Notícias

Aperfeiçoamentos em Educação em Direitos Humanos

Cursos oferecidos pela UFABC em parceria com a SMDHC e SME têm inscrições abertas até 2 de novembro

Publicado em: 27/10/2014 11h34 | Atualizado em: 30/11/2020
apertfeicoamentos_em_educacao_740_x_430.jpg

A Universidade Federal do ABC (UFABC), em parceria com as secretarias municipais de Direitos Humanos e Cidadania (SMDHC) e de Educação (SME), oferece aos educadores da rede municipal de ensino mil vagas nos cursos Gênero e Diversidade na Escola (GDE) e Educação em Direitos Humanos (EDH). Os cursos, em nível de Aperfeiçoamento, têm carga horária de 180 horas e são oferecidos na modalidade semi-presencial. As atividades presenciais (20% da carga horária total) serão realizadas em 10 polos da Universidade Aberta do Brasil (UAB) localizados em CEUs Vila do Sol, São Rafael, Paraisópolis, Três Lagos, Parelheiros, Navegantes, São Mateus, Azul da Cor do Mar, Perus e Butantã.

O público alvo dos cursos são os profissionais da educação básica pública (professores, gestores e trabalhadores da educação) e membros das comunidades escolares, atendendo ao requisito básico de ensino superior completo. O curso atenderá, também, a demanda social em até 25% das vagas.

A oferta atende a Meta 63 do Programa de Metas da Prefeitura de São Paulo, que prevê a “Implementação da educação em direitos humanos na rede municipal de ensino”. Uma das ações que estruturam a meta é a formação de seis mil educadores da rede, por meio de diversas estratégias, como a realização de seminários, oficinas e cursos presenciais ou semi-presenciais.

As inscrições estão abertas até 2 de novembro. Veja, abaixo, mais informações sobre os cursos:

Aperfeiçoamento em Gênero e Diversidade na Escola – UFABC

Objetivo: O curso Gênero e Diversidade na Escola tem como objetivos promover o reconhecimento, o convívio e o aprendizado por meio das diversidades de gênero, de sexualidade, de orientação sexual e de relações étnico-raciais. Visa também promover, motivar e subsidiar a realização de práticas pedagógicas e de projetos de intervenção sobre as temáticas do curso, dentro e fora da escola, de acordo com o perfil das comunidades escolares às quais os cursistas pertencem. Além disso, pretende criar e divulgar materiais didáticos que favoreçam a compreensão de noções conceituais e teóricas e o desenvolvimento metodológico, com base nas experiências de estudos, pesquisas e de vivências comunitárias em torno de uma cultura dos direitos humanos que enfrente preconceitos históricos e valorize as diversidades de gênero, de sexualidade e orientação sexual, de relações étnico-raciais e geracionais.

Inscrições: até 2 de novembro por este link 

Carga Horária: 180 horas

Polos: CEUs Vila do Sol, São Rafael, Paraisópolis, Três Lagos, Parelheiros, Navegantes, São Mateus, Azul da Cor do Mar, Perus e Butantã.

Mais informações no edital.

Aperfeiçoamento em Educação em Direitos Humanos

Objetivo: O curso Educação em Direitos Humanos tem como objetivos propor uma atuação pedagógica voltada à promoção, consolidação e difusão dos direitos humanos, com foco no estímulo de práticas democráticas, na disseminação do conteúdo dos direitos humanos e na orientação de atitudes de não discriminação. Visa também fornecer subsídio para a realização de práticas pedagógicas voltadas à consecução da cultura dos direitos humanos no ambiente escolar e elaboração de materiais pedagógicos específicos de educação em direitos humanos, entre outros aspectos.

Inscrições: até 2 de novembro por este link. 

Polos: CEUs Vila do Sol, São Rafael, Paraisópolis, Três Lagos, Parelheiros, Navegantes, São Mateus, Azul da Cor do Mar, Perus e Butantã.

Mais informações no edital

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

Menina olha para tabuleiro de xadrez e movimenta uma peça com sua mão direita.

Cerca de 2 mil estudantes participam da Final Municipal de Xadrez Individual

Publicado em: 27/09/2022 4h50 - em Secretaria Municipal de Educação

Fotografia mostra as mãos com um punhado de terra próximas de um broto de árvore que está no centro da imagem. Ao fundo, raios de sol sol e folhas verdes desfocados.

SME abre inscrições para curso sobre sustentabilidade e consumo consciente

Publicado em: 27/09/2022 3h30 - em Secretaria Municipal de Educação

Crianças e professora de Educação Infantil em sala de aula.
Professora de Educação Infantil sentada no chão da sala com cinco bebês sentados a sua volta brincando.

SME faz nova convocação de aprovados em concurso

Publicado em: 22/09/2022 5h07 - em Secretaria Municipal de Educação

Imagem com o fundo em mosaico colorido em tons de lilás, azul e verde, onde se lê
1 2 3 1.283