Notícias

Aula inaugural dos cursos da UFF/UAB

Cerca de 800 pessoas participaram da cerimônia

Publicado em: 29/10/2014 13h24 | Atualizado em: 30/11/2020
uab_aula_inaugural_740_x_430.jpg

No último sábado, 4 de outubro, cerca de 800 pessoas, entre coordenadores de polos, alunos e convidados, estiveram presentes no Salão Social do Clube Esperia para a aula inaugural dos cursos de Especialização em Planejamento, Implementação e Gestão da EAD (Educação a Distância) (PIGEAD) e em Novas Tecnologias no Ensino de Matemática (NTEM) oferecidos pela Universidade Federal Fluminense (UFF) por meio da Universidade Aberta do Brasil (UAB) nos 32 polos localizados em Centros Educacionais Unificados (CEUs) e em uma Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) da capital paulista.

Os participantes do evento foram recepcionados com uma apresentação do sambista Fernando Ripol. Estiveram presentes o Prefeito da Cidade de São Paulo, Fernando Haddad, o Secretário Municipal de Educação, Cesar Callegari, o Reitor da Universidade Federal Fluminense, Roberto de Souza Salles e a Secretária Adjunta Municipal de Educação de São Paulo, Joane Vilela.

Para o prefeito de São Paulo, o aprimoramento dos professores é um dos pilares mais importantes para a melhoria de ensino na capital. Segundo ele, ter os polos da UAB em São Paulo é uma possibilidade de oferecer aos professores a oportunidade de prosperar em sua formação, mantendo um vínculo com uma universidade pública. Também chamou a atenção para o fato de cada um dos polos ter capacidade para atender entre mil e dois mil alunos, o que significa dizer que cerca de 50 mil alunos podem ser atendidos nos CEUs, todos localizados em regiões periféricas.

Com o início das aulas da UFF, todos os 32 polos passam a oferecer cursos por meio da UAB. Os 18 polos que oferecem as formações desde o final de 2013 se juntam aos 14 aprovados pela Capes (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior) em junho deste ano. Para o Secretário Municipal de Educação, César Callegari, a escolha de instalar os polos nos CEUs representa um processo de integração da maior importância, já que essas possibilidades de formação estarão conectadas com o universo educacional da cidade, em cada um dos bairros.

Após a cerimônia, os alunos participaram da aula inaugural, ministrada pelo Professor Carlos Eduardo Mathias Motta, Vice Coordenador dos Cursos da Universidade Federal Fluminense (UFF).

Veja uma Galeria de Imagens do evento.

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

Estudantes sentados na quadra jogando vôlei sentado.

DRE São Miguel realiza 1º Festival de Vivências Paralímpicas

Publicado em: 07/12/2022 8h24 - em Diretoria Regional de Educação São Miguel

Imagem onde se lê

SME realiza I Congresso de Educação em Gênero e Diversidade

Publicado em: 07/12/2022 8h18 - em Secretaria Municipal de Educação

imagem com o texto Esse Lugar Que Tanto Amo

Embaixada da França promove ações voltadas para profissionais da educação

Publicado em: 06/12/2022 4h24 - em Secretaria Municipal de Educação

Fotografia mostra 5 estudantes sentados. Na frente deles há um tecido no chão, com cestas com frutas de brinquedo e livros em cima

Escola da Rede Municipal de SP monta barraca literária em feira livre

Publicado em: 06/12/2022 3h57 - em Secretaria Municipal de Educação

Fotografia de uma estudante negra, ela está concentrada escrevendo no livro sobre sua mesa.

Está aberto período de inscrição para estudantes do Ensino Fundamental e Médio

Publicado em: 05/12/2022 12h43 - em Secretaria Municipal de Educação

1 2 3 1.302