Notícias
Brincadeiras e aprendizagem andam juntos na EMEI Brenno Ferraz do Amaral
O projeto “Brincando, jogando e aprendendo” teve como objetivo estimular a criatividade e o desenvolvimento infantil
Publicado em: 08/01/2016 9h36 | Atualizado em: 30/11/2020
Ao longo do segundo semestre de 2015, foi realizado na Escola Municipal de Educação Infantil (EMEI) Brenno Ferraz do Amaral o projeto “Brincando, jogando e aprendendo”. Idealizado pelas professoras Patrícia F. de Cavalho e Bianca Merlussi Savia para a turma do infantil II, o projeto tinha como objetivo auxiliar em várias faces do desenvolvimento da criança, tais como a criatividade, a fala, o respeito e a autoestima, utilizando-se de jogos e brincadeiras como ferramentas. “Acreditamos que o brincar ajuda de forma lúdica e prazerosa a criança a comunicar-se melhor consigo mesma e com o mundo”, explica a professora Patrícia.
Primeiramente foi feito um levantamento prévio das brincadeiras favoritas da turma, através de uma roda de conversa com os alunos. Os alunos vivenciaram essas brincadeiras e jogos na prática, e a partir disso, as professoras fizeram o livro com o nome das brincadeiras em cada letra do alfabeto e um espaço para as crianças desenharem. Foram utilizados diferentes materiais em cada desenho, como colagem, giz-de-cera, tinta e colas coloridas. Depois de terminado o livro, cada um pôde levar um DVD com fotos e filmagens de todo o processo. “Como forma de avaliar, além da observação diária, realizamos um diálogo entre as professoras e a coordenação, e também fizemos um registro escrito dos avanços no coletivo e individualmente”, explica Patrícia.
Uma das páginas do livro de brincadeiras
Segundo a professora, os resultados foram positivos e ultrapassaram as expectativas: “observamos o quanto nossa turma avançou, principalmente nos aspectos de socialização, cooperação e solidariedade”. Patrícia explica que, a cada brincadeira aprendida, os alunos conseguiam reinventá-la com regras que eles mesmos estabeleciam, e o projeto foi muito gratificante. “Ao brincar ou jogar, a criança está estabelecendo relações sociais, construindo conhecimentos, aprendendo e aceitando regras, incorporando vivências significativas, enfim, desenvolvendo-se integralmente”, concluiu ela.
Notícias Mais Recentes
Diretoria Regional de Educação Freguesia/Brasilândia
DRE FB promove experiências culturais para os educandos do MOVA
Diretoria Regional de Educação Pirituba
EMEF Philó Gonçalves dos Santos tem projeto vencedor do Prêmio Professor Porvir 2025
Diretoria Regional de Educação Guaianases
CEU Inácio Monteiro promove festival de Rock aberto para toda a comunidade
Diretoria Regional de Educação São Miguel
Centros Educacionais Unificados da capital têm “Escolinha Paralímpica” em parceria com o Comitê Paralímpico Brasileiro
Diretoria Regional de Educação Butantã
Cerca de 500 jovens repórteres do Imprensa Jovem visitarão o Anime Friends
Diretoria Regional de Educação Jaçanã/Tremembé
Crianças vivem ações educativas no trânsito da Mini Cidade nos CEUs da capital paulista
Relacionadas

Seleção de Tutores Presenciais – Especialização em Ensino de Matemática no Ensino Médio
Publicado em: 05/11/2014 3h45 - em Secretaria Municipal de Educação

Pesquisa de Demanda para 2015 – UAB
Publicado em: 04/11/2014 3h59 - em Secretaria Municipal de Educação

Aula inaugural dos cursos da UFF/UAB
Publicado em: 29/10/2014 1h24 - em CEU e COCEU

Aperfeiçoamentos em Educação em Direitos Humanos
Publicado em: 27/10/2014 11h34 - em CEU e COCEU

Aula inaugural das especializações oferecidas pela UFF/UAB
Publicado em: 03/10/2014 1h28 - em Secretaria Municipal de Educação