidades de grafias.

Sobre a Professora – A professora responsável por esta ação, Renata Cristina Campos Honora, publicou um livro chamado, Fazeres, Descobertas e Construções de Conhecimentos na Escola de Educação Infantil. A publicação é um convite aos educadores a conhecerem a abordagem pedagógica realizada pela professora com enfoque nos fazeres, descobertas e construções de conhecimentos das crianças nas escolas de Educação infantil na rede municipal de São Paulo.
Notícias Mais Recentes
Diretoria Regional de Educação Butantã
EMEI Antonio Bento recebe apoio para fortalecer ações de educação antirracista
Secretaria Municipal de Educação
Mostra de Educação para as Relações Étnico-Raciais mobiliza cerca de 2 mil estudantes nos CEUs
Educomunicação
EduCOP 30 envolve estudantes da Rede Municipal em debates sobre clima e projetos de intervenção
Diretoria Regional de Educação Butantã
Projeto com animais transforma e acolhe estudantes da EMEF Conde Luiz Eduardo Matarazzo
Diretoria Regional de Educação São Mateus
11ª edição dos Jogos Abertos da Pessoa Idosa de São Mateus movimenta o CEU Alto Alegre
Secretaria Municipal de Educação
SME apresenta Plano de Ação da Gestão de Riscos para Integridade
Relacionadas
Concurso de Bolsa de Estudos 2014 para Pós-Graduação em Educação
Publicado em: 21/12/2016 11h46 - em Ensino Fundamental e Médio
EMEF Tamandaré comemora 60 anos
Publicado em: 21/12/2016 11h23 - em Diretoria Regional de Educação Jaçanã/Tremembé
Posse do Conselho Municipal do Plano Municipal do Livro, Leitura, Literatura e Bibliotecas – PMLLLB
Publicado em: 21/12/2016 11h12 - em PMLLLB
Comissão de Circulação – Sistema Municipal de Bibliotecas
Publicado em: 20/12/2016 12h11 - em Sala e Espaço de Leitura
Comissão de Mediação de Leitura e Informação das Bibliotecas CEUs
Publicado em: 20/12/2016 12h01 - em PMLLLB